A experiência de telejornal online universitário

O objetivo é estabelecer uma nova forma de se fazer jornalismo e telejornalismo através da web. O Telejornal UERJ Online, feito pelos estudantes da Faculdade de Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, no Laboratório de Televisão da faculdade, já conseguiu dar um passo além, sendo reconhecido internacionalmente, até mesmo pela Rede CNN.

Para o professor Antônio Brasil, que é coordenador do projeto do telejornal universitário da UERJ, trata-se de uma oportunidade de formar o profissional ainda no momento em que se aprende os conceitos do jornalismo. Como frisou em sua participação no último Salvador pela Imprensa, realizado no auditório da Faculdade de Comunicação da UFBA, a experiência de se fazer um telejornal, enquanto se estuda e se conhece as novas possibilidades da rede, serve para lançar novas linguagens e se fazer um jornalismo fora dos padrões, nem por isso menos sério.

"O estudante não pode ser obrigado a repetir as fórmulas de sempre", disse o professor da UERJ. E essa sua inclinação pode ser observada no resultado obtido com os trabalhos na realização diária das matérias do telejornal online. Nele todas as etapas da produção do telejornal são seguidas pelos alunos, desde o agendamento das entrevistas à edição das matérias. A intenção é aliar a inventividade própria da juventude à experiência do saber acadêmico, permitindo arriscar e, até mesmo, errar.

Copyright © 2002 - Oficina de Jornalismo Digital - Faculdade de Comunicação / UFBA
 

Primeiro telejornal online universitário brasileiro alcança reconhecimento internacional