Faculdade de Comunicação-UFBA

Deuses

 

APOLO

Filho de Zeus e da titã Leto. Estava relacionado à medicina, música ,poesia e profecia, além de ser o protetor dos rebanhos.

Apolo era considerado o deus da profecia. Seu oráculo mais importante se localizava em Delfos, o local onde matou a serpente Píton. Às vezes, concedia o dom da profecia aos mortais que amava, tal como a princesa troiana Cassandra. Apolo era músico e encantava os deuses com seu desempenho com a lira. Era também um arqueiro-mestre e excelente corredor, sendo creditada a ele a primeira vitória nos Jogos Olímpicos. Sua irmã gêmea, Ártemis, era a guardiã das virgens e das mulheres jovens, enquanto Apolo era o protetor especial dos rapazes. Era também o deus da agricultura, do gado, da luz e da verdade.

Sua elevada moral e sua capacidade intelectual o levaram a ocupar uma posição de cardeal como promotor da civilização. As suas procuras sexuais quase nunca tiveram êxito. Por vezes, desentendeu-se com sua irmã por perseguir as castas jovens a ela consagradas, como quando ocorreu ao perseguir a beldade Dafne pelos bosques. Esta, prestes ao ser alcançada, rogou à Ártemis, a qual a transformou num punhado de folhas, as quais se esvoaçaram ao vento, ludibriando, assim, o deus.

 

Afrodite / Apolo / Ares / Ártemis / Atena / Deméter / Dionísio / Hefesto / Hera / Hermes / Héstia / Possêidon / Zeus

Copyright © 2001
Produzido por Alan Verhine e Bruno Cal