Faculdade de Comunicação-UFBA

Deuses

 

DEMÉTER

Deusa da terra e, concretamente, deusa da fertilidade da terra. Deméter significa "mãe terra". Teve vários consortes, incluindo seus irmãos, Zeus e Possêidom.

Ligada diretamente à fertilidade da terra cultivada, Deméter é uma deusa-mãe cuja origem deve remontar, no mínimo, ao Neolítico. Através de Zeus, seu irmão, Deméter concebeu Perséfone. Quando esta ainda era pequena, Zeus permitiu ao seu irmão Hades, sem o consentimento de Deméter, que a desposasse. Alguns anos depois, ele a raptou, enquanto brincava com as ninfas do Oceano, e levou-a para seu reino subterrâneo em sua carro puxado por corcéis de cor azul escuro. Alertada por um grito da filha, Deméter começou a procurá-la por todo o mundo, com um archote aceso em cada mão. Não comeu, sem se lavou e o mesmo fez Perséfone. Após vários dias de busca, encontrou Hécate, deusa da terra, que ouvira Perséfone gritar mas não vira quem a levara, mas guiou Deméter à presença de Hélio, deus do sol, que tudo vê e que lhe revelou a identidade do raptor...

Enfurecida, Deméter recusou-se a voltar ao Olimpo sem a filha querida e a exercer suas funções divinas. Assumiu o aspecto de uma velha e pôs-se a serviço de Celeus, rei de Elêusis, que encarregou-a de cuidar do jovem Triptólemos, seu filho. Deméter afeiçoou-se ao menino e tentou torná-lo imortal, colocando-o periodicamente no fogo. Surpreendida, porém numa das sessões pela atônita Metanira, mãe do menino, não pôde completar o processo. Revelou-se então aos assustados reis e confiou a Triptólemos a tarefa de espalhar pelo mundo a cultura do trigo.

Enquanto isso, a terra permanecia estéril, pois sem Deméter nada do que era plantado crescia. Perturbada a ordem natural, Zeus teve de intervir junto a Hades para libertar Perséfone e aplacar a fúria da mãe enfurecida. Perséfone, entretanto, já desfrutara da hospitalidade de Hades e comera uma romã, o que a associava permanentemente ao reino subterrâneo, e os deuses envolvidos tiveram de negociar.

Perséfone tornou-se esposa de Hades e rainha dos mortos; Deméter reassumiu suas tarefas divinas; e, a cada primavera, Perséfone deixava Hades e se reunia com a mãe, no Olimpo, para que nessa época a terra cultivada desse seus frutos.

Desde a Antigüidade, esse mito era visto como uma alegoria: Perséfone era o grão semeado, colocado embaixo da terra para se desenvolver e despontar durante a primavera sob a forma de novos frutos...

Afrodite / Apolo / Ares / Ártemis / Atena / Deméter / Dionísio / Hefesto / Hera / Hermes / Héstia / Possêidon / Zeus

Copyright © 2001
Produzido por Alan Verhine e Bruno Cal