Faculdade de Comunicação-UFBA

Deuses

 

POSSÊIDON

Deus grego dos mares e da água. Os romanos o identificaram com Netuno.

Crono teve três filhos: Zeus, Hades e Possêidom. Depois de derrubar Crono, os três repartiram o mundo e a Possêidom coube os mares e oceanos. Possêidom tinha poder sobre as tempestades e os ventos marítmos e garantia a seguranca dos marinheiros ou a destruiçãoo de suas embarcações conforme sua vontade. Ele possuía um palacio de ouro, sob o mar Egeu, e percorria, comumente, a superfície da água numa carruagem de ouro levada pelos mais velozes cavalos.

Possêidom comumente desafiava os outros deuses do Olimpo. Desejava ter como sua a cidade de Atenas, sob os protestos da deusa Atena que considerava a cidade sua. Os deuses, então, decretaram que a cidade seria daquele que oferecesse o presente mais útil aos mortais. Possêidon criou o cavalo, com o seu tridente, a partir de uma pedra e Atena, a oliveira. Os deuses decidiram que Atena havia vencido e a cidade foi dada a ela.

Quase todos os seus filhos herdaram o seu caráter violento. Um deles, o ciclope Polifermo, se tornou célebre por devorar alguns seguidores de Ulisses. O herói grego conseguiu escapar, cegando-o com a ponta quente de uma estaca, lesão que Possêidom nunca lhe perdoou.

Nas obras de Homero, Possêidom é inimigo implacável dos troianos. A hostilidade surgiu pela falta de integridade do rei troiano Laomedonte, pai de Príamo. O monarca havia acordado de entregar a Apolo e a Possêidom certa soma de dinheiro em troca de que construíssem as muralhas de Tróia, mas, uma vez acabado o encargo, negou-se a pagar aos deuses. Embora pareça que Apolo ficou satisfeito em castigar os troianos lhes enviando a peste, Possêidom não serenou enquanto os gregos não saqueassem a cidade.

Afrodite / Apolo / Ares / Ártemis / Atena / Deméter / Dionísio / Hefesto / Hera / Hermes / Héstia / Possêidon / Zeus

Copyright © 2001
Produzido por Alan Verhine e Bruno Cal