UFBAFACOM
 
GJOL

Centro de Estu-dos de Cibercultura
Faculdade de Comunicação
Entre em Contato

 

apresentaçãoequipeatividadespesquisasproduçãofontes de estudomemóriacontatohome
 
  /Dissertações
   
 

 

Artigos, projetos de conclusão de curso, dissertações e teses

Estratégias de abertura: O Jornalismo de Fonte Aberta dos casos Indymedia, CMI, Slashdot, Agoravox, Wikinotícias e Wikinews.
Dissertação de mestrado | Leia na íntegra
André Holanda
Março/2007

Resumo: Esta dissertação explora e compara diversas estratégias de produção de noticiário na Internet baseadas nos métodos operativos conhecidos como “open source”. Empreende-se, primeiramente, a construção conceitual do objeto através da definição da categoria de Jornalismo de Fonte Aberta, no qual o público participa de todos os níveis da produção noticiosa. A partir deste fundamento conceitual, torna-se possível a caracterização deste modo de produção, assim como a exploração das relações entre público e veículos, questão de fundamental importância no contexto do desenvolvimento do jornalismo na Internet. As afinidades e discrepâncias entre o Jornalismo de Fonte Aberta e outras formas de comunicação mediada por computador auxiliam a delimitação do nosso objeto no seu entorno, permitindo uma visão de conjunto e a sugestão de possibilidades de inserção e articulação com o jornalismo tradicional. Baseada na análise de conteúdo, a pesquisa propriamente dita, utiliza o estudo comparativo de casos, de forma a descrever as características diversas de cada modelo de Jornalismo de Fonte Aberta, avaliar sua eficiência e generalizar as características mais promissoras desta forma de produção.

Fotojornalismo, Internet e Participação: Os Usos da Fotografia em Weblogs e Veículos de Pauta Aberta
Dissertação de mestrado | Leia na íntegra
Paulo Munhoz
Dezembro/2005

Resumo: Novas ferramentas surgem na Internet , tornando-se instrumentos chave para o desenvolvimento de uma produção jornalística mais participativa e democrática . Dois formatos em particular , os Weblogs e os veículos de pauta aberta , se destacam, suscitando controvérsias e levando ao limite o ideal de um jornalismo cidadão , exercido pela participação ativa da comunidade na construção e na divulgação da notícia , num processo amplo de exercício da cidadania . Esse trabalho busca estabelecer o lugar e os usos da fotografia jornalística nesses dois formatos inovadores , procurando caracterizar novas formas de estruturação da mensagem fotográfica e novos modelos de produção e circulação da informação fotojornalística. Para isso retomamos a trajetória do fotojornalismo e sua relação com o jornalismo desde suas primeiras utilizações até o atual momento da Web , procurando evidenciar como importantes mudanças tecnológicas e determinados “ momentos de crise ” que têm marcado a história da humanidade , afetam de maneira determinante os processos de produção e circulação da fotografia jornalística . Depois , através da análise de Weblogs , e de duas variantes do modelo , os Fotologs e os Moblogs , avaliamos como a fotografia jornalística tem se inserido e de que forma estes formatos têm aberto novos espaços para a prática e difusão da informação imagética. Da mesma forma selecionamos e analisamos um novo modelo de jornalismo de pauta aberta que está se difundindo na Internet , os Centros de Mídia Independente , buscando através de uma amostragem de sites demonstrar como a fotografia jornalística vem sendo utilizada neste contexto e sua importância na democratização da informação jornalística.

A Narrativa Webjornalística - um estudo sobre modelos de composição no ciberespaço
Dissertação de mestrado | Leia na íntegra
Beatriz Ribas
Dezembro/2005

Resumo: Nesta dissertação de mestrado tratamos da construção da narrativa webjornalística, observando em especial as características da notícia, da reportagem, da entrevista, com destaque para a infografia. Nestas estruturas narrativas potencialmente multimidiáticas e multilineares podem ser agregados diferentes formatos na constituição de unidades informativas interativas. Nosso objetivo consiste na análise das especificidades da composição dos gêneros jornalísticos que mais se destacam na web, visando a empreender um estudo sobre a narrativa no webjornalismo. Para compreender o desenvolvimento da narrativa na web enquanto estrutura composta que mantém a coerência na narração dos fatos sem se limitar apenas ao texto na representação dos acontecimentos, propomos uma classificação de modelos narrativos webjornalísticos baseada nos conceitos da Geometria, quais sejam, Plano, Poligonal, Poliédrico e Esférico.

O USUÁRIO DE NOTÍCIAS NO JORNALISMO DIGITAL: UM ESTUDO SOBRE A FUNÇÃO DO SUJEITO NO ÚLTIMO SEGUNDO E NO A TARDE ONLINE
Dissertação de mestrado | Leia na íntegra
Luciana Moherdaui
Maio/2005

Resumo: O presente estudo analisa as funções e as ações do usuário que lê notícias no ciberespaço, tomando como parâmetro o conceito de função do sujeito na sociedade do discurso, cunhado pelo filósofo francês Michel Foucault. Para fundamentar a análise de nosso objetivo principal, investigar as funções do usuário na rede, foi feita ampla revisão da bibliografia sobre jornalismo digital publicada recentemente por pesquisadores como Echeverría (1999), Palacios (1999), Machado (2000), Moherdaui (2000), Silva Jr., (2002),
Mielniczuk (2003), Manovich (2000) e Wolton (2004), entre outros. Neste estudo, classificamos a função do usuário em três ações: 1) usuário que apenas lê; 2) usuário que lê, envia e-mail e sugere pautas; 3) usuário que lê, envia e-mail, sugere pautas e participa da produção de conteúdo. O trabalho é baseado em levantamentos, dados de institutos de pesquisa e bibliografia sobre o tema. Nossas proposições serão ilustradas por meio de um levantamento que aponta indícios sobre o comportamento do público que acessa noticias no A Tarde Online, portal do Grupo A TARDE, e do Último Segundo, portal do Internet Generation (iG).

O WEBJORNALISMO AUDIOVISUAL: uma análise de notícias no UOL News e na TV UERJ Online
Dissertação de mestrado | Leia na íntegra
Leila Nogueira
Maio/2005

Resumo: Este trabalho mostra, de forma comparativa, o desenvolvimento do
webjornalismo audiovisual na internet brasileira. A pesquisa, que toma como objeto de
análise o UOL News da TV UOL - formato pioneiro de televisão comercial criado para a
rede -, e a TV UERJ Online - primeira televisão universitária on-line do Brasil -, busca
identificar as mudanças nos processos de apuração, produção e disseminação das
notícias audiovisuais quando passam a ser transmitidas através da rede mundial de
computadores. Utilizamos as reflexões de autores como Mariano Cebrián Herreros
(2003), Lev Manovich (2001) e Vicente Gosciola (2003) para discutir a construção da
narrativa jornalística audiovisual na web. Os estudos de Antônio Brasil (2002) nos
ajudaram a conhecer experiências recentes neste campo. Para compreender melhor as
mudanças em curso no webjornalismo na atualidade, recorremos aos conceitos
desenvolvidos por Jay David Bolter e Richard Grusin (1998); Elias Machado (2000);
Sérgio Mattos (2002); Marcos Palacios (2003) e às contribuições de Roger Fidler
(1997). Esta investigação nos levou a perceber que a organização dos elementos
narrativos no ciberespaço favorece a eficiência da mensagem jornalística, enquanto
funda as bases de uma linguagem própria para as notícias audiovisuais na internet.

O Radiojornalismo nas Redes Digitais: Um estudo do conteúdo informativo em emissoras presentes no ciberespaço
Dissertação de mestrado | Leia na íntegra
Raquel Porto Alegre dos Santos Alves
Março/2004

Resumo: As redes digitais que, na última década do século XX, expandiram- se e ganharam lugar privilegiado no dia-a-dia das pessoas, vêm proporcionando novas formas de produção, apresentação, disposição e circulação de notícias, sejam em texto, imagem ou áudio. Inserido nesse ambiente, o rádio, até então caracterizado pelo uso do áudio, passa a disponibilizar conteúdos em texto, imagem fixa e em movimento. Nesta dissertação estudamos as mudanças que as redes digitais estão proporcionando ao radiojornalismo. O trabalho, desenvolvido a partir da observação sistemática de sítios radiojornalísticos na web, conta com três estudos de caso: o sítio da CBN, Central Brasileira de Notícias, maior emissora de conteúdo informativo brasileira; o sítio da CNR, Coordinadora Nacional de Radio, rede de rádios peruanas, que congrega 54 emissoras de todo o país; e a Radio Cable, emissora espanhola que opera unicamente na internet.

Jornalismo Digital e a Informação de Proximidade: O Caso dos Portais Regionais, com Estudo sobre o Uai e o Ibahia
Dissertação de mestrado | Leia na íntegra
Suzana Oliveira Barbosa
Dezembro/2002

Resumo: Os portais regionais – uma variável do formato portal - ganham projeção na web nacional a partir do segundo semestre de 1999. Nesta dissertação, apresenta-se, na primeira parte, o universo teórico-conceitual acerca do jornalismo nas redes digitais, o conceito de portal e o que o formato representa para o jornalismo digital. Identifica-se a origem e o surgimento dos portais regionais, suas especificidades; a aplicação do conceito de informação de proximidade e a articulação local-global inserida nesses portais. Na segunda parte, verifica-se - através do estudo dos portais UAI (de Minas Gerais) e iBAHIA (de Salvador) - como se dá a produção e a distribuição de conteúdos e de serviços direcionados, como é a prática jornalística e a gestão financeira nessas operações digitais.

JORNALISMO 1.2: características e usos da hipermídia no jornalismo, com estudo de caso do grupo Estado de São Paulo
Dissertação de mestrado | Leia na íntegra
José Afonso da Silva Junior
Agosto/2000

Resumo: Esta dissertação organiza-se em dois níveis de estudo, o primeiro na tentativa de estabelecer um horizonte teórico à respeito do conceito de hipermídia. o segundo nível, visa aplicar essas reflexões teóricas no estudo de caso sobre o Grupo Estado de São Paulo, e suas respectivas posturas e usos dos recursos hipermidiáticos.
Com o desenvolvimento e difusão das tecnologias digitais e de redes, o jornalismo não se exclui a esses condicionamentos. Assim, passa a agregar as características de produção, tratamento e disseminação de informação segundo a lógica e elementos do estado da hipermídia.

No sentido de estabelecer as relações do conceito de hipermídia e o caso elegido como objeto de análise, adotamos os procedimentos a seguir: acompanhamento dos veículos do grupo, através da observação dos produtos gerados; entrevistas com os editores dos órgãos principais do grupo; observação das rotinas de produção in-loco e finalmente, para o caso dos veículos online, a realização de navegação pela Internet.
Com essa estratégia estabelecida, foi possível caracterizar os usos e perspectivas da hipermídia no caso do Grupo Estado de São Paulo, e em um nível subsequente, das possibilidades oferecidas para o jornalismo contemporâneo.

 
  Voltar Imprimir Topo
  Licença Creative Commons O conjunto de obras deste site está sob uma Licença Creative Commons.
1999-2005/GJOL. FACOM/UFBA. gjol@ufba.br
UFBA