Sadomasoquismo, um império de dor e prazer

histórico
Depoimentos
galerias
links


Depoimentos

Sua História
Entrevistas


UMA ANÁLISE DOS TEXTOS E FOTOS DO LIVRO SEX DE MADONNA

retirado da revista Sex

A primeira coisa que se nota ao folhear Sex é a intenção de Madonna em mostrar o "não-convencional". No jardim secreto de Dita, sexo heterossexual, puro e simples, quase não tem espaço, por pouco inexiste. Situações podem parecer bizarras, mas sabemos que podem ser até prosaicas no cotidiano de tantos "conservadores".

A primeira série de fotos versa sobre relações sadomasoquistas, e se você acha que isso já é demais, por favor nem vá em frente.


foto: Madonna

Entre muitas roupas pretas, de couro ou emborrachadas, Madonna abre seu Sex com um casal de lésbicas skinheads. seminuas, armadas de correntes, facas de mola e peitos caídos. As fotos mostram Madonna amarrada - às vezes amordaçada - sendo seviciada pelo par homo careca e tatuado, com brincos nos mamilos e até nos lábios vaginais (ao ver isso, a cara de Madonna é absurdamente cômica).

Depois, Madonna encarna uma "dominatrix" sádica numa série fotografada num inferninho underground chamado The Vault (cripta, ou cofre), Entre coleiras, chicotes, jaquetas e calças de couro, quepes e cadeados, ela pinga vela derretida no braço de um cavalheiro chamado Lúcifer depois senta numa cadeira de aspecto duvidoso enquanto Lúcifer enterra a cabeça no meio de suas pernas.

"Apenas aquele que te fere pode te confortar. Apenas aquele que lhe inflige dor pode tirá-la. "

Uma Madonna ginasiana é estuprada por dois rapazes fortes e carecas numa quadra de basquete, num colégio qualquer. A dominadora vira dominada, mas, de saia erguida e calcinhas arriadas, agarrada pelos brutamontes, a ginasiana Dita parece rir. Aí reside o maior trunfo do livro: podem ficar chocados, seus tolinhos, mas é tudo uma farsa. Se a carapuça servir...

"Algumas pessoas querer ser punidas. Algumas mulheres querem apanhar Alguns homens também."

Ousada, ela acredita que a maioria das mulheres que estão num relacionamento abusivo ficam nessa porque querem. Antes que uma grita de protestos se estabeleça, Dita explica: há mulheres que estão presas a um marido que lhes espanca por causa da dependência financeira ou dos filhos. "Mas eu tenho amigas que têm dinheiro e educação e permanecem em relações abusivas, então devem estar gostando. " E a folclórica "mulher de malandro": apanha mas gosta.

Contudo sadomasoquismo é outra coisa. Madonna cita uma dominatrix que define SM: é deixar alguém te machucar, mas alguém que, você sabe, nunca te machucaria. E sempre uma escolha mútua, um acordo surdo, que nem sempre tem a ver com sexo, mas com o poder. As próprias relações sentimentais são assim - alguém domina e outro se deixa dominar.

Madonna escreve, e você quase pode ouvi-la dizer, com a voz cava: "Debruce, meu bem, eu vou fazer você sorrir."


Copyright© 1999 - COM 024/ FACOM- UFBA
Site produzido por: Luiz Goulart e Yerma Soledade