UFBAFACOM
 
GJOL

Centro de Estu-dos de Cibercultura
Faculdade de Comunicação
Entre em Contato

 

apresentaçãoequipeatividadespesquisasproduçãofontes de estudomemóriacontatohome
 
  /Teses
   
 

 

Artigos, projetos de conclusão de curso, dissertações e teses

Jornalismo Digital em Base de Dados (JDBD) - Um paradigma para produtos jornalísticos digitais dinâmicos
Tese de doutorado | Leia na íntegra
Suzana Barbosa
Maio/2007

Resumo: Esta tese tem como preocupação central identificar e compreender os usos e as transformações que a crescente utilização das bases de dados está fazendo emergir para o jornalismo digital, modalidade em desenvolvimento há mais de uma década. No argumento endereçado, as bases de dados são entendidas como um aspecto-chave, inspirando a designação de um paradigma numa etapa de transição entre a terceira geração e uma quarta fase de evolução para o jornalismo digital, a saber: o Jornalismo Digital em Bases de Dados (JDBD), conformado segundo funcionalidades e categorias específicas. Reconhecemos, em paralelo, o seu potencial para fazer emergir uma nova metáfora para a apresentação dos conteúdos jornalísticos. A proposição de tal modelo é justificada, sobretudo, em função da complexificação dos processos para a implementação de produtos jornalísticos digitais que vem sendo processada nos últimos anos. Para a cartografia do objeto, elegemos um corpus empírico constituído por 22 casos, que ilustram e fundamentam as argumentações. Aliado ao método do estudo de caso, trabalhamos também dentro da perspectiva do método histórico, já que buscamos analisar o emprego de bases de dados no jornalismo através do tempo, para compreender a evolução do uso desta tecnologia até o momento atual. Assim, a tese explora o momento atual, indicando rupturas, identificando remediações, enxergando potencialidades, ao mesmo tempo que se conecta com o processo histórico de emprego das bases de dados no jornalismo. O passado ajuda a melhor compreender o presente, a sua complexidade, e permite apontar para o futuro.

UMA TRAJETÓRIA EM REDES: MODELOS E CARACTERÍSTICAS OPERACIONAIS DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS , DAS ORIGENS ÀS REDES DIGITAIS , COM TRÊS ESTUDOS DE CASO
Tese de doutorado | Leia na íntegra: Parte 1 - Parte 2 - Parte 3 - Parte 4
José Afonso da Silva Jr
Julho/2006

Resumo: Esta tese organiza-se em três níveis de estudo . O primeiro tenta estabelecer uma recuperação de elementos históricos da estruturação das agências para identificar e delimitar características operacionais e de fluxo de informações . O segundo nível visa apresentar três casos relevantes de agências de notícias : a Agência Brasil, a Agência Estado e a Reuters, de modo que , através dos estudos de caso de cada uma, possamos aplicar as reflexões teóricas sobre as características elencadas. Como o desenvolvimento e difusão das tecnologias digitais e de redes é um fenômeno de ampla presença na atualidade , as agências de notícias não se excluem desses condicionamentos. Assim , o terceiro nível de estudo procura estabelecer o debate de como as características de operação e de fluxo de informação são configuradas segundo a lógica da sociedade em rede . No sentido de estabelecer desdobramentos entre as características operacionais e de fluxo com os casos elegidos, adota-se os procedimentos a seguir : acompanhamento dos casos estudados, através da recuperação de percurso e estruturação dessas organizações ; observação dos serviços existentes e sua articulação na dinâmica de operação ; entrevistas com os editores e principais responsáveis pela gestão dessas organizações e observação dos modelos de produção in-loco. Com essa estratégia estabelecida, foi possível delimitar as características operacionais e de fluxo presentes nos casos estudados e, em um nível subseqüente , mapear as possibilidades existentes para as agências de notícias no momento contemporâneo.

JORNALISMO NA WEB: Uma Contribuição para o Estudo do Formato
da Notícia na Escrita Hipertextual
Tese de doutorado | Leia na íntegra
Luciana Mielniczuk
Março/2003

Resumo: O jornalismo desenvolvido para a web surge no início dos anos 90 e, em uma década de história, os webjornais ainda são produtos em elaboração que passam por constantes e significativas transformações. O presente trabalho tem como preocupação central o formato da notícia disponibilizada por tais produtos e se propõe a sistematizar conhecimentos que não só viabilizem a compreensão do fenômeno, mas também possam contribuir para estudos mais específicos sobre o assunto. Ao longo de todo o texto, o trabalho de pesquisa bibliográfica é complementado por exemplos empíricos que, em alguns momentos, apenas ilustram, mas em outros, sustentam a reformulação ou até mesmo a formulação de questões. Busca-se, na teoria do hipertexto, embasamento para explicar as especificidades da narrativa do fato jornalístico na web, um texto fragmentado - composto por texto impresso, sons e imagens - interconectado por links. Propõe-se que o link exerce funções paratextuais na narrativa jornalística hipertextual. Discute-se as metamorfoses sofridas pela Pirâmide Invertida nos diferentes suportes e também a aplicabilidade desse modelo na web. Por último, utiliza-se as idéias de ruptura e potencialização para pensar o desenvolvimento do webjornalismo.

LA ESTRUCTURA DE LA NOTICIA EN LAS REDES DIGITALES
(Un estudio de las consecuencias de las metamorfosis tecnológicas en el periodismo)
Tese de doutorado | Leia na íntegra
Elias Machado Gonçalves
Junho/2000

Resumo: El presente trabajo, que tiene como objetivo central el estudio de la estructura de laproducción de la noticia en las redes digitales y de las repercusiones de las metamorfosis tecnológicas en el periodismo, está dividido en cuatro partes y trece capítulos contándose con la introducción, la metodología y las conclusiones.

 
  Voltar Imprimir Topo
  Licença Creative Commons O conjunto de obras deste site está sob uma Licença Creative Commons.
1999-2005/GJOL. FACOM/UFBA. gjol@ufba.br
UFBA