Texto: Stefane Luz*
A tese Fluxos ativistas e territórios: afetos e repertórios na configuração comunicacional de ativismos políticos no Brasil, de autoria de Daniel Oliveira de Farias, venceu o Prêmio Compós de Teses e Dissertações Eduardo Peñuela Cañizal 2026. Considerada uma das principais premiações do campo da Comunicação no Brasil, a iniciativa reconhece a relevância e a originalidade de pesquisas acadêmicas desenvolvidas nos Programas de Pós-Graduação da área. O trabalho foi desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da UFBA, o PósCom (Facom/UFBA), sob orientação de Itania Maria Mota Gomes.
Na pesquisa, Daniel Oliveira de Farias investiga as configurações comunicacionais dos ativismos políticos no Brasil contemporâneo, refletindo sobre as relações entre afetos, repertórios de ação e territorialidades nos fluxos ativistas. A tese propõe uma análise das dinâmicas de mobilização política e das formas de articulação coletiva em diferentes contextos sociais, observando como práticas comunicacionais atravessam processos de organização e resistência.
O Prêmio Compós de Teses e Dissertações Eduardo Peñuela Cañizal busca incentivar a qualidade da produção científica no campo da Comunicação e ampliar a visibilidade de pesquisas desenvolvidas em Programas de Pós-Graduação de todo o país. Entre os critérios avaliados pela comissão julgadora estão a relevância e atualidade do tema, o rigor metodológico, a consistência teórica e a originalidade da proposta.
A premiação reforça o histórico de reconhecimento acadêmico do PósCom/UFBA, programa que acumula premiações e menções honrosas em diferentes edições da Compós e de outras iniciativas voltadas à excelência na pós-graduação.
*Sob supervisão de Jessica Carvalho
A Pós-Graduação em Comunicação Estratégica da UFBA abre seleção para a turma 2026.2, reunindo formação acadêmica e prática profissional para os desafios da comunicação contemporânea.
Consulte o edital no site e realize sua inscrição no processo seletivo.
Matrícula WEB SIGAA- Graduação 03/08 a 05/08/2026*
Matrícula WEB SIGAA- Graduação 03/08 a 05/08/2026*
Quando: 13/08 a 15/08/2026