Home
Timbalada
Nossa concepção
 
PELOURINHO

 

 

   

PELOURINHO

A partir da consagração nacional e internacional do Olodum que participara do álbum "The Rhythm of the Saints" de Paul Simon, turistas, notadamente europeus, que prestigiaram o trabalho de Simon passam a fazer cada vez mais freqüentes incursões ao Pelourinho com o objetivo de conhecer o Olodum. Paralelamente, o Centro Histórico passa por um processo de revitalização por parte do governo do Estado que nele viu um enorme potencial turístico. Esta perspectiva recebeu, em grande parte, a contribuição do fato de que os turistas visitavam esta região motivados, principalmente, pelo Olodum. A partir daí, desenvolve-se um notável pólo turístico no Pelourinho que tem, no Olodum, o seu principal representante.
O irônico é que esta reforma empreendida no Pelourinho em função, também, do Olodum retirou de suas residências muitos moradores para que este local se tornasse, ao menos, mais atrativo aos olhos dos turistas. O Olodum, que surgiu como um bloco destinado ao atendimento dos anseios dos habitantes do Maciel Pelourinho, tornou-se, indiretamente, a causa da remoção de muitos deles.
Podemos dizer que a revitalização do Pelourinho se deu devido, também, ao sucesso obtido pelo Olodum tanto internacionalmente quanto nacionalmente. O fato é que o Olodum permanece como elemento central da identidade do Pelourinho enquanto Patrimônio Cultural Humano.

 

 

 

PRINCIPAL / FUNDAÇÃO / CONCEPÇÃO DE MUNDO / PROJETOS / CARNAVAL

 

Copyright © 2000 - FACOM/UFBA/COM024
Informações com Viviam Cruz Pimentel de Matos e Mariana Luz Donato