Falculdade de Comunicação-UFBA
 

Radicais Livres

Em meio ao ritmo frenético do dia-a-dia, surge o estresse, o sedentarismo e a má alimentação, negligência que pode ocasionar diversas doenças.

O nosso organismo produz naturalmente substâncias chamadas radicais livres, que são moléculas instáveis formadas normalmente durante a respiração e a digestão dos alimentos. Eles podem lesar células e levar a doenças cardíacas, enfraquecer o sistema imunológico, e causar outras doenças graves.

No combate a esse inimigo metabólico, estão os antioxidantes. Seu objetivo é evitar os potenciais efeitos nocivos dos radicais livres, mas acumulam benefícios, como retardardamento do envelhecimento, redução dos níveis de colesterol, o combate à formação de placas no sangue, desobstruindo os vasos, e até mesmo atuam na prevenção de moléstias como câncer e problemas visuais. Alguns antioxidantes são produzidos pelo nosso organismo, enquanto outros vêm da dieta. Estes incluem vitaminas A ( presente em ovos, leite, vegetais verdes, amarelos e laranjas, além de cenoura, brócolis, batata doce e melão), C (pimenta, tomate, brócolis, morango, kiwi e frutas cítricas) e E (grãos integrais, gérmen de trigo, folhas verdes, nozes e sementes). Além das vitaminas, existem os carotenóides (presentes, entre outros, em tomates e folhas verdes), as fitossubstâncias (compostos encontrados em frutas e vegetais) e o selênio (um mineral que atua em conjunto com a vitamina E e pode ser encontrado em carnes, peixes, grãos e derivados do leite). A glutationa, por sua vez, é um antioxidante produzido pelo organismo, mas acredita-se que uma dieta rica em vegetais pode estimular sua produção.

Percebemos, com isso, a importância de uma dieta variada, com frutas e vegetais, elementos que descartamos com frequência em favor de alimentos industrializados, pois cada alimento desempenha uma função de proteção essencial ao organismo. Geralmente, recomenda-se um consumo diário de três porções de vegetais verdes, amarelos ou laranjas, como espinafre, brócolis, abóbora, batata doce, e tomate. Felizmente, a "fonte da saúde" ainda pode ser encontrada na natureza. Isso não se pode negar!!!

 
 
InformaçõesBásicas | Pírâmide
Copyright © 2001
Produzido por Briza Menezes e Gabriela Tanuri