Radiojornalismo na Web: rádio com arquivo

Davi Lemos

A principal conclusão a respeito do radiojornalismo na web é a sua descaracterização. “Neste novo ambiente não podemos mais falar de ouvintes, mas de usuários. Nem podemos falar em difusão, mas em disponibilização de áudio”, colocou a pesquisadora do Grupo de Jornalismo Online da Faculdade de Comunicação da UFBA, Raquel Porto Alegre.

A mestranda analisa a Central Brasileira de Notícias – CBN – presente nas principais capitais, com afiliadas e correspondentes. Como ela observou na CBN, as rádios na web podem ir além da disponibilização de som. Há a possibilidade de se encontrar também textos e imagens conjugadas às “informações radiofônicas”.

Seguindo as características de navegação na rede, as rádios online também perdem o que se pode chamar “fluxo convencional” das informações. “São novas concepções temporais que se formam. Temos não só o áudio ao vivo, como também as informações armazenadas”, salientou Raquel. É um novo modelo de rádio, com arquivo. Uma revolução quando, em rádios convencionais, só se conservam as programações por uma ou duas semanas.

Os limites de abrangência das rádios são desfeitos na web. O alcance das rádios, até mesmo as comunitárias ou rádios piratas, torna-se universal. Elas não mais são dependentes da transmissão por ondas radiofônicas, que têm alcance limitado. Para a mestranda, as comunitárias são as que ainda mais se beneficiam com as possibilidades da rede de computadores. Mas Raquel Porto Alegre lamenta que este leque de oportunidades não é ainda devidamente explorado.

Sobre a CBN, ela considera a rádio na web presa à emissora convencional, sem que se utilizem todas as ferramentas disponibilizadas. “É preciso se desvincular da rádio tradicional para evoluir, explorando as características do meio hipertextual”. Ela diz que o áudio da emissora ainda pauta a rádio da rede. “A realidade do rádio na rede é diferente. Temos uma realidade multimídia que não é bem explorada”.

Copyright © 2002 - Oficina de Jornalismo Digital - Faculdade de Comunicação / UFBA