A Geografia | A Geopolítica | Nova Ordem Mundial | Resultados da Nova Ordem

 

Blocos Econômicos

NAFTA
Acordo de Livre Comércio da América do Norte


Criado em 1992 , tem como países membros os Estados Unidos da América, México e Canadá. O acordo prevê a instalação de uma zona de livre comércio entre esses três países. Esta área esta baseada na livre circulação de mercadorias e serviços entre os países membros. Isto acontece por eliminação das barreiras legais, e das tarifas alfandegárias, ou seja, está limitado apenas à área comercial. O que se busca é ampliar os horizontes de mercado dos países membros e maximizar a produtividade interna de cada um. Ao contrário da União Européia, o NAFTA não aponta para a unificação total das economias dos países que deles fazem parte.

A grande questão que fez com que este acordo não fosse logo posto em prática, e que ainda hoje se discute muito, é a diferença socioeconômica entre o México e os outros dois países. O México ganha em contingente populacional, por exemplo, para o Canadá, mas dentre os três, é ainda o que possui o maior índice de analfabetismo e menor renda per capita e expectativa de vida. Os dois lados estão temerosos e se auto-avaliam.

EUA e Canadá temem perder suas indústrias para um país em que a mão-de-obra é muito mais numerosa e barata, além de um provável aumento de imigração mexicana; enquanto isso o México, teme a falência, pois sua indústria, como a econômico em geral, ainda não está devidamente capacitada para concorrer com o poder e o desenvolvimento norte-americano. Outro problema que preocupa o México, e mais especificamente sua população, é o agravamento do desemprego devido ao intercâmbio de tecnologias, que proporciona a automatização e a robotização das indústrias.

Por este acordo, ainda fica estabelecido que as empresas, de quaisquer dos países membros, instaladas em qualquer um dos demais, teriam liberdade absoluta de enviar lucros para sua respectiva sede.

O NAFTA tem tudo para ser um grande bloco econômico se bem instalado, pois EUA, Canadá e México juntos correspondem a um mercado de cerca de 380 milhões de habitantes e um PIB de aproximadamente 10 trilhões de dólares. Isto é, se os mais fortes não prejudicarem a economia do mais fraco.

 

 

 

 

ALCA

Mercosul

União Européia

Conflitos

 

 
Teste | Dúvidas | Quem Somos?
Copyright © 2001
Produzido por Bele Albuquerque e Gal Vivas