Faculdade de Comunicação - UFBA
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

CABELÃO CHEIO - O QUE FAZER?


Jully e seus amigos foram passar o São João no interior e mesmo embaixo de chuva, dançaram muito forró até altas horas. No outro dia, enquanto todos dormiam tranqüilos, Jully deu um pulo da cama apavorada, correu para o chuveiro e molhou o cabelo. UFA! Estava aliviada, tinha escapado de que alguém a visse acordando com sua "juba de leão armada". Se você já passou por isso, pode entender o sufoco de nossa amiga. De certo, meninas que possuem cabelos crespos, cheios e ondulados sentem dificuldades na hora de pentear e "acalmar" as madeixas. No entanto, molhar os cabelos a cada hora que desejar arrumá-los não é a melhor opção. Então, o que fazer?

Há algum tempo, quem tinha cabelo cheio vivia no cabeleireiro dando escova para diminuir o volume e alisá-lo. Hoje a beleza natural desse tipo de cabelo é valorizada pois, além de bonitos, são marcantes e caracterizam um estilo próprio. No entanto, precisam de cuidado especial. Confira conosco algumas dicas para tornar os caracóis de seus cabelos motivo de melodias:

Tratamentos químicos:
Se o seu cabelo é muito cheio, você pode fazer um relaxamento. É um processo químico que consiste em abrir as cutículas do fio (parte externa que se parece com escamas de peixes) e quebrar as moléculas ali existentes. O cabelo ficará menos volumoso, fácil de pentear e maleável. Você pode escolher se quer que fiquem cacheados ou lisos. Existem três tipos de química: com base de amônia, hidróxido de sódio e hidróxido de guanidina. Você não precisa entender o que são estas bases. Mas, evite usar a amônia (aquela que tem odor desagradável) pois é muito forte e tende a enfraquecer o fio, deixando-o com queda.

CUIDADOS: Procure sempre um especialista para relaxar os seus cabelos. Química é coisa séria e quando mal aplicada pode causar a queda total dos fios. O cabeleireiro deverá fazer uma análise do fio, verificando sua força e porosidade e fazer um teste em uma mecha antes de aplicar em toda a extensão. Preste atenção a isso e verifique a qualidade do produto que aplicará em você.

Shampoo:
Ele tem a função de limpar os fios das impurezas do dia a dia. No entanto, alguns são bastante alcalinos e por isso ressecam o fio, retirando também suas proteínas. Use shampoos adequados para o seu tipo de cabelo. Existe no mercado uma infinidade de produtos feitos para atender as necessidades dos cabelos crespos. E jamais lave os cabelos diariamente pois eles ficarão bastante ressecados.

Condicionador :
O condicionador rehidrata-o cabelo, devolvendo a ele componentes que o amaciam e dão brilho. Procure usar o condicionante e o shampoo da mesma linha, pois um completará o trabalho do outro.

Hidratação:
Por serem muito sensíveis à ação do sol e do vento os cabelos crespos possuem a tendência natural de ficarem ressecados. É necessário que você os hidrate no mínimo de 15 em 15 dias, principalmente se fizer um relaxamento. Peça ajuda ao seu cabeleireiro para escolher uma hidratação que melhor atenda as necessidades de seu tipo. Na hora de hidratar, divida o cabelo e faça o trabalho com as mãos mecha por mecha. Lembre-se sempre que a hidratação é um tratamento de estruturação interna, por isso nem sempre terá efeitos imediatos.

Leave-in - cremes sem enxague:
São produtos que desembaraçam os fios, ajudam a pentear e cachear. Também protegem contra a ação do sol, da chuva e do vento. Indicados para usar após a lavagem, dando forma aos cachos e diminuem o volume dos cabelos secos. No entanto, não erre: evite usar em excesso - nada de molhar o cabelo toda hora e usar metade do frasco de uma vez. Essa atitude faz os cabelos ficarem pesados, com cheiro forte e com caspas.

Reparadores de pontas:
São essenciais, tenha sempre um em sua bolsa. O reparador deve ser usado na extensão do fio e nas pontas. Evita o ressecamento, protege contra as impurezas do dia-a-dia, e abaixa aqueles fios elétricos que teimam em aparecer. Mas lembre-se: Tudo em exagero é pecado.

Curtir o seu cabelo é essencial para fazê-los ainda mais bonitos. Solte a fera e aprenda a domá-la Você não precisa esconder seus cachinhos nos rabos-de-cavalos, por isso abaixo a fase dos prendedores e xuxas. Se cuidar direitinho dos seus caracóis é você que, com certeza, terá muitas histórias para contar.

 

Home

 

Copyright© 2001
Produzido por Daniele Canedo e Thaiane Machado