A Feiosa AIDS e o Bicho Papão do HIV

A criatura feia chamada AIDS existe mesmo. Ela aparece nos corpos das pessoas que são atacadas pelo bicho-papão de nome grande, Vírus da Imunodeficiência Humana, o tal do HIV. Suas vítimas podem ser de qualquer idade, cor, raça, ou sexo. Essa mal-criada de nome horroroso, AIDS-Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, é muito traiçoeira; não mostra logo a sua cara, pois não tem um sintoma somente; ataca o carro-chefe protetor do corpo contra males de intrusos, uma pessoa com AIDS pode ficar dodói por causa de várias doenças. Daí então, Imunodeficiência no nome dos dois (vírus e doença): Imunidade (proteção) - Deficiência (não funciona bem) = IMUNODEFICIÊNCIA.

Quando os malvados chegam, não querem mais ir embora. Pelo menos, ainda não foi descoberta uma arma que destrua de vez com essa raça baixo astral. Mas esses vilões estão com os dias contados. Afinal, logo que apareceram, há 20 anos atrás, eram mais aterrorizadores, levando suas vítimas à morte em 6 meses. No entanto, várias pessoas saíram na guerra contra essa dupla de bandidos (HIV/AIDS). Com o passar dos anos, foram encontradas várias medicações para combatê-los.

No ano de 1987, entra em campo, o grande aliado AZT, remédio que prolonga a vida das vítimas, deixando-as livres de muitas doenças oportunistas( as que se aproveitam do enfraquecimento do corpo provocado pela AIDS). Depois, mais de mil combinações foram feitas a partir do AZT, o que fez surgir muitos remedinhos amigos . E nossas vitórias não param por aí. Os mais novos heróis são os inibidores de protease ( o nome parece do mal, mas eles estão de nosso lado). Eles deram esperança de acabar de vez com a feiosa AIDS, ou de pelo menos transformá-la em uma doença crônica como a diabetes. Assim, o tratamento contra a quase vencida AIDS, está ficando cada dia mais forte.

E não demora muito (esperamos), teremos um mais novo herói para fazer sumir essa criatura das pessoas infectadas, sem tirar-lhes a vida. Mesmo assim, não seja vítima da falta de zelo consigo mesmo, e nem do preconceito; não dê mole para esses feiosos; não se descuide; trate bem uma pessoa infectada pela AIDS, o remédio que elas mais precisam são carinho, amor e compreenssão. Você é nosso aliado.

Como o bicho-papão HIV pode te pegar, o que fazer para se previnir:
Há transmissão de AIDS nos casos em que o organismo de alguém tem contato com o líquido de uma pessoa contaminada. A infecção só ocorre via sangue, esperma, secreção varginal ou leite materno. As situações (e não grupos) de risco são as seguintes:

1-Através do sexo:
O preservativo é o maior aliado contra o vírus da AIDS. É a única maneira de não ser assustado pelo bicho-papão que pode contaminar durante as penetrações sexuais (homem-homem-mulher-homem), desde que qualquer parceiro esteja contaminado. O sexo oral oferece poucos riscos. Então use camisinha; se não, o bicho-papão pode te pegar.

2- Seringas e agulhas.
A s agulhas e seringas são objetos que não podem ser usados mais de uma vez. Elas podem ficar com sangue (o pouquinho que seja) da pessoa que a utilizou primeiro, e esta pode ter o vírus da AIDS. Então, esterilize as seringas, ou, mais seguro ainda, use somente as descartáveis; se não, o bicho-papão pode te pegar.

3-Doação de sangue e derivados:
A doação de sangue é um ato de amor. Mas deve-se tomar cuidado, pois se o doador tiver AIDS, ele infectará quem tiver recebendo o sangue (ou hemoderivados). Então, deve-se testar rigorosamente o material que está sendo doado; se não, o bicho-papão pode te pegar.

4-Gravidez:
A mãe infectada passará para o filho durante a gestação, o parto ou a amamentação. Então evite a AIDS para você e também para os possíveis filhos; se não o bicho- papão pode pegar um pequeno, já nos primeiros segundos da vida dele.

Convivência com HIV/AIDS (Ô criaturinhas chatas!)

Uma pessoa com HIV/AIDS precisa de toda atenção e cuidados. Aí vão alguns:

1-Alimentação saudável e equilibrada é importante para qualquer pessoa, ainda mais se ela tiver com AIDS. Pois tendo uma dieta rica e correta, fica-se mais forte para combater a doença. O bicho-papão vira papinha. As situações de boca machucada (sapinho, etc.), diarréia, náuseas-vômitos, dor-quiemação de estômago, por exemplo, não podem ser tratadas com desleixo por uma pessoa que tem AIDS, então se ligue nos alimentos que devem ser evitados. No primeiro caso, alimentos ácidos, apimentados, com excesso de sal e muito quentes ou frios. No segundo, mamão, manga, frituras, excesso de leite e comidas preparadas com dendê. No terceiro, não se deve ingerir: líquidos durante as refeições, gorduras, frituras e doces. No quarto, fique longe de alimentos industrializados tipo sardinha, salame, salsicha, etc., como também de bebidas alcoólicas, refrigerantes e café.

2-As roupas usadas pela pessoa com HIV/AIDS e as da sua cama podem ser lavadas normalmente. Caso haja manchas de sangue, sêmen ou secreção vaginal, as roupas deverão ser colocadas de molho na água com água sanitária. Sem bicho de sete cabeças.

3-Use luvas caso tenha que entrar em contato com sangue ou fluidos corporais manchados de sangue, e se você tiver algum ferimento, cubra-o com esparadrapo. Sem bicho de sete cabeças.

4-Nos cuidados de enfermagem a uma pessoa com AIDS, você pode usar luvas descartáveis. Mas lembre-se: essas luvas só devem ser utilizadas uma única vez. Fique atento.

5-Para as tarefas domésticas que ponham você em contato com sangue, fezes ou vômitos, também podem ser usadas luvas de borracha. Caso estejam em boas condições, poderão ser lavadas e utilizadas novamente.

6- É desnecessário separar pratos, talheres e copos da pessoas com AIDS, pois esses utensílios não implicam em risco de transmissão e podem ser lavados normalmente com água e sabão. Abraços, beijos, brincadeiras e carinhos também não transmitem o vírus. Sem bicho de sete cabeças.

7-Uma pessoa com AIDS deve evitar compartilhar navalhas ou escovas de dentes porque tais objetos, às vezes, causam sagramento.

8-Caso a pessoa com AIDS apresente febre, deve-se procurar a orientação de um médico, pois pode ser a indicação do surgimento de uma infecção.

9- A grande dica mesmo é atacar o bicho-papão sem criar nenhum bicho de sete cabeças.

Como saber se o HIV apareceu

Nosso corpo, quando fica dodói, cria os ANTICORPOS (células de defesa do organismo), para entrar na batalha contra as doenças. No caso do HIV, acontece o mesmo. Por isso, esse exame identifica se seu corpo está produzindo, ou não, anticorpos contra o vírus HIV. Se der positivo, então o vírus tá na área e provavelmente desenvolverá a doença AIDS. Se der negativo, então a pessoa não foi infectada, ou seu corpo não produziu anticorpos ainda contra o HIV. O corpo demora de 2 semanas a 6 meses para os anticorpos aparecerem contra esse vírus. Há três tipos de teste: Elisa, Western Blot e Imunoflorescência. Se deu positivo no primeiro, repita em um dos últimos que são chamados de teste confirmatórios, e não têm margem de erro como o Elisa. Se deu negativo, não precisa repetir.

Quer saber se você contraiu o vírus da AIDS?

Só fazendo o exame de Testagem para o HIV em um CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento). Aí vão os endereços:

-Estadual: Rua Comendador José Alves Ferreira, n. 240- Garcia. TEL.(71) 328-0993

-Municipal: Largo de Roma, s/n- Roma (Próximo ao Programa Cidade Mãe, em frente ao Hospital São Jorge). TEL.(71) 314-8942


Instituições que pegam o bicho-papão de jeito - Locais de tratamento

-Hospital Central Professor Edgard Santos( Hospital das Clínicas)
Rua Augusto Viana s/n - Canela. TEL: 339-6343/6278/6302
Ambulatório adulto(UDAI):
Segunda-feira pela tarde
Sexta-feira pela manhã
Ambulatório pediátrico
Quarta-feira pela tarde

-Hospital Central Roberto Santos
Rua Edgard Santos s/n - Cabula. TEL: 387-3424/3414
Ambulatório adulto
Segunda- feira pela tarde
Quarta-feira pela manhã
Quarta-feira pela manhã
Quinta-feira pela tarde
Sexta-feira pela tarde

-Hospital Couto Maia
Rua São Framcisco s/n - Monte serrat. TEL: 312-0084
Ambulatório Masculino
Segunda-feira pela manhã
Quarta-feira pela manhã
Ambulatório Feminino
Terça-feira pela manhã

-Hospital Otávio Mangabeira
Rua Conselheiro João Alfredo s/n. TEL 386 4122/3462
Ambulatório
Segunda à Sexta -feira pela manhã e tarde

- Casa de Apoio (CAASAH- Casa de Apoio e Assistência ao Portador do Vírus HIV)
Rua Artur Bernardes, n. 10 - Dendezeiros. TEL: 312- 7655

 
Relatos, Casos, Histórias