A Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (FACOM) é uma instituição pública de ensino superior, referência nacional na formação de profissionais e pesquisadores na área de Comunicação. Atualmente oferece dois cursos de graduação — o de Comunicação com habilitação em Produção em Comunicação e Cultura e o curso de Jornalismo (até 2022, uma habilitação do curso de Comunicação).
Também na FACOM funcionam cursos de mestrado e de doutorado (ambos vinculados ao PósCom — Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas), além dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Comunicação Estratégica e em Comunicação Estratégica e Gestão de Marcas.
Como Faculdade de Comunicação mais antiga e mais importante no Estado da Bahia, a FACOM vem tendo a sua excelência reconhecida ao longo dos anos. Aos cursos de graduação, historicamente têm sido atribuídas notas máximas nos Indicadores de Qualidade da Educação Superior. O curso de Comunicação com Habilitação em Comunicação e Cultura no último ciclo avaliativo obteve nota máxima. Já o curso de Jornalismo nas avaliações de 2012, 2015 e 2018 obteve o maior conceito ENADE contínuo do Brasil.
História │ Formas de Ingresso │ Estrutura Física
A Faculdade de Comunicação passou a funcionar como uma Unidade Universitária autônoma em 1987, após deliberação do Conselho Universitário de desmembrá-la da Escola de Biblioteconomia e Comunicação. Esta deliberação ocorreu na reunião do CONSUNI, realizada em 13 de novembro de 1986.
Da ocupação do antigo prédio da Biblioteca Central (atualmente Instituto de Saúde Coletiva), no Canela, até o atual prédio no Campus de Ondina — no qual passou a funcionar a partir de 1999 —, a luta e o esforço contínuo para conseguir atender às diversas atividades realizadas pelos estudantes, professores e técnicos-administrativos da FACOM, sempre marcaram a nossa história.
Em 1990, teve início a primeira turma do mestrado com a criação do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (PósCom). Em 1995, o PósCom começa a funcionar com o doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas — passos decisivos para a formação pós-graduada, para o estímulo e para a consolidação da pesquisa. O PósCom já alcançou os patamares de maturidade e excelência acadêmica.
Como Unidade “aberta ao novo”, em 2010, a FACOM inaugurou uma Área de Concentração em Cinema e Audiovisual para os alunos dos bacharelados interdisciplinares. Curso este que dialoga com uma tradição da instituição nessa área e ao mesmo tempo com a carência local de espaços de formação para uma crescente excelência técnica e artística.
Confira imagens marcantes da história da FACOM │ Conheça mais sobre a história da FACOM
Antônio Dias: Diretor interino entre 1985-1987. Dias era o vice-diretor da Escola de Biblioteconomia e Comunicação, na qual Comunicação era um departamento. Depois de autorizada pelo CONSUNI a criação da Faculdade de Comunicação como Unidade autônoma, em 13 de novembro de 1986, ele ficou como diretor interino numa gestão pró-tempore até 1987, fazendo a transição de departamento para faculdade
Albino Rubim (diretor) e Marcos Palacios (vice): 1987-1988. Período que a FACOM sofreu intervenção do reitor Rogério Vargens que nomeou Ailton Sampaio (diretor) e Nívea Almeida (vice), em 1988. Ação vitoriosa contra o reitor na Justiça devolveu à FACOM o direito de fazer eleições;
Ruy Espinheira Filho (diretor) e Sônia Serra (vice): 1989-1993;
Giovandro Marcus Ferreira (diretor) e Annamaria Jatobá Palacios (vice): 2005-2009;
Graduação: O ingresso nos cursos de graduação é feito regularmente por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU)/MEC que utiliza como critério a nota no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A UFBA também possibilita o acesso ao curso de graduação em outras duas modalidades: processo seletivo para Egressos do BI e processo seletivo para vagas residuais. Todos os processos seletivos podem ser acompanhados na página do Ingresso UFBA.
Pós-graduação stricto-sensu: O acesso regular aos cursos de mestrado e de doutorado do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas é feito anualmente por meio de processo seletivo. Também é realizada seleção semestral para portadores de diploma de Graduação ou de Mestrado na modalidade de aluno especial. Todas as informações sobre o ingresso podem ser acessadas no site do PósCom.
Pós-graduação lato-sensu (especialização): A seleção para os cursos de Comunicação Estratégica e de Comunicação Estratégica — Gestão de marcas — ocorre semestralmente. Todas as informações sobre o ingresso podem ser acessadas no site da especialização.
A Faculdade de Comunicação possui, atualmente, 18 salas de aula (sendo cinco delas salas-laboratórios equipadas com computadores, dentre outros equipamentos) e um auditório.
A estrutura física da unidade ampliou-se nos últimos anos, devido à obra do novo anexo acoplado à estrutura do prédio da FACOM, inaugurada em agosto de 2016, e com a obra de reforma relativa ao projeto CT-INFRA 2008 – com entrega oficial no dia 01 de fevereiro de 2018.
Nesse espaço da obra de reforma do CT-INFRA 2008 e de parte da obra correspondente ao CT-INFRA 2010, a FACOM passa a contar com 13 gabinetes para professores da Unidade (dois a mais em relação aos que haviam antes desta obra), 04 novas salas para aulas, defesas de trabalhos de conclusão de curso de graduação, de mestrado e de doutorado, instalação da redação convergente e do ateliê de produção cultural; dois grandes gabinetes para professores-pesquisadores visitantes, conforme previsto no plano de implantação do INCT-Democracia Digital do Centro de Estudos Avançados em Democracia Digital (CEADD) da Faculdade de Comunicação, nova sala para o Almoxarifado, copa e os vestiários para funcionários terceirizados.
O esforço para a ampliação e a qualificação da infraestrutura física do prédio da Unidade tem sido contínuo. Com isso, foi possível assegurar novos espaços acadêmicos, incluindo para instâncias e órgãos complementares como o Centro de Comunicação Democracia e Cidadania (CCDC) e o Centro de Estudos Avançados em Democracia Digital e Governo Eletrônico (CEADD), assim como para a área administrativa.
A unidade também já assegurava a viabilização para realizar a segunda parte da obra do CT-INFRA 2010, assim como da obra de reforma para os espaços do PósCom.
A estrutura da Faculdade de Comunicação da UFBA, conta ainda com três laboratórios que permitem aos estudantes maior contato com as práticas profissionais do ramo da comunicação. São eles o Laboratório de Rádio, o Labfoto e o LabAv.