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Artigos, projetos de conclusão de curso, dissertações
e teses
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2004
Bancos
de Dados: Agentes para um Webjornalismo Inteligente?
Artigo | Leia
na íntegra 
Suzana Barbosa
Trabalho apresentado no V Congreso Iberoamericano de Periodismo
en Internet, realizado nos dias 24 e 25 de novembro/2004, na FACOM/UFBA.
Uma versão preliminar foi levada ao V Seminário de
Pesquisa da UFBA, em novembro de 2004.
Resumo: No chamado terceiro entorno (ECHEVERRÍA,
1999) ou no terceiro estágio da grande midiamorfose (FIDLER,
1997), sabe-se que o conceito de bancos de dados (BD) se amplia,
passando a ser considerado como uma nova forma cultural (MANOVICH,
2001), constituindo-se no centro do processo criativo para o design
da nova mídia. Para a Ciência da Organização
Computacional, os BD são vistos como agentes inteligentes
que integram espaços inteligentes (CARLEY, 2002), pois podem
se engajar numa atividade cognitiva atuando sobre um corpo de informação
e têm habilidade para processar, armazenar, interpretar ou
comunicar informações e fazer conexões entre
pedaços de informações.
Para o atual estágio de desenvolvimento do jornalismo digital
- denominado como webjornalismo (MIELNICZUK, 2003) -, o conceito
de bancos de dados também se expande, podendo ser definido
como um formato (MACHADO, 2004) para esta modalidade. Assim, nosso
objetivo nesta comunicação é discutir se os
bancos de dados (BD) de fato podem contribuir para um webjornalismo
diferenciado, inteligente, e como o seu emprego irá assegurar
maior diversidade para os conteúdos - permitindo a experimentação
de novos gêneros jornalísticos - bem como para a melhoria
dos próprios modos de fazer jornalismo nas redes digitais,
e se, afinal, os BD serão a especificidade que distinguirá
o jornalismo digital dos meios tradicionais.
O
transnacional e o local no jornalismo na web: problematizando as
relações entre as agências de notícias
e os portais locais
Artigo | Leia
na íntegra 
José Afonso da Silva Junior
Trabalho apresentado ao II Encontro Nacional de Pesquisadores em
Jornalismo - SBPJor, Salvador, Bahia, 2004.
Resumo: Este trabalho procura discutir a relação
constituída entre os portais locais abrigados na web e as
agências de notícias. Historicamente, as agências
operaram as primeiras redes tecnológicas de circulação
de informação. Atualmente, com as redes digitais,
esse circuito se capilariza e se amplia em dois sentidos: tanto
no aperfeiçoamento das agências diante da rede; como
da expansão dos novos veículos presentes no ambiente
digital. O esforço é assim direcionado no sentido
de perceber os mecanismos que atuam nessa cadeia de dependência,
as formas históricas de sua estruturação, e
a configuração contemporânea desse fluxo de
dados.
Identificando
Remediações e Rupturas no Uso de Bancos de Dados no
Jornalismo Digital
Artigo | Leia
na íntegra 
Suzana Barbosa
Este texto - apresentado ao II Encontro de Pesquisadores em Jornalismo,
realizado dias 26 e 27 de novembro/2004, na FACOM/UFBA - foi produzido
a partir do artigo submetido à banca do Exame de Qualificação
Doutoral no PPG da FACOM/UFBA, em novembro de 2004.
Resumo: A consolidação da internet como uma
nova tecnologia e prática social, sendo um ambiente utilizado
pelos diversos sub-sistemas sociais (PALACIOS, 2003) - entre eles
o midiático - favoreceu a emergência de um novo status
para o uso do banco de dados no jornalismo digital. O emprego das
também chamadas bases de dados proporciona maneiras diferenciadas
para o tratamento da informação jornalística,
seja do ponto de vista da coleta/apuração, da organização/construção
das narrativas, da publicação dos conteúdos,
como também do armazenamento e da recuperação
das informações. Nesta comunicação,
nosso objetivo é justamente identificar alguns aspectos diferenciadores
que a utilização de bancos de dados, principalmente
os inteligentes e dinâmicos, traz para esta modalidade de
jornalismo. Para isso, consideramos que o uso potencial dos bancos
de dados em consonância com os recursos possibilitados pela
tecnologia das redes digitais opera remediações (BOLTER;
GRUSHIN, 2002: 45) e algumas rupturas no jornalismo digital, que
serão identificadas no trabalho. No artigo, adota-se o conceito
de banco de dados como uma das principais formas culturais da contemporaneidade
(MANOVICH, 2001), e como um formato para o jornalismo digital (MACHADO,
2004).
Infografia Multimídia: um modelo narrativo para o webjornalismo
Artigo | Leia
na íntegra 
Beatriz Ribas
Este artigo pretende situar a infografia multimídia como um modelo narrativo webjornalístico apropriado à estética dos produtos jornalísticos criados especificamente
para a Web. Ao destacar suas principais características e identificar elementos próprios de
uma retórica do webjornalismo, busca-se iniciar uma discussão sobre as especificidades
dos processos de composição da notícia na Web. A narração infográfica multimídia
apresenta uma estrutura multilinear que agrega diferentes formatos, constituindo uma
unidade informativa naturalmente interativa. Considerando a infografia multimídia como
um modelo composto de formatação do discurso na Web, este artigo busca compreender o
lugar desta expressão discursiva no Ciberespaço, mais especificamente no webjornalismo.
Características da notícia na Web Considerações sobre modelos narrativos
Artigo | Leia
na íntegra 
Beatriz Ribas
Trabalho apresentado ao II Encontro Nacional de Pesquisadores em
Jornalismo - SBPJor, Salvador, Bahia, 2004.
Neste texto, originado do projeto de mestrado que se inicia em 2004, na FACOM/UFBA,
tentamos compreender algumas potencialidades das características da notícia na Web, a
saber, hipertextualidade, interatividade, multimidialidade, personalização, memória e
atualização contínua. Indicamos transformações na construção da informação
webjornalística e buscamos identificar a evolução de modelos narrativos, observando
estágios de constituição do jornalismo no ambiente midiático digital. Nossa preocupação
consiste em situar o estágio atual de produção jornalística para a Web, reunindo um
referencial teórico que possibilite compreender como construir modelos narrativos
criativos, multilineares e multimídia de maneira a não só cativar efetivamente a atenção do
usuário, mas indicar a criação de uma gramática própria para o webjornalismo.
Os
sistemas de publicação como fator da terceira fase
do Jornalismo Digital
Artigo | Leia
na íntegra 
Carla Schwingel
Trabalho apresentado ao II Encontro Nacional de Pesquisadores em
Jornalismo - SBPJor, Salvador, Bahia, 2004.
Resumo: Este artigo é uma reflexão primeira
da pesquisa doutoral “Sistemas de Publicação
no Jornalismo Digital” e busca apresentar o contexto que propicia
a insurgência de um sistema de produção diferenciado
para o Jornalismo Digital. A partir da naturalização
da publicação possibilitada pelas comunidades virtuais
e blogs, expõe os sistemas de publicação como
ferramentas complexas que podem incorporar, efetivamente, as características
apontadas pela teoria para produtos de terceira geração.
Por fim, com a estrutura de micro-sites do sistema de publicação
do Jornal Experimental Panopticon, exemplifica uma aplicabilidade
da estrutura hipertextual como fator dos produtos jornalísticos
de terceira geração.
Comunicação e Novas Tecnologias no Pensamento Comunicacional Brasileiro
Artigo | Leia na íntegra 
Marcos Palacios
Pré-Conferência AIERI 2004 – Seminário O Pensamento Comunicacional Brasileiro: um panorama – 25 de julho de 2004, Porto Alegre.
Resumo:
Construir um panorama do pensamento comunicacional brasileiro no que
diz respeito à área temática da Comunicação e Novas Tecnologias implica
na tarefa preliminar e de não pequena monta de estabelecer uma
caracterização prévia de tal área, ou pelo menos delimitar-lhe os
contornos e limites. A pergunta inicial e inescapável é : “de que
estamos falando?”
Elementos
para uma definição de portais regionais
Artigo | Leia
na íntegra 
Suzana Barbosa
Uma versão deste artigo foi apresentada no Ciberurbe - III
Colóquio Internacional Redes e Cibercidades, realizado de
12 a 14 de abril de 2004, na FACOM/UFBA, Salvador, Bahia.
Resumo: Os portais regionais são uma forma de presença
digital mais amplamente adotada por empresas informativas de atuação
regional. Neste texto, apresentamos as condições de
surgimento do formato, suas especificidades, definição,
origem, e realizamos um breve mapeamento. Destacamos os portais
regionais como um modelo de apropriação da tecnologia
segundo uma lógica de articulação local-global,
que privilegia os conteúdos locais, reforçando a relação
entre comunidade e conteúdo. Identificamos a composição
do mix de informação dos portais regionais, apontando
as características do jornalismo nesses sites, nos quais
o conceito de informação de proximidade é destacado.
Também apontamos algumas perspectivas futuras para os portais
regionais, que são uma variante do formato de portal e uma
subcategoria para o jornalismo digital.
Infografia
Multimídia: um modelo narrativo para o webjornalismo
Artigo | Leia
na íntegra 
Beatriz Ribas
Trabalho apresentado ao V Congreso Iberoamericano de Periodismo
en Internet, Salvador, Bahia, 2004.
Resumo: Este artigo pretende situar a infografia multimídia
como um modelo narrativo webjornalístico apropriado à
estética dos produtos jornalísticos criados especificamente
para a Web. Ao destacar suas principais características e
identificar elementos próprios de uma retórica do
webjornalismo, busca-se iniciar uma discussão sobre as especificidades
dos processos de composição da notícia na Web.
A narração infográfica multimídia apresenta
uma estrutura multilinear que agrega diferentes formatos, constituindo
uma unidade informativa naturalmente interativa. Considerando a
infografia multimídia como um modelo composto de formatação
do discurso na Web, este artigo busca compreender o lugar desta
expressão discursiva no Ciberespaço, mais especificamente
no webjornalismo.
A
rede antes das redes: As agências de notícias como
antecipadoras de dinâmicas do jornalismo na web
Artigo | Leia
na íntegra 
José Afonso da Silva Junior et all
Trabalho apresentado ao V Congreso Iberoamericano de Periodismo
en Internet, Salvador, Bahia, 2004.
Resumo: Neste ensaio procura-se problematizar como dinâmicas
historicamente existentes nas agências de notícias
condicionam parcialmente características presentes em torno
do conceito de web jornalismo de terceira geração.
Busca-se assim, através da recuperação do contexto
de operação das agências, categorizar fatores
e elementos que estão de modo prévio e incipiente
localizados em práticas consolidadas nas mesmas. Desse modo,
procura-se mapear dentre esses elementos, quais possuem fatores
condicionantes com as características do jornalismo na web.
Por fim, enfatizando a característica das agências
em estabelecerem escoamentos de informação, propõe-se
pontos que permitam categorizar as especificidades existentes na
dinâmica de fluxos, com vistas a delineamentos metodológicos
posteriores.
A
arquitetura da informação e o sistema de publicação
do Independent Media Center
Artigo | Leia
na íntegra 
Carla Schwingel
Trabalho apresentado ao V Congreso Iberoamericano de Periodismo
en Internet, Salvador, Bahia, 2004.
Resumo: Este artigo pretende mostrar a evolução
das tecnologias internet da programação estática
até os sistemas de publicação com o uso de
bancos de dados que somente são modelos possíveis
de gerenciamento da informação devido à arquitetura
complexa das redes telemáticas e das características
das estruturas hipertextuais. Apresenta a arquitetura da informação
e o sistema de publicação do sítio global do
Independent Media Center e se utiliza desta experiência para
complexificar as questões referentes à própria
estrutura do “suporte” em rede e de possíveis caminhos
para a publicação de conteúdos jornalísticos
no ciberespaço.
Características
da notícia na Web - considerações sobre modelos
narrativos
Artigo | Leia
na íntegra 
Beatriz Ribas
Trabalho apresentado ao II Encontro Nacional de Pesquisadores em
Jornalismo - SBPJor, Salvador, Bahia, 2004.
Resumo: Neste texto, originado do projeto de mestrado que
se inicia em 2004, na FACOM/UFBA, tentamos compreender algumas potencialidades
das características da notícia na Web, a saber, hipertextualidade,
interatividade, multimidialidade, personalização,
memória e atualização contínua. Indicamos
transformações na construção da informação
webjornalística e buscamos identificar a evolução
de modelos narrativos, observando estágios de constituição
do jornalismo no ambiente midiático digital. Nossa preocupação
consiste em situar o estágio atual de produção
jornalística para a Web, reunindo um referencial teórico
que possibilite compreender como construir modelos narrativos criativos,
multilineares e multimídia de maneira a não só
cativar efetivamente a atenção do usuário,
mas indicar a criação de uma gramática própria
para o webjornalismo.
A
Interface Como Estrutura de Produção do Jornalismo
de Fonte Aberta
Artigo | Leia
na íntegra 
José Afonso da Silva Junior
Trabalho apresentado ao NP 02 - Jornalismo, do IV Encontro dos Núcleos
de Pesquisa da Intercom, Porto Alegre, 2004.
Resumo: Este trabalho procura discutir como a presença
das interfaces simplificadas de geração de conteúdos
para a web condiciona o surgimento do jornalismo de fonte aberta.
A perspectiva adotada direciona-se a explorar a relação
entre a infra-estrutura tecnológica existente, os dispositivos
adotados para a prática do jornalismo on-line e a geração
de praticas de jornalismo, através de alternativas como o
blog. O esforço é direcionado no sentido de perceber
como, por exemplo, os recursos de apuração, e tratamento
de informação jornalística, condicionam categorias
razoavelmente estáveis dentro do jornalismo e, que limites
se impõem na relação entre a produção
de fonte aberta e as práticas jornalísticas.
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