A Geografia | A Geopolítica | Nova Ordem Mundial | Resultados da Nova Ordem

 

Blocos Econômicos

ALCA
(Área de Livre Comércio das Américas)

Criada pelo Fórum das Américas, na cidade de Miami, em 1994, é formada por todos os países americanos com exceção de Cuba. O objetivo da ALCA é criar uma área de livre-troca em todo o continente americano. Apesar de várias reuniões periódicas ocorrerem, o bloco só tem previsão para ser implantado me 2005.

Essas reuniões, que discutem os princípios de formação e quando realmente entrará em funcionamento, são chamadas de Encontro das Américas. Ainda existem muitas divergências quanto ao início da ALCA. Em 1997, por exemplo, o Encontro das Américas ocorreu aqui no Brasil, em Belo Horizonte. Os Estados Unidos defendiam a antecipação da implantação da ALCA ainda para o final do século XX, enquanto que os países membros do Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai) pensavam no ano de 2005.

Se compararmos o poderio industrial dos Estados Unidos com o resto da América, mesmo com o Brasil, percebemos que ele é muito superior. É por esse motivo a ALCA deve ser implantada a partir de 2005. Neste ano, acredita-se que o desenvolvimento industrial dos outros países da América esteja mais definido e estabilizado, desta forma poderá suportar sem grandes dificuldades o livre comércio com o EUA.

Outro ponto de discussão levantado no encontro das Américas é o destino que os blocos já existentes (NAFTA, MERCOSUL, etc) irão ter já que estão baseados em princípios similares aos da ALCA. Os EUA defendem a extinção destes blocos como funcionamento da ALCA, porém os países do MERCOSUL, liderados pelo Brasil, querem a manutenção de seus blocos.

NAFTA

Mercosul

União Européia

Conflitos

 

 
Teste | Dúvidas | Quem Somos?
Copyright © 2001
Produzido por Bele Albuquerque e Gal Vivas