UFBAFACOM
 
GJOL

Centro de Estu-dos de Cibercultura
Faculdade de Comunicação
Entre em Contato

 

apresentaçãoequipeatividadespesquisasproduçãofontes de estudomemóriacontatohome
 
  /Artigos
   
 

 

Artigos, projetos de conclusão de curso, dissertações e teses

Produção dos anos de 1999/2000 | 2001 | 2002 | 2003 | 2004 | 2005 | 2006 | 2007 | 2008

2005

Natura non facit saltum: Promessas, alcances e limites no desenvolvimento do jornalismo on-line e da hiperficção
Artigo | Leia na íntegra
Marcos Palacios
Originalmente publicado em: e-COMPÓS, Revista eletrônica da COMPÓS, vol. 1, n. 2, Brasília, 2005.

Resumo: O uso generalizado e efetivo dos recursos de multimidialidade, interatividade e outras potencialidades abertas pelas redes telemáticas para os produtos midiáticos disponibilizados na Internet, parece ter ficado aquém das promessas e expectativas da primeira metade da década de 90. Vista como um meio que tinha como características centrais a interatividade e a convergência de formatos anteriores, a Internet era apresentada como palco e cenário de transformações revolucionárias, talvez até com a extinção, a médio prazo, das mídias tradicionais. Neste ensaio, explorando alguns aspectos da criação de novas linguagens ajustadas às redes telemáticas, procuramos estabelecer um paralelo entre o desenvolvimento do Jornalismo On-Line e da Hiperficção na Internet. Buscamos situar as especificidades dessas duas tipologias discursivas e esboçar algumas idéias que possibilitem confrontar as promessas de dez anos atrás com a realidade atual. São sugeridas possíveis pistas para uma investigação mais aprofundada de alguns aspectos dessas trajetórias paralelas, porém diferenciadas.

Mundo Digital
Artigo | Leia na íntegra
Marcos Palacios
Originalmente publicado em: RUBIM, Albino (org) Cultura e Atualidade no Vestibular, Salvador, EDFUBA, 2005.

A Pesquisa aplicada em jornalismo como fator de desenvolvimento
Artigo | Leia na íntegra
Elias Machado Gonçalves
Uma primeira versão desta conferência foi apresentada na mesa "Pesquisa em comunicação - desenvolvimento de conteúdos e políticas de produção regional", com a participação da coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco, Isaltina Mello Gomes, e mediada pela coordenadora do curso de jornalismo da Universidade Potiguar, Andréa Motta, no dia 03 de abril de 2005, no VII SIPEC Regional Nordeste da INTERCOM, em Natal, na Universidade Potiguar.

anexoJORNALISMO DIGITAL DE QUARTA GERAÇÃO: A emergência de sistemas automatizados para o processo de produção industrial no Jornalismo Digital.
Artigo | Leia na íntegra
Carla Schwingel
Resumo: Este artigo busca apontar tendências para a consolidação de uma quarta fase do Jornalismo Digital, através da utilização de tecnologias de banco de dados associadas a sistemas automatizados para a apuração, edição e veiculação de informações. Propõe sistemas de publicação específicos para o Jornalismo Digital, caracterizados pela presença de ferramentas diferenciadas visando a industrialização do processo de produção.

xSISTEMAS DE PUBLICAÇÃO NO CIBERJORNALISMO: O caso experimental do portal regional "Educação em Pauta".
Artigo | Leia na íntegra
Carla Schwingel
Resumo: Este artigo apresenta o processo de produção do Portal Regional
“Educação em Pauta”, jornal digital elaborado através de um sistema de
publicação pelo sexto semestre do curso de Jornalismo da Faculdade Integrada
da Bahia - FIB, nos anos de 2004 a 2006. Sistemas de Publicação são
ambientes tecnológicos que possuem as potencialidades dos Content
Management System (CMS), sistemas de administração de conteúdos, e dos
Portals System, ferramentas de gerenciamento de portais, adaptados às rotinas
produtivas do Jornalismo Digital. Nesse sentido, apresentaremos o processo de
elaboração dessa ferramenta a partir da sistemática produtiva desenvolvida na
disciplina Oficina de Jornalismo Digital. Destaca-se também a inerência da
vinculação da estrutura do conteúdo (narrativa) às características do
Jornalismo Digital: hipertextualidade, multimidialidade, atualização contínua,
interatividade, supressão dos limites de tempo e espaço, memória e
personalização do conteúdo.

xPLATAFORMA PANOPTICON: Um jornal laboratório, multi-usuário e descentralizado.
Artigo | Leia na íntegra
Marcos Palacios
Elias Machado
Carla Schwingel
Lucas Rocha

 Sistemas de publicação de conteúdos no ciberjornalismo – delimitações teórico-conceituais.
Artigo | Leia na íntegra
Carla Schwingel

Resumo: Este artigo apresenta as fundamentações teóricas do projeto de tese “Sistemas
automatizados de publicação de conteúdo no ciberjornalismo: modelos de composição e
de arquiteturas da informação no desenvolvimento de produtos jornalísticos digitais”.
Busca, a partir das noções de ferramenta, sistema e ambiente - de forma conjunta à
sistematização do processo de produção jornalístico -, chegar a uma delimitação
conceitual para os sistemas de publicação de conteúdo. Também procura colocar em
evidência questões referentes ao desenvolvimento de ferramentas de publicação para a
internet e dos tipos de jornalismo propiciados pela publicação aberta.

 Perfil e hábitos comunicacionais do estudante de jornalismo da cidade de Salvador – Bahia
Artigo | Leia na íntegra
Carla Schwingel, Débora Melo e Rafael Figueiredo

Resumo: Este artigo se propõe a demonstrar os resultados de uma pesquisa efetuada junto a estudantes dos oito cursos de jornalismo na cidade de Salvador, Bahia, no primeiro semestre de 2005. Apresenta o perfil do aluno soteropolitano, bem como seus hábitos comunicacionais e interesses específicos quanto a um produto do jornalismo digital. Por fim, expõe, ainda que de forma preliminar, algumas inferências quanto à formação jornalística.
III Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. Florianópolis, 2005.

 Ser infográfico. Apropriações e limites do conceito de infografia no campo jornalístico
Artigo | Leia na íntegra
Beatriz Ribas

Artigo apresentado como Comunicação Coordenada, Mesa: Infografia, coordenada por Tattiana Teixeira, no III Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo – SBPJor, realizado em Florianópolis/SC, de 27 a 29 de novembro de 2005.

Resumo:Muitas vezes utilizada como sinônimo de gráfico e mapa, outras vezes, distanciada deste conceito, não encontramos uma definição consensual de infografia. Alguns autores consideram este um gênero jornalístico, outros discordam da classificação e referem-se à infografia como uma técnica, uma linguagem, uma disciplina, um recurso, uma ferramenta informativa, uma ilustração, uma unidade espacial. Na web, gráficos interativos, ilustrações e mapas animados, slideshows e reportagens multimídia são denominados infografias, e vice-versa. Neste artigo, nosso objetivo é delimitar o conceito de infografia e estabelecer as diferenciações necessárias para compreendê-lo mais claramente. O problema conceitual situa-se na má tradução do inglês para gráfico e na utilização do conceito de infografia para designar mapa, além do emprego dos termos como sinônimos.

 
  Voltar Imprimir Topo
  Licença Creative Commons O conjunto de obras deste site está sob uma Licença Creative Commons.
1999-2005/GJOL. FACOM/UFBA. gjol@ufba.br
UFBA