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Jornalismo em Redes Digitais: problematizando a Internet enquanto suporte para a prática do Jornalismo

Marcos Silva Palacios (Projeto Individual de Pesquisa)
Financiamento: CNPq (solicitado)
Data de início: Março/2003
Conclusão: Março/2005
Palavras-Chaves: Jornalismo Online, Internet, Teoria das Redes.

Resumo: Articulado com os demais sub-projetos já em andamento no GJOL e Convênio UFBA/Texas, volta-se para tentativas de uma melhor caracterização da própria Internet, observada desde o ângulo da produção e difusão dos produtos jornalísticos em redes digitais.

Nossa proposta de trabalho envolve um levantamento e a crítica dos modelos teóricos que buscam caracterizar a Internet, de maneira explícita ou implícita, com a criação de uma tipologia de tais modelos teóricos e a eventual proposta de modelos alternativos de maior alcance explicativo e sua aplicação nos estudos diretamente relacionados ao Jornalismo em redes digitais. Situando-se em um nível de investigação de cunho mais teórico e voltado pra o suporte (Internet) enquanto tal, nossa proposta complementa as demais pesquisas em andamento no GJOL e no Convênio UFBA/Texas, contribuindo para que se vá além do usual mapeamento da produção jornalística em suas especificidades, e aproximando-no de uma caracterização mais acurada daquilo que vem sendo provisoriamente denominado como Jornalismo Online de "Terceira Geração".

A Metodologia de Trabalho, estará baseada fundamentalmente em levantamentos bibliográficos extensivos, seguidos de sistematização, classificação e análises críticas dos referenciais teóricos adotados no conjunto dos trabalhos a serem pesquisados. Como referencial de partida e, necessariamente provisório, para a sistematização e classificação dos modelos teóricos, usaremos o modelo proposto por Patrice Flichy (2001), em sua análise do imaginário da Internet.

Um segundo momento contemplará a aplicação a produtos jornalísticos específicos e "típicos" do que venha a ser conjuntamente caracterizado como jornalismo de "Terceira Geração", de vários modelos de caracterização da Internet, buscando avaliar os alcances e limitações explicativas desses variados modelos identificados.

O jornalismo digital em publicações regionais no Brasil e nos Estados Unidos: estudo comparado dos sistemas de produção de notícias em Salvador e Austin.

Financiamento: CAPES
Data de início: Maio/2003
Conclusão: Maio/2004
Coord. Elias Machado

Resumo: O projeto pretende pesquisar as especificidades dos modelos de produção de conteúdos nas publicações jornalísticas regionais nas redes digitais no Brasil e nos Estados Unidos. No caso brasileiro a pesquisa dará continuidade ao projeto A Estrutura da notícia nas redes digitais na Bahia, financiado pelo CNPq e conduzida pelo GJOL. O estudo busca compreender a natureza dos sistemas de produção de conteúdos jornalísticos , os gêneros narrativos que são desenvolvidos e as mudanças nas práticas profissionais nas redes digitais nas principais publicações de Salvador ( A Tarde On-Line e Correio On-Line) e de Austin ( Austin American-Statesman e The Austin Chronicle).

Monitoramento e análise da evolução do jornalismo de terceira geração desenvolvido para a Web no Brasil: um estudo de características e gêneros.

Luciana Mielniczuk
Financiamento: CAPES
Tipo: recém-doutor ProDoc
Data de início: Maio / 2003
Conclusão: Maio / 2005

Resumo: O estudo pretende acompanhar a evolução do jornalismo de terceira geração desenvolvido para Web no Brasil, tendo como foco os sites de jornalismo que efetivamente utilizem 'recursos de ponta' para a apresentação das notícias na Web brasileira. Tratam-se de produtos que incorporam as possibilidades oferecidas pelo novo suporte e, além das publicações diárias e comerciais, possuindo versões correlatas impressas, o corpus de estudo abarca também iniciativas acadêmicas e de associações de profissionais da área. Pretende-se analisar como as características do webjornalismo (interatividade, hipertextualidade, personalização, multimidialidade, memória e instantaneidade), quando devidamente exploradas no jornalismo, interferem e/ou modificam os gêneros jornalísticos desenvolvidos pera este novo suporte. Como metodologia, além da revisão bibliográfica, que permite a análise dos produtos, adota-se a observação sistemática e padronizada das publicações em questão.

O Uso de bancos de dados no jornalismo digital de terceira geração.

Suzana Oliveira Barbosa
Financiamento: CNPq
Doutorado FACOM/UFBA
Data de início: Maio/2003
Previsão de Término: 2006
Orientador: Marcos Silva Palacios

Resumo: Este projeto de pesquisa pretende verificar como a utilização crescente dos bancos de dados pode conferir características diferenciadas para o jornalismo digital. Neste estudo, partimos do conceito de banco de dados como um complexo de armazenagem de formas culturais, que se constitui no centro do processo criativo ou na principal forma de expressão cultural da era dos computadores (MANOVICH, 2001) e como um formato para o jornalismo digital (MACHADO, 2004). As especulações em torno das novas possibilidades que se abrem para a prática do jornalismo digital em função da utilização dos bancos de dados são diversas, entre elas: maior flexibilidade para os produtos, maior possibilidade de cruzamentos para a informação e a emergência de novos gêneros jornalísticos. Ao circunscrever o estudo no chamado terceiro estágio de evolução do jornalismo digital, ressaltamos que o recorte se faz necessário porque estaremos trabalhando com produtos noticiosos digitais que já apresentam modelos mais descolados daqueles que marcaram as fases anteriores, no que diz respeito à compartimentação do conteúdo, tematização e a exploração de novos gêneros nesta modalidade. De partida, nossa hipótese de trabalho nos faz acreditar na possibilidade de rupturas, mas, também, de remediações (BOLTER & GRUSIN, 1999) no uso de bancos de dados no jornalismo digital.

A relação das interfaces enquanto mediadoras de conteúdo do jornalismo contemporâneo: agências de notícias como estudo de caso.

José Afonso da Silva Junior
Doutorado FACOM/UFBA
Data de início: julho/2002
Conclusão: julho/2006
Financiamento: CAPES
Orientador: Marcos Silva Palacios

Resumo: A pesquisa é dirigida para a questão da interface dos meios eletrônicos e sua relação com o jornalismo contemporâneo. Assim, analisam-se os processos de adaptatibilidade dos jornais para modalidades metafóricas e/ ou transpositivas quando migrados para o ambiente on-line. Em adição, estabelece-se uma recuperação teórica a luz do debate recente sobre a expansão das interfaces para o jornalismo. Nesse momento operamos no modelo de cisão entre conteúdo e suporte, podendo haver o encaixe da primeira categoria em plataformas as mais distintas possíveis, mediadas pelo conceito de interface.

Sistemas de Publicação no Jornalismo Digital: análise comparativa das ferramentas de publicação sob a perspectiva teórica das características fundadoras do Jornalismo Digital

Carla Schwingel
Doutorado FACOM/UFBA
Data de início: janeiro/2004
Conclusão: dezembro/2007
Financiamento: CNPq
Orientador: Elias Machado Gonçalves

Resumo: Através da análise dos sistemas de publicação (1) da plataforma de ensino Panoptico, (2) do Centro de Mídia Independente e (3) de um veículo da grande imprensa, este projeto de pesquisa objetiva verificar se a utilização das características constitutivas do Jornalismo Digital (hipertextualidade, multimidialidade, interatividadede, personalização e memória) presentes na publicação apontam possibilidades que alteram aspectos do jornalismo contemporâneo, gerando modificações na produção de conteúdos. Ao identificar categorizações, pretende apontar caminhos para a elaboração de uma plataforma com ferramentas automatizadas que contemple todas as fases do processo de produção do Jornalismo Digital.

O comportamento do usuário de notícias na "Folha Online" e "A Tarde Online".

Luciana Moherdaui
Mestrado FACOM/UFBA
Financiamento: PROCES
Data de início: Maio/2003
Conclusão: Dezembro/2004
Orientador: Elias Machado Gonçalves

Resumo: A pesquisa propõe a elaboração de um estudo comparado do comportamento dos usuários de notícias da "Folha Online", de São Paulo, e de "A Tarde Online", de Salvador, Bahia. O objetivo principal é apresentar, a partir de pesquisas de campo e de dados de institutos de pesquisa de audiência na Web, um perfil detalhado dos consumidores dos conteúdos jornalísticos daquelas publicações, além de demonstrar a relação existente entre o local de origem destes usuários e os tipos de conteúdos acessados.

Quebrando o Espelho - uma análise comparativa do jornalismo nas TV´s UOL e UERJ online.

Leila Nogueira Kalil
Mestrado FACOM/UFBA
Data de início: Maio/2003
Conclusão: Novembro/2005
Orientador: Elias Machado Gonçalves

Resumo: Este trabalho pretende estudar, de forma comparativa, a evolução do telejornalismo na Internet. Para isso, vamos analisar dois modelos: a TV UOL - formato pioneiro de televisão comercial criado para a rede, e a TV UERJ online - primeira televisão universitária online do Brasil. O projeto busca identificar - através de um estudo de caso - as características de cada um dos produtos para que possamos compreender as mudanças que estão ocorrendo na apuração, na produção e na disseminação das notícias audiovisuais através da rede mundial de computadores. Para tanto, vamos trabalhar, principalmente, com os conceitos desenvolvidos por autores como, George Landow, Pierre Lévy e Javier Echeverría. Já que - acreditamos - as características inovadoras dos dois modelos também servem de base para a criação de uma linguagem própria e de uma nova cultura de acesso à informação.

A Narrativa Webjornalística - um estudo sobre modelos de composição no ciberespaço

Beatriz Ribas
Mestrado FACOM/UFBA
Financiamento: CNPq
Data de início: Janeiro/2004
Conclusão: Dezembro/2005
Orientador: Elias Machado Gonçalves

Resumo: O projeto de pesquisa trata da construção da narrativa webjornalística, observando em especial as características da notícia, da reportagem, da entrevista, com destaque para a infografia. Nestas estruturas narrativas potencialmente multimidiáticas e multilineares podem ser agregados diferentes formatos na constituição de unidades informativas interativas. Nosso objetivo consiste na análise das especificidades da composição dos gêneros jornalísticos que mais se destacam na web, visando a empreender um estudo sobre a narrativa no webjornalismo. Para compreender o desenvolvimento da narrativa na web enquanto estrutura composta que mantém a coerência na narração dos fatos sem se limitar apenas ao texto na representação dos acontecimentos, propomos uma classificação de modelos narrativos webjornalísticos baseada nos conceitos da Geometria, quais sejam, Plano, Poligonal, Poliédrico e Esférico.

Modelo de Avaliação Ergonômica e Visual para Interfaces gráficas do Jornalismo On-line

Antonio Luis Lordelo Andrade
Mestrado FACOM/UFBA
Financiamento: ainda não definido
Data de início: Janeiro/2004
Previsão de Término: Dezembro/2005
Orientador: Marcos Silva Palacios

Resumo: O desenvolvimento de interfaces gráficas deve seguir recomendações e critérios ergonômicos e da comunicação visual. Aspectos como cor, agrupamento de informações, tipologia, gestão de erros, dentre outros, precisam ser observados e cuidadosamente trabalhados para que o ambiente seja transparente e, ao invés de se tornar um fator distrator, atue como um instrumento facilitador para atuar no conjunto de variáveis que podem otimizar a recepção de mensagens. Nesse sentido, os Jornais On-line devem dispor de uma interface que possibilite aos leitores/usuários uma sensação de bem estar durante a navegação, sem que seja necessário competir sua atenção com o conteúdo informativo em foco. Este estudo visa, portanto, elaborar um modelo de avaliação para interfaces gráficas do jornalismo on-line à luz da ergonomia e da comunicação visual, culminando na aplicação deste modelo em jornais do Brasil e de Portugal.

A Estrutura da notícia nas redes digitais

Elias Machado Gonçalves
Data de início: Outubro/2001
Conclusão: outubro/2003
Financiamento: CNPq

Resumo: O presente projeto pretende elucidar as particularidades do processo de implantação do jornalismo digital baiano e suas repercussões na estruturação dos conteúdos, nos gêneros, nos critérios de noticiabilidade e nas práticas de produção nas publicações editadas em Salvador. A pesquisa que será desenvolvida através de um acompanhamento sistemático das práticas produtivas das empresas jornalísticas baianas, terá como corpus A Tarde Online e Correio da Bahia Online.

A proposta em tela, embora considere a coleta de dados empíricos, inclusive com o estudo in loco dos processos produtivos como uma etapa fundamental, busca superar o tradicional modelo de estudos de casos restritos a análises de objetos particulares, como fatos isolados e que poderia dificultar uma fundamentação conceitual sobre o discurso e a prática jornalísticos nas redes.

Identificação e análise do jornalismo de terceira geração desenvolvido para a Web no Brasil.

Marla Barata
Financiamento: PIBIC / CNPq
Início: Agosto / 2003
Conclusão: Agosto / 2004
Orientadora: Luciana Mielniczuk

Resumo: Como finalidade principal tem-se o objetivo de realizar o levantamento de publicações jornalísticas que utilizem 'recursos de ponta' para a apresentação das notícias na Web brasileira, isto é, produtos que realmente incorporam as possibilidades oferecidas pelo novo suporte. Para tanto, será necessário desenvolver procedimentos particulares que venham garantir o estudo sistemático do corpus analisado. O presente projeto integra parte de um projeto maior, financiado pelo programa ProDoc/CAPES, cujo título é Monitoramento e análise da evolução do jornalismo de terceira geração desenvolvido para a Web no Brasil: um estudo de características e gêneros, estando ele inserido nas atividades do Grupo de Estudos em Jornalismo Online (GJOL-FACOM/UFBA - http://www.facom.ufba.br/jol), este já implantado e em funcionamento na Faculdade de Comunicação da UFBA. A metodologia adotada está embasada em procedimentos já empregados num estudo similar desenvolvido pelo mesmo grupo de pesquisa, sendo que, o presente projeto propõe o aprofundamento de questões abordadas anteriormente. O referido estudo intitula-se Mapeamento e características do jornalismo online brasileiro.

A estrutura da notícia em A Tarde On-line

Milena Nunes de Miranda
Financiamento: PIBIC/CNPq
Data de início: Agosto/2002
Conclusão: Agosto/2003
Orientador: Elias Machado Gonçalves

Resumo: A disseminação da tecnologia digital como suporte para a difusão de conteúdos no campo da comunicação obrigou as empresas jornalísticas a repensarem suas práticas para se adaptarem às demandas diferenciadas das sociedades contemporâneas. Quase uma década depois do lançamento das primeiras publicações, o mercado jornalístico local teve que desenvolver modelos específicos de produção de conteúdos para a WEB. A pesquisa pretende identificar as particularidades destes sistemas de produção e circulação de notícias no principal portal baiano, A Tarde On-Line, que funciona desde 1998. Mesmo transpondo todos os conteúdos do jornal impresso, A Tarde On-Line apresenta produtos específicos para o mercado local como a seção Plantão, com as últimas notícias e os micro-portais, ZigNow, dedicado à cultura e Cine in Site, que cobre o mundo do cinema. O projeto, dividido em duas etapas, prevê um período inicial de análise sistemática dos conteúdos de A Tarde O-Line, complementado pela pesquisa de campo para a observação direta das atividades dos profissionais.

A Estrutura da notícia no Correio On-Line

Clarissa Borges
Financiamento: PIBIC/Fapesb
Data de início: Agosto/2002
Conclusão: Agosto/2003
Orientador: Elias Machado Gonçalves

Resumo: Ao longo dos últimos 8 anos a produção da notícia sofreu modificações profundas devido a constituição das redes digitais como um espaço para a disseminação de conteúdos jornalísticos (Machado: 2000; Mielniczuck: 2003). Primeira publicação baiana na Web, lançada em 1995, o Correio On-Line mantém um sistema de produção de conteúdos totalmente atrelado ao jornal impresso, sequer dispondo de uma redação própria para apuração independente dos fatos. O objetivo principal desta pesquisa é mapear as especificidades do sistema de produção de conteúdos do Correio On-Line, contribuindo para identificar a natureza dos sistemas de produção da notícia nas redes digitais na Bahia. Nesta pesquisa iremos utilizar duas estratégias metodológicas complementares: a análise de conteúdos da publicação e a aplicação de questionários para os profissionais. No primeiro caso para compreender as particularidades dos sistemas de produção de conteúdos no Correio On-Line, enquanto que, no segundo, para identificar o perfil dos profissionais atuantes nesta publicação.

Jornalismo na Web: uma contribuição para o estudo do formato da notícia na escrita hipertextual.

Luciana Mielniczuk
Financiamento: CNPq (bolsa de Doutorado) e CAPES (bolsa doutorado-sanduíche)
Tipo: Projeto de Pesquisa de Doutorado
Início: Março / 1999
Conclusão: Março / 2003
Orientador: Marcos Palacios

Resumo: O jornalismo desenvolvido para a Web surge no início dos anos 90 e, em uma década de história, os webjornais ainda são produtos em elaboração que passam por constantes e significativas transformações. O presente trabalho tem como preocupação central o formato da notícia disponibilizada por tais produtos e se propõe a sistematizar conhecimentos que não só viabilizem a compreensão do fenômeno, mas também possam contribuir para estudos mais específicos sobre o assunto. Ao longo de todo o texto, o trabalho de pesquisa bibliográfica é complementado por exemplos empíricos que, em alguns momentos, apenas ilustram, mas em outros, sustentam a reformulação ou até mesmo a formulação de questões. Busca-se, na teoria do hipertexto, embasamento para explicar as especificidades da narrativa do fato jornalístico na Web, um texto fragmentado - composto por texto impresso, sons e imagens - interconectado por links. Propõe-se que o link exerce funções paratextuais na narrativa jornalística hipertextual. Discute-se as metamorfoses sofridas pela Pirâmide Invertida nos diferentes suportes e também a aplicabilidade desse modelo na Web. Por último

O Radiojornalismo nas Redes Digitais - o caso da Central Brasileira de Notícias

Raquel Porto Alegre dos Santos Alves
Mestrado FACOM/UFBA
Data de início: março/2001
Conclusão: julho/2003
Financiamento: ainda não definido
Orientador: Elias Machado Gonçalves

Resumo: A proposta é mostrar as mudanças que o rádio vem sofrendo em função do advento das redes digitais. Trata-se de um estudo sobre a adaptação das emissoras jornalísticas ao novo meio. Estruturação de notícias, linguagem, interface de suportes, fazem parte do estudo. O relato limita-se à produção radiofônica - tradicional e na internet - no Brasil e enfoca o trabalho da Central Brasileira de Notícias (CBN).

Jornalismo Online e a informação de proximidade: o caso dos portais regionais

Suzana Barbosa
Mestrado FACOM/UFBA
Data de início: março/2000
Conclusão: agosto/2002
Financiamento: Capes
Orientador: Marcos Silva Palacios

Resumo: O projeto de pesquisa Jornalismo Online e a informação de proximidade: o caso dos portais regionais pretende caracterizar o que entendemos ser um dos formatos para o jornalismo no suporte digital, mais especificamente, na World Wide Web. Os portais regionais têm atuação focada em um determinado estado ou uma cidade, e se concentram na oferta de conteúdo jornalístico, de entretenimento e serviços específicos. Em nossa pesquisa, decidimos pelo estudo de caso de dois portais regionais: o UAI, de Minas Gerais, o primeiro nessa categoria a surgir no país - em outubro de 1999 -, e o iBAHIA, que iniciou a sua operação em outubro de 2000. Nosso objetivo é verificar como os portais regionais utilizam a tecnologia das redes para a produção e distribuição de conteúdos e de serviços direcionados; como as características do jornalismo digital são usadas para a construção da narrativa jornalística; como é a prática jornalística nos portais regionais e sob qual modelo de negócio estão assentados.

Um mapeamento de características e tendências no jornalismo on-line brasileiro

Data de início: Agosto/2000
Conclusão: Agosto/2001
Financiamento: PIBIC
Coordenação: Marcos Silva Palacios

Resumo: Mapear características e tendências no jornalismo online brasileiro foi o principal foco da pesquisa proposta. Tomando como corpus os jornais comerciais, diários e gratuitos existentes na Internet, que tivessem seus congêneres impressos, foi possível perceber a produção jornalística desse tipo, gerando uma tipologia de tais publicações com relação ao perfil de utilização dos recursos e potenciais oferecidos pelas redes telemáticas.

Uma relação de 44 jornais compôs o universo analisado. O corpus selecionado teve como base as empresas jornalísticas vinculadas ao IVC - Instituto Verificador de Circulação - órgão nacionalmente reconhecido e confiável. A metodologia adotada baseou-se num estudo realizado na Indiana University (EUA), pelo Prof. Tanjev Schultz, que mapeou 100 veículos online de tipo comercial e diário, centrando-se todavia em apenas um aspecto, qual seja a Interatividade. Utilizando uma metodologia similar à empregada por Schultz, foram ampliados os objetivos, estendendo-se a análise para todas as características assinaladas como específicas do jornalismo online: Interatividade, Hipertextualidade, Multimidialidade, Personalização e Memória.

 

 
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