Ementário

COM 101 Teorias da Comunicação
O que é teoria. Comunicação e comunicação midiatizada. Estudo das origens e das correntes iniciais das teorias da comunicação. As correntes teóricas e os autores mais significativos. Desdobramentos atuais das correntes fundamentais. Leitura e debate dos textos básicos da teorias da comunicação

COM 102 Semiótica
Aspectos históricos das teorias do signo (semiologia e semiótica). Conceitos fundamentais da semiótica e do conceito semiótico de comunicação (signo, significação, interpretação, aspectos pragmáticos da significação, símbolo, alegoria e metáfora). Fundamentos para a compreensão do funcionamento de mensagens.

COM 103 Estética da Comunicação

Estudos dos modelos teóricos de análise aplicada aos produtos da comunicação midiática: a produção do sentido em geral e no contexto midiático; as relações entre significado de obras e a dimensão de plasticidade de sue sentido; as estratégias artísticas de apelo e os aspectos pragmáticos e fenomenológicos da produção do sentido na arte.

COM 104 Comunicação e Tecnologia
Estudo da relação entre tecnologia e comunicação visando compreender o fenômeno técnico de forma geral, ressaltando suas particularidades no âmbito da comunicação e da cultura contemporâneas. A questão técnica na constituição e transformação das sociedades e da cultura; as principais teorias no campo da comunicação em sua interface com a tecnologia; panorama geral dos aspectos comunicacionais, sociais e culturais das novas tecnologias da comunicação.

COM 105 Comunicação e Política
Estudo da comunicação enquanto campo de poder. Definição de poder e os poderes específicos da comunicação. Poderes da comunicação na sociedade contemporânea. Constrangimentos sociais no exercício da comunicação. Repercussões sociais da comunicação e da mídia. Comunicação, política e democracia. Novas configurações da política na sociedade midiatizada. Esfera e opinião públicas.

COM 106 Comunicação e Cultura Contemporâneas
A comunicação e a cultura como configuradoras da contemporaneidade. Enlaces entre comunicação e cultura. Temas atuais do debate sobre cultura e comunicação: o local e o global; história e historiografia; identidade cultural; configuração do sentido da vida social pelos mídias. Metodologias de investigação e interpretação da comunicação e da cultura. Crítica das tendências culturais contemporâneas

COM 111 Oficina de Comunicação Escrita
Língua falada e língua escrita. Exercícios de elaboração e interpretação de textos escritos. As variadas modalidades de textos escritos. O texto acadêmico. Normatização do texto científico. O texto jornalístico e de divulgação. Estudo dos elementos visuais gráficos. Prática de comunicação escrita com desenvolvimento de produto laboratorial.

COM 112 Oficina de Comunicação Audiovisual
Elementos básicos da comunicação sonora, da comunicação imagética e da comunicação audiovisual. Teorias do som, da imagem e da interação entre som e imagem. A imagem e o som em seus vários suportes: fotografia, disco, cinema, vídeo, televisão e comunicação multimídia. Prática de comunicação audiovisual com elaboração de produto laboratorial.

COM 113 Comunicação e Atualidade I
Relações entre comunicação, sociedade e atualidade brasileiras. Enlaces e mutações da sociedade e da comunicação no Brasil contemporâneo. O Brasil e o cenário internacional. Debate da atualidade brasileira. Aspectos metodológicos de análises de conjuntura. Análises de conjunturas a partir de materiais comunicacionais. A disciplina terá como produto textos de caráter acadêmico e/ou jornalístico.

COM 114 Comunicação e Atualidade II
Relações entre comunicação, sociedade e atualidade baianas. Enlaces e mutações da sociedade e da comunicação na Bahia contemporânea. A Bahia e o cenário nacional e internacional: o local e o global. Debate da atualidade baiana. Aspectos metodológicos de análises de conjuntura. Análises de conjunturas a partir de materiais comunicacionais. A disciplina terá como produto textos de caráter acadêmico e/ou jornalísticos.

COM 115 Comunicação e Ética 
Fundamentos da ética: o que é julgamento de valor e como se justifica. Normatividade moral e relatividade de valores. Ética e capitalismo. Problema e crise da ética na sociedade contemporânea. A ética na comunicação.

COM116 Elaboração de Projetos em Comunicação
Planejamento e projeto. Significado do planejamento e do projeto em comunicação.
Elementos básicos constituintes da elaboração de projetos. As diversas modalidades de projetos em comunicação: pesquisa, trabalhos profissionais etc. Prática de elaboração de projeto em comunicação.

COM 117 Desenvolvimento Orientado de Projeto

Aprofundamento e desenvolvimento de projeto anteriormente formulado, objetivando sua realização como trabalho de conclusão de curso. Projeto desenvolvido sob orientação docente.

COM 118 Trabalho de Conclusão de Curso em Comunicação
Trabalho orientado, monográfico ou prático, de conclusão de curso em Comunicação e Cultura

COM 119 Projetos Experimentais
Monografia ou produção de atividade e/ou evento em comunicação e cultura.

COM 121 Teorias do Jornalismo

O que é teoria. O Jornalismo como demanda da sociedade contemporânea. O estatuto do discurso jornalístico. O jornalismo como modalidade de conhecimento. Jornalismo como acionamento de práticas discursivas para a compreensão da atualidade. Estudo das correntes e dos autores mais significativos das teorias do jornalismo.

COM 122 Comunicação Jornalística
Disciplina teórico-prática voltada para uma introdução aos diversos gêneros do discurso jornalístico (informativo, opinativo, investigativo etc) às peculiaridades dos diversos suportes jornalísticos e às técnicas de apuração, interpretação e exposição jornalísticas. A disciplina estrutura-se em torno da análise e da crítica de material jornalístico veiculado local e nacionalmente, bem como de exercícios práticos de redação jornalística.

COM 123 Oficina de Jornalismo Impresso
Conhecimento e especificidade do jornalismo impresso. Análises das práticas discursivas do jornalismo impresso. Técnicas e experimentações de linguagem. Prática no campo do jornalismo impresso sempre vinculada ao Jornal Laboratório e a outros produtos laboratoriais.

COM 124 Oficina de Radiojornalismo
Conhecimento e especificidade do jornalismo radiofônico. Análises da práticas discursivas do radiojornalismo. Técnicas e experimentações de linguagem. Prática no campo do jornalismo radiofônico vinculada a produtos laboratoriais.

COM 125 Oficina de Telejornalismo I
Conhecimento e especificidade do jornalismo televisado. Análises das práticas discursivas do telejornalismo. Técnicas e experimentações de linguagem. Prática no campo do jornalismo televisado sempre vinculada a produtos laboratoriais

COM 126 Oficina de Jornalismo Digital
Conhecimento e especificidade do jornalismo digital. Análises das práticas discursivas do jornalismo digital. Técnicas e experimentações de linguagem. Prática no campo do jornalismo digital sempre vinculada a produtos laboratoriais.

COM 127 Oficina de Assessoria de Comunicação
Conhecimento e especificidade da assessoria de comunicação. O caráter estratégico e integrado do trabalho de assessoria de comunicação. Estratégias de comunicação. O planejamento estratégico em assessoria de comunicação. Assessoria de comunicação como integração de variadas modalidades de atividades de comunicação: jornalismo, publicidade, marketing, relações públicas etc. O conceito de "communication-mix". Assessoria de comunicação: divulgação e produção de imagens sociais. O trabalho de assessoria de comunicação e os públicos diferenciados. Administração e organização de instituições de comunicação. A gestão da comunicação nas organizações contemporâneas.

COM 128 Trabalho de Conclusão de Curso de Jornalismo

Trabalho orientado, monográfico ou prático, de conclusão de curso em jornalismo.

COM 131 Políticas de Cultura e de Comunicação
Políticas públicas e privadas. O papel do Estado e do mercado no campo da cultura e da comunicação. Políticas de cultura e comunicação: história e situação contemporânea. Análise de experiências e da legislação em políticas de cultura e comunicação, especialmente no Brasil e na Bahia. Leis de incentivo à cultura, com destaque para o Brasil, a Bahia e a cidade do Salvador.

COM 132 Marketing Cultural

Definição, compostos e estratégias de marketing. Definição e especificidade do marketing cultural. Delimitação e especificidades do campo cultural. Economia da cultura e da comunicação. Produção e consumo culturais. Tendências atuais do marketing cultural. Estudos de caso de marketing cultural. Marketing e políticas culturais.

COM 133 Oficina de Produção Cultural
Elementos componentes de uma sistema cultural: criação, divulgação/transmissão e organização. A organização e a produção como momentos vitais à cultura. Produção cultural como organização da cultura. A atividade de produção cultural. Os diferentes tipos de produção cultural. Panorama e peculiaridades da atividade de produção cultural nos diferentes ramos da cultura e da comunicação (música, artes cênicas, artes plásticos, cinema e vídeo, eventos e exposições etc). Análise e debate dos diferentes tipos de produção cultural.

COM 134 Oficina de Análise de Públicos e Mercados Culturais

Estudo dos públicos culturais. Procedimentos de pesquisa e de sondagem de públicos culturais. Públicos culturais e produção cultural. Públicos culturais como diferencial importante para a imaginação e realização de projetos culturais. Públicos e mercados culturais. Os mercados culturais e a produção cultural. Estudo dos mercados culturais. Economia da cultural e da comunicação.

COM 136 Oficina de Planejamento e Elaboração de Projetos Culturais

O significado do planejamento em comunicação e cultura. Planejamento de projeto cultural: imaginação, criatividade e viabilidade. Planejamento e componentes culturais, sociais, políticos, legais e econômicos. Planejamento e elaboração de projeto cultural. Componentes essenciais para elaboração de um bom projeto cultural. Captação e negociação de recursos. Exercício de elaboração de projeto cultural.

COM 137 Oficina de Gestão Cultural
Administração e gestão culturais: especificidades. A administração de instituições culturais. A gestão de projetos e eventos culturais. Componentes fundamentais do gerenciamento cultural: aspectos culturais, políticos e econnômicos. Recursos e orçamentos. Exercício de realização, produção e gestão de evento cultural.

 

 
 

 

Pós-Graduação
Programa Multidisciplinar em Cultura e Sociedade

 

Ciberpesquisa
Saiba o que é a linha de pesquisa Cibercultura

 

Pós-Graduação
Mestrado e Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas

  E-mails
  Calendário
 
 
Copyright © 2000 - LabMedia