UFBAFACOM
 
GJOL

Centro de Estu-dos de Cibercultura
Faculdade de Comunicação
Entre em Contato

 

apresentaçãoequipeatividadespesquisasproduçãofontes de estudomemóriacontatohome
 
  /Artigos
   
 

 

Artigos, projetos de conclusão de curso, dissertações e teses

Produção dos anos de 1999/2000 | 2001 | 2002 | 2003 | 2004 | 2005 | 2006 | 2007 | 2008

2007

 Mapeamento conceitual e metodológico preliminar sobre as bases de dados no ciberjornalismo.
Artigo | Leia na íntegra

Suzana Barbosa e Beatriz Ribas

Resumo:

Os estudos diretamente relacionados às bases de dados (BDs) no ciberjornalismo são recentes. Remetem a investigações iniciadas há aproximadamente sete anos e tratam da especificidade que as BDs conferem ao jornalismo e a sua modalidade nas redes digitais. Conforme o levantamento realizado para este paper, uma das características dos trabalhos que investigam essa temática é a multidisciplinaridade quanto ao marco conceitual e teórico, o que se reflete, conseqüentemente, em opções metodológicas de caráter diverso quanto aos modos de exposição, descobrimento e justificativa na atenção ao objeto investigado. As bases de dados são o elemento primordial do que consideramos como tríade fundamental para a construção e a administração dos cibermeios, ao lado da arquitetura da informação (AI) e dos sistemas de gestão de conteúdos (SGC).
Artigo apresentado no I Colóquio Internacional Brasil-Espanha sobre Cibermeios, realizado de 03 a 07 de Dezembro, na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia.

Palavras-chave: Bases de Dados, Formato, Paradigma, Memória, Web Semântica.
 
 Jornalismo Digital em Ambientes Dinâmicos Propriedades, Rupturas e Potencialidades do Modelo JDBD
Artigo | Leia na íntegra
Suzana Barbosa
 
Resumo
O objetivo desta comunicação é apresentar o Modelo Jornalismo Digital em Base de Dados (JDBD). Tal modelo tem como elemento estruturante as bases de dados (BDs) e é proposto como um paradigma numa etapa de transição entre a terceira geração e uma quarta fase de evolução para o jornalismo digital. O Modelo JDBD assegura o que classificamos como web sites jornalísticos metainformativos, inteligentes e dinâmicos. Eles se distinguem dos anteriores sites estáticos e têm na dinamicidade um dos pontos diferenciais que habilitam a sua implementação, promovendo a adequação dos processos, com o uso de BDs associadas a linguagens de programação, aos sistemas de gestão de conteúdos e aos recursos de metadados, data mining, entre outros. Chegamos à essa proposição com a realização da tese doutoral, e, neste paper,abordamosa dimensão conceitual e os elementos de especificidade do Modelo JDBD, também evidenciando o seu potencial para sobrepujar modelos transpositivos prévios garantindo inovação para os produtos jornalísticos digitais inclusive quanto às possibilidades de representação visual para os conteúdos.
Artigo apresentado na Sessão Temática 3, “Jornalismo”, do 5º Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (SOPCOM), realizado de 06 a 08 de Setembro, na Universidade do Minho, em Braga, Portugal. Uma versão estendida foi publicada Observatorio (OBS*) Journal of Communication, v.2, 2008. Disponível em: http://obs.obercom.pt/index.php/obs/article/view/136

Palavras-chaves: Jornalismo digital - Modelo JDBD – Bases de dados.

 Jornalismo Digital de Terceira Geração
Livro| Leia na íntegra
Suzana Barbosa (Org.)

Colecção Estudos em Comunicação. Editora Labcom Books (Covilhã, Portugal)
Ano de edição 2007. ISBN 978-972-8790-73-8.
Disponível em: http://www.labcom.ubi.pt/livroslabcom/pdfs/barbosa_suzana_jornalismo_digital_terceira_geracao.pdf

 

 Repercussão Temática Jornalística Entre Líderes de Opinião nas Blogosferas
Espanhola E Brasileira: Uma Proposta de Investigação Comparativa
Artigo | Leia na íntegra
Jan Alyne Barbosa e Silva

Resumo: O presente artigo propõe discutir nossa proposta de pesquisa doutoral em
andamento que visa a construir instrumentos metodológicos adequados para investigar a
repercussão de temas difundidos pelos líderes de opinião monomórficos1 nas blogosferas2
espanhola e brasileira, e tecnologia e política. O estímulo principal para a execução do
presente trabalho deriva de observações de novos processos e modos de acesso, circulação
e consumo de informação no ambiente das redes telemáticas.
Por conseqüência dessas observações, procuramos pontuar de modo sistemático,
considerações sobre alguns fatores de natureza comunicacional, que intervêm nas
capacidades de tematização dos media tradicionais, além de reconfigurações por que
passam a repercussões de temas tratados por segmentos do jornalismo no ambiente das
redes telemáticas.

 Web Semântica e produção de notícias: Anotações para o estudo da aplicação da tecnologia ao campo do Jornalismo.
Artigo | Leia na íntegra
Beatriz Ribas

Resumo: O presente artigo visa à revisão bibliográfica preliminar dos estudos da Web Semântica, buscando sua integração com o campo do Jornalismo. Parte integrante da tese de doutorado iniciada em janeiro de 2007, no Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Facom/Ufba, o trabalho pretende iniciar reflexões em torno da aplicação dos conhecimentos de Sistemas da Informação para o desenvolvimento de projetos na área do Jornalismo nas redes telemáticas.

 Contra-hegemonia e Internet: Gramsci e a Mídia Alternativa dos Movimentos Sociais na Web
Artigo | Leia na íntegra
Laércio Torres de Góes
Trabalho apresentado ao GT Jornalismo, do IX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação da Região Nordeste.
Resumo
Este trabalho busca aplicar o conceito de hegemonia de Gramsci, pensador marxista italiano, na análise do sistema político, econômico, social e midiático atual. Principalmente, sob o foco do papel contra-hegemônico e alternativo dos movimentos sociais e da mídia alternativa na Internet. Destacam-se nesta abordagem, dentre os elementos jornalísticos da mídia alternativa que compartilha dos valores dos movimentos sociais, a seleção (pauta) e framing (enquadramento) das notícias.

 Características do Jornalismo Alternativo dos Movimentos Sociais na Web
Artigo | Leia na íntegra
Laércio Torres de Góes
UFBA
Resumo: O jornalismo alternativo da mídia que compartilha dos valores dos movimentos sociais na Web diferencia-se da mídia tradicional, principalmente, pela seleção das notícias, fontes e enquadramento (framing). Este artigo defende que, destes elementos jornalísticos diferenciadores, o enquadramento se destaca. Ao analisar durante uma semana duas agências de notícias alternativas na Internet (Agência Carta Maior e IPS) e uma tradicional (Reuters), evidencia-se que a agenda das notícias e a aplicação da teoria do framing ajudam estabelecer contrastes e definições entre os dois tipos de mídias. Esta forma de pesquisa permite identificar na atuação dos meios de comunicação como privilegiam certos temas e certos enquadramentos na produção de notícias.

 Um modelo híbrido de pesquisa: a metodologia aplicada pelo GJOL
Artigo | Leia na íntegra
Elias Machado
Marcos Palacios

Originalmente publicado em: Lago, Claudia e Benetti, Marcia. (Org.). Metodologia de pesquisa em jornalismo. São Paulo: Paulus, 2006, v. 1, p. -.. Petrópolis: Vozes, 2007, v. , p. 199-222.

Resumo: O artigo trata da metodologia de pesquisa desenvolvida ao longo dos últimos 10 anos pelo Grupo de Pesquisa em Jornalismo On-line (GJOL), do Programa de Pós- Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia. Híbrida, a metodologia adotada incentiva a pesquisa qualitativa, incorpora os estudos de casos específicos como campos de prova para as hipóteses de trabalho elaboradas pelos pesquisadores do GJOL e, mais recentemente, utiliza a pesquisa aplicada como laboratório para a produção conceitual.


 Fotografia, Blogs e Jornalismo na Internet: Oposições, Apropriações e Simbioses
Artigo | Leia na íntegra
Marcos Palacios
Paulo Munhoz

Publicado originalmente in:Barbosa, Suzana. (Org.) O jornalismo digital de terceira geração. LABCOM BOOKS, Universidade da Beira Interior, Covilhã 2007


 Competências Digitais dos Profissionais de Comunicação: Confrontando Demandas de Mercado e Experiências pedagógicas
Artigo | Leia na íntegra
Marcos Palacios
Elias Machado

Originalmente publicado em: PALACIOS, Marcos ; MACHADO, Elias (Orgs) . O Ensino do Jornalismo em Redes de Alta
Velocidade. Salvador: EDUFBA, 2007, v. , p. 61-84.

 O processo de produção e os elementos constitutivos dos sistemas de publicação de conteúdos do ciberjornalismo.
Artigo | Leia na íntegra
Carla Schwingel

Resumo: Este artigo procura situar os sistemas de publicação de conteúdos no processo de produção do ciberjornalismo, tendo em vista sua delimitação conceitual. Então, dialogando com a filosofia da técnica e a engenharia de softwares, parte para a análise das noções de ferramenta, sistema e ambiente para compreender os elementos que compõem um sistema de publicação e são por ele compostos.

 The State of Studies About Digital Journalism in Brazil
Artigo | Leia na íntegra
Carla Schwingel

Abstract: Since 1996, with the publication of the Manual for Internet Journalism by Bahia Federal University’s College of Communication, Brazilian researchers have studied the emergence and growth of digital journalism. This article presents the current state of research into Brazilian digital journalism as it has evolved from the Research Group in Online Journalism (GJOL), an influential team of researchers that has produced two doctorates and six masters in Digital Journalism.
GJOL has international research agreements with universities in Spain, Portugal, Argentina, Mexico and the United States (with the University of the Texas), and focuses on themes related to the history and systematization of this new journalistic practice, including narrative structures and the application of new technologies.
Since holding the conference “10 years of Digital Journalism in Brazil,” in November 2005 at the III National Encounter of Journalism Researchers, GJOL has also sought to present other studies on digital journalism developed elsewhere in the country.
This article seeks to discuss from GJOL’s theoretical perspective, a definition for digital journalism (in its different modalities) with questions related to nomenclature, the phases of systematization, the productive context, identification and proposal of characteristics, narrative possibilities, and the inclusion in automated content production systems.

 Metodologias de Pesquisa de Arquiteturas da Informação no Ciberjornalismo
brasileiro

Artigo | Leia na íntegra
Carla Schwingel

Resumo: A arquitetura da informação (AI) no ciberjornalismo corresponde aos mapas,
aos fluxos e a própria construção das informações em um produto jornalístico no
ciberespaço. Traçando o histórico da concepção do conceito, a partir do Design e do
Sistemas de Informação, busca-se mapear os estudos brasileiros em jornalismo digital que
discutiram o significado ou aplicabilidade da AI para a área. Procura-se também
identificar quais as metodologias utilizadas. Em seguida, parte-se para a sistematização de
um modelo de análise da arquitetura da informação para estudos de caso, com
metodologia híbrida e seguindo os preceitos do Grupo de Pesquisa em Jornalismo On-line
da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia.

 Tecnologias móveis na produção jornalística: do circuito alternativo ao mainstream
Artigo | Leia na íntegra
Fernando Firmino da Silva

Artigo apresentado no 5º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo da SBPJor, realizado entre 15 e 17 de novembro de 2007, em Aracaju, Sergipe.

Resumo: Este artigo pretende discutir a produção jornalística a partir do uso de tecnologias móveis digitais como celulares, câmeras digitais, notebooks, e outras ferramentas disponíveis em equipamentos portáteis. Discorrendo como esses dispositivos móveis, em complementariedade com as conexões sem fio, potencializam a produção jornalística na contemporaneidade, objetiva-se compreender os impactos que isto representa para o jornalismo e as funções jornalísticas diante de uma reconfiguração do meio com o surgimento do jornalismo participativo e a relação com o espaço urbano. A convergência multimidiática pode representar afetações na organização das empresas de comunicação, nas funções jornalísticas, nos conteúdos gerados e nos suportes de produção e disponibilização de notícias.

 
  Voltar Imprimir Topo
  Licença Creative Commons O conjunto de obras deste site está sob uma Licença Creative Commons.
1999-2005/GJOL. FACOM/UFBA. gjol@ufba.br
UFBA