Os desafios da cultura brasileira na atualidade são objetos de debate na FACOM

Publicado em: 02-03-2020

O Observatório de Políticas e Gestão Culturais (OBS-CULT) promove, no dia 05 de março, às 15h, o debate Desafios e dilemas da cultura brasileira na atualidade. A atividade, gratuita e aberta ao público, acontece no Auditório da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Pesquisadores e estudiosos do OBS-CULT farão provocações breves, de até 15min., a fim de incitar o debate sobre o tema, a exemplo de Albino Rubim (UFBA), João Guerreiro (IFRJ), Renata Rocha (UFBA), José Roberto Severino (UFBA) e Adriano Sampaio (UFBA). As inscrições serão feitas na hora, por ordem de chegada e darão direito a certificado.

O evento é promovido pelo Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade e Universidade Federal da Bahia.

Sobre o tema

A conjuntura de crise político-econômica e institucional que o Brasil enfrenta impõe múltiplos e complexos desafios à ação e à reflexão no campo da cultura. Nas políticas culturais, vê-se serem retomadas as tradições, conforme preconizado por Albino Rubim, de ausências, instabilidades e autoritarismos. Já em relação à sociedade como um todo, o debate político se vê dominado pelas guerras culturais, com o acirramento dos embates entre setores conservadores e progressistas.

Emergem novos enunciados, influências temáticas e sentidos para a cultura, mobilizando não apenas artistas, produtores e gestores culturais e militantes de movimentos sociais, mas agentes sociais alheios à temática. A frequente associação dos primeiros ao polo progressista, combinada com uma narrativa desqualificadora e denunciatória, alimenta a rejeição ao campo cultural pelos grupos conservadores e se espraia pelo tecido social. Ressalta-se, inclusive, o papel de agentes públicos na disseminação deste discurso, comprometendo as políticas culturais e, de forma mais ampla, o desenvolvimento do campo cultural.

O quê? Debate Desafios e dilemas da cultura brasileira na atualidade

Quando? 05 de março de 2020, às 15h

Onde? Auditório da FACOM

Início semestre 2023.1

Congresso UFBA

O Congresso UFBA 2023 já tem data: será de 15 a 17 de março do próximo ano, e as inscrições e submissões de atividades já estão abertas. Oitavo evento da série iniciada em 2016, o Congresso do próximo ano retoma seu tradicional formato presencial, após três edições realizadas remotamente, em função da pandemia.

O prazo limite para submissão de propostas é 18 de novembro de 2022. Todas as informações necessárias para inscrição e proposição de atividades à programação do evento estão disponíveis no site http://www.inscricaocongresso2023.ufba.br/. Estudantes, professores, técnicos e terceirizados da comunidade UFBA que estejam inscritos podem submeter propostas de atividades à programação do evento, em três diferentes modalidades.

Qualquer pessoa, inscrita ou não, poderá assistir às atividades da programação do Congresso, mas os certificados de participação serão emitidos apenas para os participantes inscritos.