UFBAFACOM
 
GJOL

Centro de Estu-dos de Cibercultura

Faculdade de Comunicação
Panopticon
Órgão laboratorial on-line observa e critica o jornalismo brasileiro na Web. O Panopticon é um produto da Oficina de Jornalismo Digital da Facom.
Entre em Contato

 

Principal
 
  Material Impresso / Digital
   
 

 

 

A

ADGHIRNI, Zélia Leal e RIBEIRO, Gilseno de Souza Nunes. Jornalismo online e identidade profissional do jornalista. Trabalho apresentado no GT de Jornalismo do X ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO - COMPÓS. Brasília, 2001.

ARMAÑANZAS, Emy; et alli. El Periodismo Electrónico: información y servícios multimedia en la era del ciberespaço. Barcelona: Ariel, 1996.

ARMENTIA; CAMINOS; ELEXGARAY; MARÍN; MERCHÁN. El Diario Digital. Análisis de los contenidos textuales, aspectos formales y publicitarios. Barcelona: Bosch, 2000.

ARMENTIA; ELEXGARAY; PEREZ. Diseño y periodismo electrónico. Bilbao: UPV-EHU. Leioa, 1999.

ARMENTIA; CAMINOS. La información: redacción y estructuras. Bilbao: UPV-EHU. Leioa, 1998.

ARMENTIA VIZUETE, J.I. y MARTIN AGUADO, J.A. Tecnología de la información escrita. Madrid: Síntesis. Madrid, 1995.

B

BACELAR, Jorge. A letra: comunicação e expressão. Série Estudos em Comunicação nº 3. Covilhã: Serviços Gráficos da Universidade da Beira Interior, 1998.

BAIRON, Sérgio. Multimídia. São Paulo: Global, 1995.

BAL, Mieke. Narratology: introduction to the theory of narrative. 2ª ed. Toronto: University os Toronto Press, 1999.

BALLE, Francis. Médias et Sociétés: De Gutenberg a Internet. Paris: Montchrestien, 1997.

BARBOSA, Suzana. Jornalismo digital e a informação de proximidade: o caso dos portais regionais, com estudo sobre o UAI e o iBAHIA. (Dissertação de mestrado). Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas. FACOM/UFBA, Salvador, 2002.

BARBOSA, Suzana. A informação de proximidade no jornalismo on-line. In: Revista Contracampo 7, Dossiê Tecnologias: Niterói: Instituto de Arte e Comunicação Social; v.7, 47-64, 2° sem/2002.

BARNES, Susan B. Computer-Mediated Communication: human-to-human communication across the internet. Allyn & Bacon.

BASTOS, Helder. Jornalismo Electrónico: Internet e Reconfiguração de Práticas nas Redações. Coimbra: Minerva, 2000.

BETTETINI, Gianfranco; COLOMBO, Fausto. Las Nuevas Tecnologías de la Comunicación. Barcelona: Paidós, 1995.

BOCZKOWSKI, Pablo. Innovation in online newspapers. The MIT Press: Camdridge, 2004.

BOLTER, Jay David. Writing in Space. The computer, Hypertext, and the Hystory of Writing. New Jersey: Lawrence Earlbaum, 1991.

BOLTER, Jay David; GRUSIN, Richard. Remediation: understanding New Media. Cambridge: The MIT Press, 2002.

BROCKMAN, John. Digerati: Encontros com a Elite Digital. Rio de Janeiro: Ed. Campus, 1997.

C

CALLAHAN, Christopher. A journalist´s guide to the internet: the net as a reporting tool. Boston: Allyn & Bacon, 1999.

CAMILO, Eduardo. Estratégias de Comunicação. Série Estudos em Comunicação nº 4. Covilhã: Serviços Gráficos da Universidade da Beira Interior, 1998.

CASTELLS, Manuel. The Internet Galaxy. Reflections on the Internet, Business, and Society. Oxford: Oxford University Press, 2001.

CAUDURO, Flávio Vinícius. O Digital na Comunicação. In: LEVACOV, M; et al. Tendências na Comunicação. Porto Alegre: L&PM, 1998, p.56-67.

CORREIA, João Carlos (org.). Comunicação e Poder. Série Estudos em Comunicação nº 9. Covilhã: Serviços Gráficos da Universidade da Beira Interior, 2002.

CORREIA, João Carlos. Jornalismo e Espaço Público. Série Estudos em Comunicação nº 2. Covilhã: Serviços Gráficos da Universidade da Beira Interior, 1998.

D

DEFLEUR, Margaret H. Computer-Assisted Investigative Reporting: development and methodology. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 1997.

DE PABLOS, José Manuel. Infoperiodismo. El periodista como creador de infografía. Madrid: Editorial Síntesis, 1999.

DEUZE, Mark. What is multimedia journalism. IN Journalism Studies. Vol 5 N 2 Mayo de 2004 pp. 139-152.

DÍAZ NOCI, Javier. La escritura digital. Bilbao. Universidad Del País Basco. 2002.

DÍAZ NOCI, Javier e ALIAGA, Ramón Salaverría. Manual de Redacción Ciberperiodística. Barcelona: Ariel, 2003.

DREYFUS, Hubert L. On the internet: thinking in action. New York: Routledge, 2001.

DRUDGE, Matt. Drudge manifesto. New York: New America Library, 2000.

DYSON, Esther. A Nova Sociedade Digital. Rio de Janeiro: Ed. Campus, 1998.

E

ECHEVERRÍA, Javier. Los señores del aire: Telépolis y el Tercer Entorno. Barcelona: Destino, 1999.

F

FIDALGO, Antônio. Semiótica: a lógica da comunicação. Série Estudos em Comunicação nº 1. Covilhã: Serviços Gráficos da Universidade da Beira Interior, 1998.

FIDALGO, Antonio e SERRA, Paulo. Jornalismo Online. Covilhã: Portugal, 2003.

G

GOSCIOLA, Vicente. Roteiro para as novas mídias. Do game à TV interativa. São Paulo: Senac, 2003.

GILDER, George. A Vida Após a Televisão. Rio de Janeiro: Ediouro, 1996.

GRADIM, Anabela. Manual de Jornalismo. Série Estudos em Comunicação nº 7. Covilhã: Serviços Gráficos da Universidade da Beira Interior, 2000.

GUNTER, Barry. News and the Net. New Jersey: Lawrence Earlbaum, 2003.

H

HALL, Jim. On line Journalism: a critical primer. London: Sterling, Va., Pluto Press, 2001.

HANE, Paulo J. The Online Secrets of Journalists and News Researchers. Medford: Cyber Age Books, 2000.

HANSEN, Kathleen A.; PAUL, Nora. Behind the Message: information strategies for communicators. New York: Allyn & Bacon.

I

 

J

JOHNSON, Steven. Interface Culture. São Francisco: Harper Edge, 1997.

K

KILIAN, Crawford. Writing for the web. North Vancouver: Self-Counsel Press, 1999.

KOCH, Tom. Journalism for the 21st Century: online information, electronic databases and the news. New York: Praeger, 1991.

L

LANDOW, George. Hypertext 2: the convergence of contemporary critical theory and technology. Baltimore: The Johns Hopkins, 1997.

LEMOS, André; PALACIOS, Marcos (org.). Janelas do Ciberespaço. Porto Alegre: Sulina, 2001.

LÉVY, Pierre. As Tecnologias da Inteligência. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.

LÉVY, Pierre. O que é o virtual. São Paulo: Ed. 34, 1993.

LÉVY, Pierre. Cibercultura, São Paulo: Editora 34, 1999.

LIEVROUW, Leah & LIVINGSTONE, Sonia. The Handbook of New Media. Londres: Sage, 2002.

LOPES, Frederico. Escrita teleguiada: guiões para audiovisuais. Série Estudos em Comunicação nº 6. Covilhã: Serviços Gráficos da Universidade da Beira Interior, 1999.

LÓPEZ GARCÍA, Xosé; GAGO MARIÑO, Manuel; PEREIRA FARIÑA, José. O novo xornalismo electrónico. Santiago de Compostela: Edicións Lea, 2000.

LÓPEZ GARCÍA, Xosé; OTERO, Marita. As Factorías da sociedade da información : producción de contidos para Internet. Santiago de Compostela: Edicións Lea, 2001.

LUNENFELD, Peter. The digital dialectic: new essays on new media. Cambridge: The
MIT Press, 1999.

M

MACHADO, Arlindo. Hipermídia: o labirinto como metáfora. In: DOMINGUES, Diana. (org.) A Arte no Século XXI: a humanização das tecnologias. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1997.

MACHADO, Elias. O ciberespaço como fonte para os jornalistas. Salvador: Calandra, 2003.

MACHADO, Elias e PALACIOS, Marcos. Modelos de Jornalismo Digital. Salvador: Calandra, 2003.

MANOVICH, Lev. The language of New Media. Cambridge: The MIT Press, 1999.

MIELNICZUK, Luciana. Jornalismo na Web: uma contribuição para o estudo do formato da notícia na escrita hipertextual. Tese de Doutorado. FACOM/UFBA, 2003.

MIELNICZUK, Luciana. Interatividade como dispositivo do jornalismo online. In:GOMES, Itania M. M; MIELNICZUK, Luciana; SÁ, Augusto; SANTOS, Santos (Orgs.) Temas em Comunicação e Cultura Contemporâneas II. Salvador: Edufba, 2000.

MORGAINE, Daniel. Diez años para sobrevivir: el diario de masas de 1980. Madrid: Editora Nacional, 1972.

MURRAY, Janet. Hamlet on the holodeck: the future of narrative in cyberspace. New York: The Free Press, 1997.

MUSCIANO, Chuck; KENNEDY, Bill. HTML & XHTML: the definitive guide. 5ª ed. O'Reilly, 2002.

N

National Science Foundation Special Report. The implications of Information Technology for Scientific Journal Publishing: a Special Report. Arlington, 2003.

NEWTON, Julianne H. The Burden of Visual Truth: the role of photojournalism in mediating reality. Mahwah: Lawrence Erlbaum Associates, 2001.

NICHOLS, Bill. Representing Reality: issues and concepts in documentary. Bloomington: Indiana University Press, 1991.

NIELSEN, Jakob. Designing web usability. Indianapolis: New Riders Publishing, 1999.

NOGUEIRA, Luís. Cinema: monstros soberanos, ícones e medos. Série Estudos em
Comunicação nº 10. Covilhã: Serviços Gráficos da Universidade da Beira Interior, 2002.

O

OUTING, Steve. Newspaper and New Media: the digital awakening of the Newspaper Industry. Pittsburgh: GATF Press, 2000.

P

PALACIOS, Marcos; MIELNICZUK, Luciana; BARBOSA, Suzana; RIBAS, Beatriz; NARITA, Sandra. Um mapeamento de características e tendências no jornalismo online brasileiro e português. In: Comunicarte, Revista de Comunicação e Arte, vol.1, n.2, Universidade de Aveiro, Portugal, set.2002.

PAUL, Nora. Computer Assisted Research: a guide to tapping online information. Florida: The Poynter Institute, 1999.

PAUTA GERAL: revista de jornalismo. Ano 9, nº 4, 2002. Salvador: Calandra.

PAUTA GERAL: revista de jornalismo. Ano 9, nº 4, 2002. Salvador: Calandra.

PAVLIK, John. Journalism and New Media. New York: Columbia University, 2001.

PEREIRA JR., Alfredo Eurico Vizeu. Decidindo o que é notícia: os bastidores do telejornalismo. 3 ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003. (Coleção Comunicação, 2).

PRIESTMAN, Chris. WEBRADIO - Radio production for Internet streaming. Oxford: Focal Press, 2002.

Q

 

R

RD, Marie L.; BARNES, Susan B.; BARR, Linda R. Web research: selecting, evaluating, and citing. Boston: Allyn & Bacon, 2002.

REDDICK, Randy; KING, Elliot. The online journalist: using the internet and Other electronic resources. New York: Harcourt Brace College Publishers, 1995.

RICH, Carole. Creating online media: a guide to research, writing and design on the internet. New York: McGraw-Hill College, 1998.

ROBERTSON, Roland. Globalização. Teoria social e cultura global. Petrópolis: Vozes, 2000.

RYAN, Marie-Laure. Narrative as virtual reality. Immersion and interactivity in literature and electronic media. Baltimore: The John Hopkins University Press, 2001.

S

SEIB, Philip. Going Live: Getting the News Right in a Real-Time Online Word. New York: Rowman & Littlefield Publishers, 2001.

SERRA, João Paulo. A informação como utopia. Série Estudos em Comunicação nº 5. Covilhã: Serviços Gráficos da Universidade da Beira Interior, 1998.

SMITH, Anthony. Goodbye Gutenberg: The Newspaper Revolution of the 1980s. New York: Oxford University Press, 1980.

SOUSA, Américo de. A Persuasão. Série Estudos em Comunicação nº 8. Covilhã: Serviços Gráficos da Universidade da Beira Interior, 2001.

T

TSAI, Eva. Online Journalism : How Newspapers Tell Stories on the Internet. University of Southern California, 1998.

U

 

V

 

W

WARD, Mike. Journalism Online. Londres: Focal Press, 2002.

WICKHAM, Kathleen. Perspectives: online journalism. Boulder: Coursewise Publishing, 1998.

WILLIAMS, Raymond. Television Technology and Cultural Form. London: Routledge 2ª ed, 1990.

WOLK, Roland de. Introduction to Online Journalism: Publishing News and Information. Allyn & Bacon, 2001.

X

 

Y

 

Z

 

 

 
  Voltar Imprimir Topo
  Licença Creative Commons O conjunto de obras deste site está sob uma Licença Creative Commons.
1999-2005/GJOL. FACOM/UFBA. gjol@ufba.br
UFBA