Espiritismo

Muitas pessoas conhecem superficialmente o que seja, verdadeiramente, o Espiritismo. Outras tantas têm uma idéia completamente errônea da doutrina. Daí a necessidade de se conhecer sua origem e seus princípios fundamentais.

O Espiritismo surgiu na França, em xxxx. É uma doutrina revelada pelos Espíritos Superiores, por meio de vários médiuns espalhados pelo mundo e codificada por Allan Kardec.
Seus fundamentos básicos são a existência de Deus; a imortalidade da alma ou Espírito; a reencarnação; a comunicabilidade dos Espíritos; as leis morais e a fé raciocinada.

Tem como objetivo essencial o adiantamento moral e espiritual da Humanidade. Pretende combater a incredulidade, dirigindo-se àqueles que não tem nenhuma fé.

Pretende ser ao mesmo tempo uma ciência de observação, uma doutrina filosófica e uma religião. Como ciência, consiste nas relações que se podem estabelecer com os Espíritos; como filosofia compreende todas as conseqüências morais decorrentes dessas relações; e como religião revive os ensinamentos de Jesus visando evangelizar os homens.

"Se o Espiritismo for uma quimera, ele cairá por si mesmo, sem que se dêem a esse trabalho; se o perseguem é porque o temem, e não se teme senão aquilo que é sério", responde Allan Kardec às críticas. Dados de 1999 dão conta de que, para cerca de 8 milhões de brasileiros, adeptos do Espiritismo, o levam - e muito - a sério.

Principios Fundamentais
Surgimento
Biografia de Allan Kardec
Espiritismo: O que é? | O Centro Espírita | Visão Espírita
copyright©2002, Raquel Salama e Tatiana Mendonça