Adil Giovanni Lepri
É doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal Fluminense e Mestre em Comunicação pela mesma instituição. É pesquisador do Nex - Núcleo de Estudos do Excesso nas Narrativas Audiovisuais onde desenvolve pesquisas na área de cinema, particularmente no campo do audiovisual nos sites de redes sociais. Trabalhou como editor e motion designer em projetos documentais, institucionais, educativos, de divulgação científica e entretenimento.
Doutorado | Adjunto A | adillepri@gmail.com |
LATTES
Adriano de Oliveira Sampaio
Professor associado da Universidade Federal da Bahia (Facom/UFBA) e do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Poscultura/IHAC/UFBA). Professor Visitante na Universidade do Quebec em Montreal (UQÀM) (Canadá/Montreal), Capes-Print (2023.2). Bolsista Pós-Doutorado Sênior CNPQ, vinculado ao INCT-INTREE (2024.1). Coordenador e idealizador do Mestrado Profissional em Gestão e Práticas em Comunicação e Cultura (FACOM/UFBA) (2023). Pós-Doutorado pela ECA/USP (2016-2017). Doutor e mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas - UFBA, com estágio doutoral pela Universidade de Paris III - Sorbonne Nouvelle, graduado em Comunicação Social - Relações Públicas pela Universidade do Estado da Bahia. Membro da Associação Baiana de Psicanálise da Bahia (APBA), desde 2018. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Estudos sobre Marca e Marca Lugar, Comunicação Estratégica, Planejamento e Gestão Cultural, atua, principalmente, nos seguintes temas: comunicação pública, marca lugar, análise do discurso, posicionamento discursivo, teoria e pesquisa em políticas de comunicação, cultura e direitos humanos. É líder do Grupo de Pesquisa: LOGOS - Comunicação Estratégica, Marca e Cultura, certificado pelo CNPQ em 2014. Pesquisador da RedLaco - Red Latinoamericana de Investigación en Comunicación Organizacional. Desde 2010, coordena o programa de extensão Arte, Cultura e Ciência da UFBA, lotado na Facom/UFBA. É autor do livro: "Comunicação Social em Territórios" (2020) e co-autor dos livros: "Comunicação Estratégica e Gestão de Marcas"(2023)"Cultura em Tempos Sombrios" , "Comunicação Organizacional e Relações Públicas" (2022); "Comunicação, inovação e organizações" (2021); "Marca Lugar, Comunicação e Cultura (2018)","Discurso, Mídia e Sentido" (2011), A construção da violência na televisão da Bahia. Um estudo dos programas Se Liga Bocão e na Mira(2011) e Temas em Comunicação e Cultura Contemporânea 4 (2004), todos pela Edufba. Coordenador e idealizador da Pós-Graduação Lato Sensu em Comunicação Estratégica e a Pós-Graduação Lato Sensu em Comunicação Estratégica e Gestão de Marcas (FACOM/UFBA). Foi coordenador do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Pós-Cultura/IHAC/UFBA) e Diretor Editorial da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação Organizacional e Relações Públicas - ABRAPCORP (2020-2021). Foi coordenador do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT/UFBA) (2019-2020) e desde 2010 atua nesse grupo como pesquisador. É professor permanente no Mestrado Profissional Gestão e Práticas em Comunicação e Cultura (FACOM/UFBA). Atualmente, colabora no conselho editorial de periódicos nos domínios da Comunicação e da Cultura no Brasil e em Portugal.
Doutorado | Associado IV | adrianosampaio@gmail.com |
LATTES
Alex Santos Barbosa
Professor de Linguagem Cinematográfica e Cinema Internacional na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (FACOM - UFBA). Membro do grupo de pesquisa Vídeo, Arte, Política e Pensamento (UERJ), desenvolve pesquisa sobre teorias do cinema, cinema contemporâneo e corpo no cinema. Mestre e Doutor em Estudos de Cinema pelo programa de pós-graduação em Arte e Cultura Contemporânea do IART-UERJ. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Cinema, atuando principalmente nos seguintes temas: cinema, reflexividade, corpo, linguagem, virtualidades, horror, tecnologias, espectatorialidade. Vencedor do prêmio Machado de Assis na categoria Não-Ficção, fruto da tese de doutorado. Ministra cursos de extensão nas áreas de teoria e linguagem do cinema, fotografia, artemídia.
Doutorado | Adjunto A I | quartoimaginario@gmail.com |
LATTES
Amaranta Emília Cesar dos Santos
Professora associada de Cinema e Audiovisual na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Possui graduação em Comunicação com Habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia (1998), mestrado em Comunicação e Cultura Contemporâneas também pela UFBA (2002), doutorado em Cinema e Audiovisual pela Universidade de Paris III - Sorbonne-Nouvelle (2008) e Pós-doutorado na New York University (2013-2014) e na Universidade Federal de Pernambuco (2018). Foi professora de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), entre 2009 e 2022. Foi curadora e organizadora da Mostra 50 Anos de Cinema da África Francófona (Ano da França no Brasil, 2009). Idealizou e coordenou o CachoeiraDoc - Festival de Documentários de Cachoeira (BA), entre 2010 e 2021. Coordenou o Grupo de Estudos e Práticas em Documentário (2009-2021). Integrou a equipe de curadoria do Festival de Cinema Brasileiro de Brasília (2013, 2017, 2018). Tem participado de inúmeros festivais como júri, palestrante, conferencista. Tem apresentado trabalhos e publicado artigos com enfoque em cinemas contra-hegemônicos, documentário, cinema africano e da diáspora, cinema brasileiro, curadoria e programação em cinema.
Doutorado | Associado III | amaranta.cesar@gmail.com |
LATTES
André Luiz Martins Lemos
André Lemos (http://andrelemos.info) é Professor Titular do Departamento de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Faculdade de Comunicação da UFBA. É engenheiro mecânico formado pela UFBA (1984), Mestre em Política de Ciência e Tecnologia pela COPPE/UFRJ (1991) e Doutor em Sociologia pela Université René Descartes, Paris V, Sorbonne (1995). Foi Visiting Scholar nas Universidades McGill e Aberta, ambas no Canadá (2007-2008) com bolsa de pós-doutorado pelo CNPq e no Programmable City Lab na National University of Irlanda, Maynooth (Bolsa estágio Sênior, CAPES, 2015-2016). Membro fundador da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (ABCIBER). Diretor do Lab404 - Laboratório de Pesquisa em Mídia Digital, Redes e Espaço (http://lab404.ufba.br). É atualmente pesquisador "1 A" do CNPq André lemos foi Presidente da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação - COMPÓS (2001-2003), Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da FACOM/UFBA (1999-2001) e Chefe do Departamento de Comunicação (FACOM/UFBA). Foi editor da Revista Textos de Comunicação e Cultura (atual Contemporanea) em 1997. Professor visitante em várias universidades brasileiras e estrangeiras. Foi membro titular do Comitê Assessor do CNPQ para a área de comunicação (2009-2012) e Coordenador Geral do Comitê Assessor para as áreas de Comunicação, Ciências da Informação, Museologia e Artes do CNPq (2011-2012). Atua na área de comunicação e sociologia, com ênfase em cultura digital ou cibercultura. Tem 13 livros publicados/organizados e dezenas de artigos em revistas acadêmicas (Qualis A e B) nas áreas de comunicação e sociologia, nacionais e internacionais. Formou, 20 mestres, 8 doutores e 2 pós-doutores. Membro de diversas comissões científicas de revistas nacionais e internacionais, particularmente das revistas Sociétés (França), Teknokultura (Espanha), Canadian Journal of Communication, Space and Culture e Wi. Journal of Mobile Media, Canadá, entre outras. É membro do conselho consultivo internacional para a área de ?Digital Communities? do Prix Ars Electronica (Linz, Austria) . Fez parte de diversas comissões nacional e internacionais como "Best of Blogs", Deutsche Welle (Bonn, Alemanha), Funarte, Petrobrás, Memefest, Prêmio Sérgio Mota, entre outros. É membro do conselho acadêmico da Cátedra Julian Assage de Tecnopolítica e Cultura Digital (CIESPAL) e conselheiro substituto do Conselho de Ciência e Tecnologia do Estado da Bahia (CONCITEC).
Doutorado | Titular | alemos@ufba.br |
LATTES
Carla de Araújo Risso
Possui Doutorado (2012) e Mestrado (2005) em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, graduação em Filosofia (FFCHL/USP) e em Publicidade e Propaganda (ECA/USP). Atualmente é Adjunto I da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia. Está vinculada ao Grupo de Pesquisa "Estudos de Linguagem: Práticas Midiáticas - USP" e ao Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Censura [NPCC], da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Atua na área de Design Gráfico, principalmente nos seguintes temas: design de publicações jornalísticas e direção de arte publicitária.
Doutorado | Adjunto II | carlaarisso@gmail.com |
LATTES
Claudiane de Oliveira Carvalho
Doutora e mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com três estágios de pós-doutoramento (dois pelo CNPq e um pela Capes) dedicados a compreender os processos de transformação dos discursos em contexto de midiatização. Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia da Universidade Federal do Pará (PPGCOM -UFPA), onde atuou como professora visitante de 2021 a 2023. Claudiane é autora do livro A construção da notícia: interseções entre jornalismo e comunicação estratégica (Edufba, 2019) e coautora de Comunicação Estratégica e Gestão de Marca (Edufba, 2023), A Construção de Sentidos no Jornalismo: contribuições de Maurice Mouillaud e Eliseo Verón (Edufba, 2020) e Marca Lugar, Comunicação e Cultura (Edufba, 2018). Tem experiência em edição e coordenação de telejornal e projetos de tv e vídeo; em redações de jornalismo impresso diário; comunicação estratégica com foco na produção do discurso informativo para gestão de marca; comunicação para movimentos sociais e organizações da sociedade civil. Atua em Comunicação com ênfase em sociossemiótica, teorias da comunicação, estudos do jornalismo e comunicação estratégica, especialmente, nos seguintes temas: discursos e mídia, discurso informativo, mediatização, circulação dos sentidos e enunciação.
| Adjunto I | claudianecarvalho29@gmail.com |
LATTES
Edson Fernando Dalmonte
Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (2000), mestrado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (2002) e doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (2008). É professor Adjunto IV da Faculdade de Comunicação e do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia. Atuando principalmente nos seguintes temas: Webjornalismo, Contrato de comunicação, Teorias da comunicação, Análise do discurso e Comunicação e Ética. É organizador de "Teoria e prática da crítica midiática" (EDUFBA, 2013), co-organizador de "Comunicação e pesquisa: região, mercado e sociedade digital" (EDUFBA, 2007) e autor dos livros "Mídia: fonte e palanque do pensamento culturalista de Gilberto Freyre" e "Pensar o discurso no webjornalismo: temporalidade, paratexto e comunidades de experiência", ambos pela EDUFBA, 2009. Foi coordenador do PósCom/UFBA (biênios 2011-2013 e 2013-2015). Foi Presidente da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação - COMPÓS (2015-2017). Bolsista produtividade em Pesquisa do CNPq.
Doutorado | Associado II | edsondalmonte@gmail.com |
LATTES
Fábio Sadao Nakagawa
Graduado em comunicação social com habilitação em Rádio e Televisão pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995), Mestre e Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002/2008). Professor da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia desde 2011.
Doutorado | Associado III | fabiosadao@gmail.com |
LATTES
Fernando Costa da Conceição
Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA/1986), Fernando Conceição é mestre e doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1996 e 2001, respectivamente). Membro fundador do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da Ufba, é professor adjunto desta universidade, onde começou em 1996 como professor substituto. Atualmente lidera dois grupos de pesquisa que dialogam entre si em suas abordagens. Enquanto o grupo "Permanecer Milton Santos" estuda a participação deste intelectual no entendimento do papel da informação e da comunicação na era da globalização, o grupo "Etnomidia" (Grupo de Estudos em Mídia e Etnicidades) acompanha nos grandes veículos de comunicação a manutenção ou superação dos estereótipos negativos construídos contra grupos étnicos ou raciais historicamente discriminados no Brasil.
Doutorado | Titular | fernconc@ufba.br |
LATTES
Giovandro Marcus Ferreira
Professor Associado IV da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, na qual integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas e coordena o Centro de Estudo e Pesquisa em Análise do Discurso e Midia (CEPAD) e o Centro de Estudo em Comunicação, Democracia e Cidadania (CCDC). Fez o doutorado e mestrado em Ciências da Informação Medias, no Institut Français de Presse et Communication (Université Paris 2 Panthéon-Assas), graduou-se em Comunicação Social (Jornalismo) na Universidade Federal do Espírito Santo e em Filosofia na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Teorias da Comunicação, Teorias do Jornalismo e Análise do Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: história dos paradigmas da comunicação, história dos paradigmas do jornalismo e discurso e mídia. Pesquisador com Bolsa Produtividade do CNPq (PQ).
Doutorado | Titular | giovandro.ferreira@gmail.com |
LATTES
Gisele Marchiori Nussbaumer
Dedica-se a estudos e projetos na área de cultura, com ênfase em políticas culturais, gestão e produção cultural, públicos da cultura e cibercultura. Possui mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo/USP (1997) e doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia/UFBA (2004). Entre suas publicações destacam-se o livro O mercado da cultura em tempos (pós) modernos (2000), que analisa a utilização do marketing no campo cultural; e a coletânea Teorias e políticas da cultura (2007). É professora do Curso de Produção Cultural e do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade/PÓS-CULTURA e membro do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura/CULT da UFBA. Foi Diretora Geral da Fundação Cultural do Estado da Bahia/FUNCEB, instituição responsável pelas políticas públicas para as linguagens artísticas no estado, de janeiro de 2007 a março de 2011.
Doutorado | Associado I | gica.mn@gmail.com |
LATTES
Guilherme Maia de Jesus
Possui graduação em Educação Artística Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1999), mestrado em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2002) e doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (2007). É professor da Faculdade de Comunicação da UFBA, do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas e Colaborador do PPGMUS, na mesma instituição. . É líder do Laboratório de Análise Fílmica (Facom/UFBA) e pesquisador do DRAMATIS (PPGAC-UFBA). Foi Líder do LIS, grupo de Pesquisa em Teoria, Análise e Criação de Trilhas Sonoras para Produtos Audiovisuais (CAHL/UFRB) e professor de graduação e pós-graduação de cursos da área do Audiovisual na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, no Centro Universitário Jorge Amado, na FTC e na Universidade Católica do Salvador. Tem experiência nas áreas de Artes e de Comunicação, com ênfase em análise fílmica e em criação e produção de música para produtos audiovisuais.
Doutorado | Associado I | maia.audiovisual@gmail.com |
LATTES
Guilherme Rosa Varella
É pesquisador, gestor cultural, advogado e músico. Foi diretor do Instituto Cultura e Democracia. Atuante na área de cultura e políticas culturais desde 2006. É doutor pela Faculdade de Direito da USP, onde também fez o mestrado (2013) e se graduou (2006). Foi consultor do Movimento Brasileiro Integrado pela Liberdade de Expressão Artística (MOBILE), de 2019 a 2023. Foi Secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura (2015-maio/2016). Ocupou as funções de Chefe de Gabinete e Coordenador da Assessoria Técnica da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo de 2013 a 2015, exercendo interinamente o cargo de Secretário Municipal de Cultura, entre janeiro e fevereiro de 2015. É autor do livro "Plano Nacional de Cultura - direitos e políticas culturais no Brasil" (Azougue, 2014). Atuou como advogado do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), onde coordenou a área de direitos autorais e acesso à cultura e ao conhecimento. Foi consultor do Ministério da Cultura, em 2010, atuando na elaboração do Plano Setorial de Culturas Indígenas e Plano Nacional de Culturas Populares, com ênfase em sua parte jurídica, e do Governo do Distrito Federal, na política pública do Carnaval de Rua. É consultor na área de direitos e políticas culturais, direitos autorais, cultura e tecnologia, gestão cultural e políticas públicas.
Doutorado | Adjunto A | guilherme.varella@gmail.com |
LATTES
Ivanise Hilbig de Andrade
Jornalista, Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), tendo realizado Doutorado Sanduíche na Université Paris 2 - Panthéon Assas, França, entre 2013 e 2014. Mestre em Estudos de Linguagens, área de concentração Linguística e Semiótica, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Unigran (Centro Universitário da Grande Dourados). Atualmente é professora adjunta na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), além de professora visitante do Institut Français de Presse - Université Paris 2 - Panthéon Assas. Integrante do Centro de Estudos e Pesquisas em Análise do Discurso e Mídia (CEPAD/UFBA) e consultora do CCDC/UFBA (Centro de Comunicação, Democracia e Cidadania). Diretora-Adjunta de Documentação da Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação). Autora do livro-reportagem "Na Rota do Gasoduto - A exploração sexual de Crianças e Adolescentes em Mato Grosso do Sul", como projeto de conclusão do curso de graduação e vencedora do V Concurso Tim Lopes de Jornalismo Investigativo (ANDI), em 2010. Experiência em docência no ensino superior (graduação e pós-graduação), no jornalismo impresso diário, em projetos sociais e pesquisas desenvolvidos por Organizações da Sociedade Civil (Ongs). Áreas de atuação: Teorias da Comunicação, Jornalismo Impresso, Produção de texto, Análise de Discursos e Semiótica.
Doutorado | Adjunto I | ivaniseha@gmail.com |
LATTES
Jonicael Cedraz de Oliveira
Possui mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é professor Assistente II da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: comunidades, rádio comunitária. estratégias, programas, programação, comunidade e rádio público, legislação, inclusão étnica, gênero e social urbana, gestão democrática urbana.
Mestrado | Assistente II | jonicael@ufba.br |
LATTES
José Francisco Serafim
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1984), mestrado em cinema documentário (antropológico) pela Universidade Paris X - Nanterre (1994), mestrado em Instituição, trabalho e educação - École des Hautes Études en Sciences Sociales (1993) e doutorado em cinema documentário (antropológico) pela Universidade Paris X - Nanterre (2000). Atualmente é professor adjunto da Faculdade de Comunicação - UFBA. Professor e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas e pesquisador do Instituto de Saúde Coletiva/UFBA. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Cinema, atuando principalmente nos seguintes temas: antropologia fílmica, cinema documentário, análise fímica, cinema e ficção.
Doutorado | Associado I | serafimjf@gmail.com |
LATTES
José Roberto Severino
É professor adjunto da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: história, comunicação e patrimônio cultural. Professor da disciplina Política da Cultura e da Comunicação, da Faculdade de Comunicação, e do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal da Bahia. É pesquisador do Grupo de Estudos multidisciplinares em Cultura CULT e pesquisador associado do Diversitas Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos, da Universidade de São Paulo. No projeto Intolerância/Tolerância - Democracia e Cidadania, do Programa Institutos do Milênio CNPq é coordenador do Projeto Memória e Identidade, com foco em políticas culturais e a migração/imigração contemporâneas. Atua no campo da História da Cultura.
Doutorado | Associado I | beto.severino452@gmail.com |
LATTES
Juliana Freire Gutmann
Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (2012). É professora do Departamento de Comunicação e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia. Jornalista graduada pela UFBA (2000) e Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas também pela UFBA (2005), com Pós Doutorado Sênior na Universidade Federal Fluminense (Cnpq/ 2019-2020). Coordena o Grupo de Pesquisa em Cultura Audiovisual, Historicidades e Sensibilidades/ CHAOS (https://www.chaos-ufba.com.br/). Como professora da graduação, atua na área de comunicação, estudos de linguagem e comunicação estratégica. Como pesquisadora, orienta e desenvolve pesquisas em torno dos seguintes temas: cultura audiovisual, linguagem e materialidades do audiovisual, análise audiovisual, audiovisual em redes sociais digitais, performances em contexto digital, música e cultura pop, televisão e novas ecologias do televisivo. No mercado de comunicação, tem experiência profissional em televisão, telejornalismo e comunicação organizacional.
Doutorado | Adjunto II | gutmannufba@gmail.com |
LATTES
Júnia Cristina Ortiz Matos
Especialista em Ciência de Dados e Big Data (Instituto de Matemática e Estatística - IME/UFBA). Doutora em Comunicação pela Universidade Federal da Bahia (Póscom/UFBA). Graduada em Estatística (UFBA) e em Comunicação Social (UESB). Atuou como pesquisadora visitante no Comparative Media Studies - Massachusetts Institute of Technology (MIT), pelo programa Capes/Fulbright (2014-2015). Foi bolsista Fulbright Program/United States Department of State para realização de treinamento avançado em língua inglesa com propósito acadêmico na Saint John's University (2014). Realizou pesquisa de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação de Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial (Senai/CIMATEC), com o projeto: Inteligência Artificial no Combate à Covid-19: Abordagem Deep Learning para Predição do Comportamento da Pandemia e Classificação de Medidas de Contingenciamento com Processamento de Linguagem Natural. Foi embaixadora em Salvador da iniciativa Women in Data Science - WiDS (2019-2023), projeto da Universidade Stanford de apoio à participação feminina na área de Ciência de Dados. Principais interesses: Ciência de Dados; Deep Learning; Predição de Séries Temporais; Natural Language Processing; Inovação Industrial.
Doutorado | Assistente A | junia.ortiz@gmail.com |
LATTES
Leonardo Abreu Reis
Professor da cadeira de fotografia e iluminação em cinema e audiovisual da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (FACOM - UFBA). Bacharel em Cinema pelo curso de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense (UFF -2000). Mestre em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO - 2003). Doutor em letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ - 2009). Tem experiência na área de cinema e vídeo, atuante no ensino e na produção de audiovisuais. Pesquisador voltado para a cultura popular e sua interação com o audiovisual e para experiências em cinema e educação.
Doutorado | Adjunto IV | lareislareis@gmail.com |
LATTES
Leonardo Figueiredo Costa
Atualmente é Diretor da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (quadriênio 2021-2025). Professor Associado IV da Facom (UFBA), onde também atua como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (Póscom) e do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Pós-Cultura). Coordena, com a profa. Renata Rocha, o Laboratório de Estudos em Políticas Culturais e Economia da Cultura (LAB-Cultura). Participante do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT/UFBA), da Rede de Pesquisadores de Políticas Culturais (REDEPCULT), do Observatório da Economia Criativa (OBEC-BA) e da Cátedra UNESCO de Políticas Culturais e Gestão. Editor-chefe do periódico Políticas Culturais em Revista. Já foi vice-diretor da Facom (2017-2021), coordenou o Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT/UFBA), no período de 2017 a 2018, e o Colegiado da Graduação (Facom/UFBA), no período de 2013 a 2015. Visiting Scholar (CNPq) na University of Miami (2016-2017). Doutor em Cultura e Desenvolvimento pelo Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (UFBA), com período sanduíche na Université Paris III (Sorbonne Nouvelle). Mestre em Cibercultura pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (UFBA). Graduado em Comunicação com habilitação em Produção em Comunicação e Cultura (UFBA).
Doutorado | Associado IV | leocosta@ufba.br |
LATTES
Leonor Graciela Natansohn
Graciela Natansohn é Professora Associada da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia e docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas. Suas pesquisas e produções concentram-se na interseção entre a Comunicação e o Feminismo: questões de gênero na cultura digital e no jornalismo; Mulheres e TIC´s, ciberfeminismos e tecnofeminismos. Graduada em Jornalismo (Universidad Nacional de La Plata, Argentina,1984) e Licenciatura em Comunicação Social ( Universidad Nacional de La Plata, Argentina , 1987), mestrado (1998) e doutorado (2003) em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia. Pós-doutorado em Universidad Nacional de Buenos Aires (Argentina). Coordena o grupo de Pesquisa em Gênero, Tecnologias DIgitais e Cultura (GIG@/UFBA).
Doutorado | Associado III | graciela71@gmail.com |
LATTES
Lia da Fonseca Seixas
Lia Seixas é professora adjunta de jornalismo na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), pesquisadora do Programa em Comunicação e Cultura Contemporâneas (PosCOM UFBA). É graduada, mestre e doutora em Comunicação Social. Sua tese de doutorado sugeriu novos critérios de classificação de gêneros jornalísticos, o que originou o livro "Redefinindo os gêneros jornalísticos: Proposta de novos critérios de classificação" pelo Labcom Books da Universidade Beira Interior (Portugal). Coordena o Núcleo de Estudos em Jornalismo (NJor, Disponível em www.nucleodeestudosemjornalismo.blogspot.com) e atua em teorias do jornalismo, gêneros jornalísticos, narrrativa e texto jornalísticos, jornalismo impresso, jornalismo digital, análise do discurso e pragmática da comunicação.
Doutorado | Associado I | liaseixas@gmail.com |
LATTES
Lívia de Souza Vieira
Lívia de Souza Vieira é professora adjunta no Departamento de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA); doutora e mestre em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com doutorado-sanduíche na Birmingham City University (Inglaterra). Tem especialização lato sensu em Comunicação Empresarial pela Universidade Cândido Mendes (UCAM) e graduação em Jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF). É editora da newsletter Farol Jornalismo. Tem se dedicado ao estudo das transformações da produção jornalística no ecossistema digital, com ênfase para as questões éticas. Sua dissertação de mestrado Parâmetros éticos para uma política de correção de erros no jornalismo online foi vencedora, em 2015, do Prêmio Adelmo Genro Filho, promovido pela SBPJor. Já trabalhou na Faculdade IELUSC como docente nos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, na Petrobras como analista de conteúdo digital sênior, na Fundação Pró-Rim como jornalista, na agência A2C como líder de conteúdo interativo e no jornal Folha Dirigida como repórter.
Doutorado | Adjunto A I | liviasvieira@gmail.com |
LATTES
Marcelo Rodrigues Souza Ribeiro
Professor de História e Teorias do Cinema e do Audiovisual, na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, desde maio de 2017. Coordenador do grupo de pesquisa Arqueologia do sensível e membro do Laboratório de Análise Fílmica, desenvolve e orienta pesquisas sobre imagem, história e direitos humanos. Doutor em Arte e Cultura Visual pela Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás (2016). Fundador, autor e editor do incinerrante (https://www.incinerrante.com), cofundador, autor e editor do a quem interessar possa (https://www.aquem.in), crítico de cinema, programador e curador de mostras e festivais. Tem experiência de pesquisa, ensino e extensão em Cinema, Fotografia, Artes, Cultura Visual, Comunicação, Antropologia, Antropologia Audiovisual e Estudos da Imagem.
Doutorado | Adjunto I | marcelorsr@ufba.br |
LATTES
Marcos Oliveira de Carvalho
Arquiteto, mestre e doutor em Planejamento Urbano pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Artes e Comunicação, com ênfase na produção, edição, montagem e finalização de filmes e conteúdos audiovisuais.
Doutorado | Adjunto I | baucarvalho@gmail.com |
LATTES
Maria Carmen Jacob de Souza
Doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora da Faculdade de Comunicação e do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia. Temas investigados: campo das emissoras e produtoras de conteúdo de séries ficcionais para televisão e internet, campo de produção da teledramaturgia e da telenovela, construção social da autoria no campo de produção do audiovisual, métodos de análise da poética, do estilo e das marcas de autoria do roteirista e do diretor em ficções seriadas televisivas.
Doutorado | Titular | mcjacobsg@gmail.com |
LATTES
Maria Lucineide Andrade Fontes
Jornalista, Professora Adjunta da Universidade Federal da Bahia (Faculdade de Comunicação) do Curso de Graduação em Comunicação com Habilitação em Jornalismo e Professora/Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Conteemporênas (PPGCCC/PósCom);Pesquisadora do CNPq; Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Jornalismo Online (GJOL), onde integrou o Projeto PROCAD 1640/2008: O Ensino do Jornalismo na Era da Convergência Tecnológica: Metodologias, Planos de estudo e demandas profissionais; Integra o Grupo de Pesquisa NJor - Núcleo de Estudos em Jornalismo (2014 até atualmente); Articulista free-lancer do jornal Correio* (Salvador, 2013 até atualmente); Integrou o Grupo de Pesquisa em Interações, Tecnologias Digitais e Sociedade (GITS, 2011-2013); Graduada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia (1990), Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (2003) e Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (2006). Professora das disciplinas Teorias do Jornalismo e Comunicação Jornalística (2012.2 - Editora da revista Lupa até a atualidade); Temas em Cibercultura (Pós-Graduação - 2012); Ministrou as disciplinas Temas Especiais em Jornalismo, Oficina de Jornalismo Impresso, Estudo Dirigido em Jornalismo, Mídia e Cibercultura; Chefe do Departamento de Comunicação da Facom-UFBA (2009-2010); Vice-Coordenadora do Colegiado de Comunicação da Facom-UFBA (2007-2008); Pesquisadora Associada da Anis - Instituto de Bioética Direitos Humanos e Gênero; Editora-responsável e revisora da Editora LetrasLivres (Brasília - DF); Articulista e Colaboradora free-lancer da Rádio Metrópole FM (101,3/Salvador 2006-2011); Articulista e colaboradora free-lancer do jornal A Tarde (Salvador - BA no período Novembro 2004 - Agosto 2012; ); Articulista e colaboradora free-lancer da TV Educativa da Bahia, IRDEB/comentarista semanal de crítica da mídia (2010-2011); Articulista e Colaboradora free-lancer da Rádio Band News FM Bahia (99,1), Salvador (27 Setembro 2012 até 14 maio 2015) - coluna Pensa Bahia, Segundas e Quintas-Feiras (http://bandnewsfm.band.com.br/ - opção - Salvador; participações em podcast disponíveis no youtube Pensa Bahia Malu Fontes; exemplo:https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=2DoIBlpQVk8); Coordenadora de Comunicação da Reitoria da Universidade Federal da Bahia no período 2006-2007. Coordernadora dos projetos no CNPq sobre Eleições 2010 e aborto e sobre Imprensa, Gênero e o Caso Nardoni; Áreas de interesse: Comunicação, Redes Sociais Digitais, Jornalismo OnLine, Comunicação e Cultura, Comunicação e Cibercultura, Jornalismo, Comunicação e Gênero, Jornalismo Impresso, Cibercultura e Redes Sociais; Bioética, Mídia, Mediatização das Ciências da Saúde, Televisão, Sociedade do Espetáculo, Telejornalismo, Mídia e Corpo, Mídia, Representação e Identidade, Mídia e Justiça, Teorias do Enquadramento e Agendamento. Observação: todos os textos publicados pela proprietária deste Lattes em jornais e magazines, bem como as participações em programas de rádio e televisão, são assinados sob a rubrica de Malu Fontes, nome profissional usado pela mesma anteriormente ao ingresso na Universidade. e-mail: maluzes@gmail.com; twitter: @malufontes
Doutorado | Associado II | malufontes@ufba.br |
LATTES
Maurício Nogueira Tavares
TPossui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (1978), mestrado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (1992) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal da Bahia. É avaliador institucional do MEC. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Radiodifusão, atuando principalmente nos seguintes temas: jornalismo, cultura, comunicação, rádio, crítica, humor e moda. Coordena a Radiofacom e o Laboratório de Rádio da Facom/UFBA.
Doutorado | Titular | mauriciotavares53@gmail.com |
LATTES
Natacha Stefanini Canesso
Doutora pelo Programa de Pós Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia (2020). Mestre em Comunicação e Cultura Contemporânea pela Universidade Federal da Bahia (2004). Graduada em Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1994). Atualmente Professora da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia. Até agosto de 2023, atuava como Professora da Universidade Federal do Oeste da Bahia, no Centro Multidisciplinar de Santa Maria da Vitória. Possui experiência profissional na área de Comunicação, com ênfase em Gestão e Publicidade e Propaganda. No ensino, atua nos seguintes temas: comunicação, publicidade, propaganda, planejamento de comunicação, gestão da comunicação, gestão de marcas, economia criativa, criação e gestão de projetos culturais, gestão do audiovisual e animação. Integra o Grupo de Pesquisa em Comunicação, Política e Redes Midiáticas (CP-Redes) na UFBA, no qual desenvolve pesquisa sobre políticas públicas culturais, processos criativos na produção e gestão do audiovisual independente e animação seriada. A pesquisa atual Políticas de fomento à produção independente do audiovisual no Brasil: continuidades e mudanças é desenvolvida em parceria com pesquisadores da UFBA, UFOB, UNEB, Unicap e tem o apoio do CNPq.
| Adjunto | nscanesso5@gmail.com |
LATTES
Ohana Boy Oliveira
Professora Adjunta da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA) na área de Organização da Cultura, Ética e Direitos Culturais. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (2016-2020). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades da UFF (2013-2015). Bacharel em Produção Cultural pela UFF (2007-2011). Pós-doutorado pelo Programa de Cultura e Territorialidades da UFF no projeto de pesquisa ECOA Niterói - Mapeamento do Potencial Econômico de Setores Culturais de Niterói (2021-2022). Membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de graduação em Produção Cultural (UFBA). Pesquisadora Plena do Conselho Científico-Cultural do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT). Pesquisadora da cultura com interesse nos aspectos de gênero, raça, classe e descolonização do pensamento.
Doutorado | Adjunto A | ohanaoliveira@ufba.br |
LATTES
Regina Lucia Gomes Souza e Silva
Possui doutorado em Ciências da Comunicação (especialidadde em Cinema) pela Universidade Nova de Lisboa (2006), mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea pela Universidade Federal da Bahia (1997). É professora do Departamento de Comunicação e do PósCom na Universidade Federal da Bahia e tem experiência na área de Comunicação Audiovisual, atuando principalmente nos seguintes temas: Estudos de Crítica (Cinema e TV) e Recepção Histórica, Retórica da crítica, Análise Fílmica, Estética do audiovisual. Concluiu pesquisa de pós doutorado na área de Crítica de TV (ficções seriadas) no Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da UFBA (2010). É líder do Grupo de Pesquisa Recepção e Crítica da Imagem (GRIM).
Doutorado | Associado I | reginagomesbr@gmail.com |
LATTES
Renata de Paula Trindade Rocha de Souza
Professora da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pesquisadora do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT), também da UFBA. Membro da comissão editorial da Coleção CULT (EDUFBA) e do corpo editorial do periódico Políticas Culturais em Revista. Atuou como coordenadora do Colegiado de Graduação em Comunicação (2018) e como vice-coordenadora do CULT (2014-2018). Realizou pós-doutorado com financiamento do Programa Nacional de Pós-Doutorado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (PNPD/Capes) em Políticas Culturais no Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da UFBA. Doutora em Cultura e Sociedade (2014) pela UFBA, com período sanduíche, financiado pelo Programa de Doutorado-sanduíche no Exterior (PDSE), também da CAPES, na Universidade Autónoma Metropolitana - Unidad Iztapalapa (México), e mestra em Cultura e Sociedade (2009) pela mesma instituição. Graduada em Comunicação - Jornalismo (2006). Tem experiência nas áreas de Cultura e Comunicação atuando principalmente nos seguintes temas: políticas culturais, políticas de comunicação, audiovisual, estudos da cultura na América Latina, TV pública.
Doutorado | Adjunto A | renatatrocha@ufba.br
Doutorado | Adjunto I | renatatrocha@ufba.br |
LATTES
Rodrigo Rossoni
Professor Associado 2 na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia - UFBA, atuando no campo da fotografia: Fotojornalismo, Fotografia Documental e Teorias da Imagem. É coordenador do Programa de Formação em Fotografia do Laboratório de Fotografia da Faculdade de Comunicação da UFBA - Labfoto-Facom/UFBA. Pós-doutor em Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - ECA/USP, com bolsa CNPq. Doutor em Educação pelo PPGE-UFES com pesquisa sobre os fotógrafos documentaristas formados pela Escola de Fotógrafos Populares no Complexo de Favelas da Maré, no Rio de Janeiro. Mestre em Educação pelo PPGE-UFES, na linha de pesquisa Educação e Linguagem Visual. A pesquisa foi desenvolvida a partir da análise de fotografias e de discursos produzidos por crianças de um assentamento do MST. Graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo. Seu trabalho de conclusão de curso foi um Documentário fotográfico sobre a exploração do trabalho infantil, a criança na rua e a infância no MST do Espírito Santo. Participou do júri do Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger, em 2013. Foi professor orientador e coordenador (2005 a 2010) do Festival Nacional de Vídeos Universitários - REC, um dos principais festivais de cinema e de vídeos universitários do país. Atuou como repórter fotográfico em jornais como A GAZETA e Notícia Agora, em Vitória, e Gazeta Mercantil. Tem experiência na área de Comunicação com ênfase em Fotografia Documental e Fotojornalismo. (Texto informado pelo autor)
Doutorado | Associado I | rossoni76@gmail.com |
LATTES
Sérgio Sobreira
Doutor (2011) pelo Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal da Bahia, é Mestre (2007) pelo mesmo programa e Administrador, graduado pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR (1985). É Professor Associado da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia. Foi professor adjunto da Universidade Salvador - UNIFACS e professor assistente da Faculdade da Cidade de Salvador. Antes da docência atuou como gestor e produtor cultural por cerca de vinte anos. Como professor e pesquisador, tem atuado na área de gestão, produção e economia da cultura e da comunicação. Mantém e coordena o grupo de estudos e pesquisas sobre públicos e mercados culturais. Faz parte do grupo de pesquisa multiinstitucional (UECE, UFERSA, IFCE, UFC) Arte, Economia Criativa e Sociedade. Fez estágio pós doutoral (2016/2017) no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Estadual do Ceará.
Doutorado | Associado I | sergiosa@ufba.br |
LATTES
Suzana Oliveira Barbosa
Professora Associada do Departamento de Comunicação (Jornalismo) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Investigadora e uma das líderes do Grupo de Pesquisa em Jornalismo On-line (GJOL). Coordenadora do Projeto Laboratório de Jornalismo Convergente (PPP nº 0060 FAPESB/CNPq, 2011-2014). É jornalista, graduada pela Universidade Federal da Bahia (1993). Mestre (2002) e doutora (2007) em Comunicação e Cultura Contemporâneas também pela UFBA, com pós-doutorado pela Universidade de Santiago de Compostela/Espanha (2008). Áreas de pesquisa: jornalismo em redes digitais, jornalismo em base de dados, jornalismo móvel e convergência jornalística. Atuou por dois anos (2008-2010) como professora adjunta no Departamento de Comunicação Social (Jornalismo) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Em 2005, realizou estágio doutoral no Laboratório de Comunicação e Conteúdos Online (LabCom), da Universidade da Beira Interior (Portugal). Em 2008, recebeu o Prêmio Adelmo Genro Filho de "Melhor Tese de Doutorado em Jornalismo" (intitulada Jornalismo Digital em Base de Dados (JDBD) - Um paradigma para produtos jornalísticos digitais dinâmicos"), da Associação Brasileira dos Pesquisadores em Jornalismo, SBPJor.
Doutorado | Associado III | sobarbosa@ufba.br |
LATTES
Tarcisio de Sá Cardoso
Professor adjunto do Departamento de Comunicação da UFBA. Doutor em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD) pela PUC-SP com bolsa CAPES (2015). Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP com bolsa CNPq (2010). Membro do grupo de pesquisa TransObjeto (CNPq). Atualmente, desenvolve pesquisa na área da comunicação. Projeto de pesquisa: Dilemas da comunicação na era digital - confrontação de modelos clássicos e contemporâneos. Desenvolve também pesquisas interdisciplinares com interesse nos trabalhos de Charles S. Peirce, especialmente os relacionados à semiótica, e nos trabalhos de Bruno Latour, especialmente os relacionados à filosofia e sociologia da ciência e à teoria do ator-rede. Possui experiência de docência em cursos superiores na área de Comunicação e Filosofia desde 2010, com ênfase em Teorias da Comunicação, Semiótica, Teorias da cibercultura.
Doutorado | Adjunto I | tcardoso@ufba.br |
LATTES
Washington José de Souza Filho
Graduação em Comunicação, habilitação em Jornalismo, pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (1982) e Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporâneas pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (2009) e Doutorado em Ciências da Comunicação (2015) pela Universidade da Beira Interior ( Covilhã, Portugal), com a tese intitulada: A transformação da tecnologia: mudanças das rotinas de edição da notícia nos telejornais do Brasil e de Portugal. Professor de 3o. grau da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia. Experiência na área de Comunicação, com ênfase em JORNALISMO, atuando principalmente nos seguintes temas: história da televisão brasileira, o poder da televisão no brasil, critérios de noticiabilidade no telejornalismo,notícia nacional, edição no telejornalismo e convergência profissional.
Doutorado | Associado II | wasfilho@ufba.br |
LATTES
Wilson da Silva Gomes
Wilson Gomes (1963) é professor Titutar de Teoria da Comunicação na Universidade Federal da Bahia, pesquisador e orientador no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas daquela universidade. É graduado, mestre e doutor em Filosofia (Universitas a Scte. Thomae, Roma) e graduado em Teologia (Universitas Gregoriana, Roma). Doutorou-se em 1988 com uma tese sobre a idéia de construção da realidade no Idealismo Alemão, na Fenomenologia e na Hermenêutica. Em 1998, realizou estágio pós-doutoral em Cinema na Universidade de São Paulo. Desde 1989 ensina, pesquisa e orienta na área de Comunicação, nas especialidades de comunicação e política e democracia digital. É autor de Transformações da política na era da comunicação de massa (S. Paulo: Paulus, 2004 e 2008), de Jornalismo, fatos e interesses (Florianópolis: Insular, 2009) e co-autor, com Rousiley Maia, de Comunicação & democracia: problemas e perspectivas (S. Paulo: Paulus, 2008).
Doutorado | Titular | wilsonsg@terra.com.br |
LATTESProgramado para os meses de setembro a dezembro de 2025, o ciclo O Sabor do Arquivo terá um total de 04 sessões, sempre em uma quarta, às 17h. Os filmes indicados para a sessão de estreia são documentários que convidam a uma releitura da cultura brasileira através de arquivos do nosso cinema.
O quê: Cineclube Nanook - Ciclo “O Sabor do Arquivo”
Quando: Quarta, às 17h, dias 17/09; 08/10; 19/11 e 17/12/2025
Onde: Auditório da Facom/UFBA
Atividade gratuita, sujeita à lotação do espaço, e com certificado (16h)
Instagram: @cineclubenanook