Visão Espírita

Pena de Morte

A pena de morte será completamente abolida, acredita a doutrina espírita, quando o homem estiver mais esclarecido sobre sua espiritualidade, e isso revelará um grande progresso para toda a humanidade. Hoje os Estados Unidos são o único país rico e de tradição ocidental onde ela ainda existe. Para o Espiritismo, a pena capital será transformada em penalidades mais de acordo com as leis de caridade, amor e justiça defendidas por Jesus - o espírito mais elevado que já pisou na Terra.

A lei de conservação - reconhecida pelo Espiritismo, que dá ao homem o direito de preservar a própria vida - não o daria, contudo, o direito de excluir da sociedade, através da morte 'física', uma pessoa considerada perigosa por ele. Seria preciso abrir, através da educação, a porta do arrependimento ao criminoso, e não fechá-la através do recurso extremado da pena de morte.

Do ponto de vista espírita, a morte não faz cessar a vida, e aquele que recebeu a pena de morte não se exauriu, não morreu espiritualmente. Sua ação continuaria presente no mundo 'material', engendrando crimes. Seria mais um a fazer parte do "elenco de criminosos do além" (Revista Reformador nº 2063, pág. 21)

Nos casos em que se decreta a pena capital em nome de Deus, o homem só daria mais uma prova de quão distante está de compreendê-lo.

Aborto
Suicídio
Eutanásia
Pena de Morte
Clonagem
Sexualidade
Drogas
Vida Extraterrestre
Espiritismo: O que é? | O Centro Espírita | Visão Espírita
copyright©2002, Raquel Salama e Tatiana Mendonça