Elevado à potência

Mismana Militão

O segredo do sucesso dos site de jornalismo alternativo tem que estar situado na boa utilização do hipertexto. Através do link, cada texto é potencializado promovendo inúmeros caminhos de leitura, diferentes meios de difundir a informação, diálogo com demais sites da rede e atualização do material do banco de dados. A hipertexto traz vitalidade e atualidade ao conteúdo completo já produzido, tornando disponíveis e interligadas todas as partes.

Na revista Novae os links para sites externos ocupam quase um terço da página principal. Eles aumentam o conteúdo disponível ao leitor, que a partir da revista pode buscar textos correlacionados na Rede. Isso explica também a dinâmica do site que conta com quase 30 páginas da internet como parceiras de conteúdo. Já o site do  CMI traz links externos para os demais países onde existem outras centrais de mídia independente em todo o mundo. O material que é publicado na edição do Brasil tem sempre links para o respectivo site que deu origem à notícia.

A arquitetura do Digestivo Cultural, estruturada em links coerentes soube potencializar a navegação em todo o material produzido. A informação circula por entre as 527 Notas, 735 Colunas, 25 Ensaios, 17 Especiais, 16 Editoriais, 325 edições, aproveitando os pontos de referência que os textos e seções têm em comum. Após as análises sobre os mais diferentes produtos culturais, há links para os sites oficiais de cantores, filmes, apresentações, exposições e coisas do gênero.

Copyright © 2002 - Oficina de Jornalismo Digital - Faculdade de Comunicação / UFBA

O webjornalismo agradece

A vez do leitor

Todos os tons

Eu e meu umbigo

Memória circular

Mercado de Trabalho

 

Matérias relacionadas:

Notícia com autonomia

Blogs criam novas possibilidades para jornalistas