A excelência acadêmica na área de pesquisa em Jornalismo do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (Póscom) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) é mais uma vez reconhecida nacionalmente. A dissertação de Victória Dailly Alves Mineiro, mestre pelo programa, foi a vencedora do Prêmio Adelmo Genro Filho 2025 na categoria Mestrado. A premiação é concedida anualmente pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) e reconhece a qualidade de trabalhos acadêmicos dedicados ao estudo do jornalismo no Brasil.
O trabalho intitulado "Narrativas modulares e o jornalismo nativo digital dos casos Agência Tatu e O Povo+" foi desenvolvido sob a orientação da professora Suzana Barbosa e defendido em 2024. Com o foco na inovação do jornalismo nativo digital, a dissertação explorou as narrativas modulares, uma forma estrutural que possibilita a criação de conteúdos combinatórios e interativos, inerentes à conformação do jornalismo digital contemporâneo.
O estudo analisou o corpus de reportagens e conteúdos das mídias sociais dos veículos, utilizando como metodologia o Estudo de Caso combinado à Análise de Conteúdo e Análise de Imagem. Os resultados do estudo indicam que os produtos nativos digitais examinados lançam narrativas inovadoras, confirmando a tendência de veículos especializados e regionais no cenário online. Além disso, aponta o papel desses produtos no fortalecimento do jornalismo regional e no combate à desinformação.
Histórico de premiações do programa
A conquista reforça o histórico de premiações do Póscom/UFBA no Prêmio Adelmo Genro Filho, um indicativo da relevância e do impacto de suas pesquisas na área de Jornalismo. Desde que foi criado, a iniciativa reconheceu inúmeros trabalhos de pesquisadores da instituição, incluindo 6 vencedores na modalidade doutorado, 3 vencedores na modalidade mestrado, 1 vencedor na categoria sênior, além de menções honrosas.
Conheça os trabalhos premiados nos últimos 5 anos:
Em 2024, o prêmio na categoria Doutorado foi concedido à tese "As fake news e a produção jornalística de referências", de autoria de Dr. Frederico Ramos Oliveira (orientador: Prof. Dr. André Luiz Lemos).
Em 2023, a tese "A experiência do usuário com conteúdos de jornalismo audiovisual em 360° e a centralidade da sensação de presença", de Luciellen Souza Lima (orientadora: Suzana Oliveira Barbosa), venceu na categoria Doutorado. No mesmo ano, Ana Virgínia Menezes Torga recebeu menção honrosa na categoria Mestrado.
Em 2022, a dissertação “Quem cabe no seu todos?” Jornalismo e deficiência visual: um estudo sobre a acessibilidade e usabilidade de notícias em redes digitais, de Carla Tonetto Beraldo Viécili (orientador: Marcos Palacios) recebeu menção honrosa na categoria mestrado.
Em 2020, a dissertação “Jornalismo Live Streaming: um estudo das apropriações jornalísticas da tecnologia de transmissão audiovisual ao vivo no Facebook”, de Alexandro Mota da Silva (orientador: Marcos Palacios) foi a vencedora na categoria mestrado.
Programado para os meses de setembro a dezembro de 2025, o ciclo O Sabor do Arquivo terá um total de 04 sessões, sempre em uma quarta, às 17h. Os filmes indicados para a sessão de estreia são documentários que convidam a uma releitura da cultura brasileira através de arquivos do nosso cinema.
O quê: Cineclube Nanook - Ciclo “O Sabor do Arquivo”
Quando: Quarta, às 17h, dias 17/09; 08/10; 19/11 e 17/12/2025
Onde: Auditório da Facom/UFBA
Atividade gratuita, sujeita à lotação do espaço, e com certificado (16h)
Instagram: @cineclubenanook