Faculdade de Comunicação-UFBA

Deuses

 

AFRODITE

Deusa grega do amor, da beleza e da fertilidade, identificada, posteriormente, com a deusa romana Vênus. O seu culto foi importado do oeste da Ásia, muito provavelmente da ilha de Chipre.

Na lenda de Homero, ela é dita como sendo a filha de Zeus e Dione, uma de suas consortes, mas na Teogonia de Hesíodo, ela é descrita como nascida da espuma do mar e, etimologicamente, seu nome quer dizer "erguida da espuma". De acordo com o Esíodo, Crono, o pai de Zeus, cortou os genitais de seu pai, Urano, e os lançou ao mar, onde passaram a flutuar no meio da branca espuma e originaram a bela e adulta Afrodite.

De acordo com Homero, Afrodite é a infiel esposa de Hefesto, o disforme deus das artes manuais. Seus amantes incluem Ares além de outros deuses e mortais. Era a rival de Perséfone, rainha do mundo subterrâneo, pelo o amor do belo jovem Adônis. Quando Hefesto a encontrou junto a Ares na cama, sob uma rede invisível, os demais deuses do Olimpo, que foram testemunhas do flagrante, morreram de rir em lugar de se solidarizar com a desonra do esposo traído. Zeus, então, a castigou, fazendo-a se apaixonar pelo mortal Anquises e lhe desse um filho, o heróico Enéias. Contudo, Afrodite também se do deus, fazendo-o perseguir comumente ninfas e mortais, de onde se origina a sua rivalidade com Hera, a ciumenta esposa deste.

Talvez a lenda mais famosa sobre Afrodite diga respeito à causa da Guerra de Tróia. Eris, a personificação da discórdia - a única deusa que não foi convidada ao casamento de Peleu e da ninfa Tétis - ressentida com os deuses, arremessou uma maçã dourada no corredor onde se realizava o banquete, sendo que na fruta estavam gravadas as palavras "à mais bela". Quando Zeus se recusou a julgar entre Hera, Atena, e Afrodite, as três deusas que reivindicaram a maçã, elas pediram à Páris, príncipe de Tróia, para fazer a premiação. Cada deusa ofereceu à Paris um agrado: Hera lhe prometeu que seria um poderoso governante; Atena, que ele alcançaria grande fama militar; e Afrodite, que ele teria a mulher humana mais linda do mundo. Páris declarou Afrodite como a mais bela e escolheu, como prêmio, Helena, a esposa do rei grego Menelau. O rapto de Helena por Paris, ajudado pela deusa, foi a causa da Guerra de Tróia.

Afrodite / Apolo / Ares / Ártemis / Atena / Deméter / Dionísio / Hefesto / Hera / Hermes / Héstia / Possêidon / Zeus

Copyright © 2001
Produzido por Alan Verhine e Bruno Cal