Curso de Jornalismo da FACOM mantém nota máxima em avaliação do ENADE

Publicado em: 29-10-2019

O curso de Comunicação com habilitação em Jornalismo da FACOM | UFBA está entre os 6% dos cursos avaliados que receberam nota máxima na última edição do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). A nota 5 é a mesma atribuída à graduação da FACOM em edições anteriores do exame, mantendo o curso baiano entre os melhores de todo o país.

O conceito atribuído é resultado de avaliação realizada com alunos concluintes da graduação no ano de 2018 e soma-se à nota máxima também registrada pela habilitação em Produção em Comunicação e Cultura da FACOM. O exame avaliou o rendimento dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, bem como sobre a realidade brasileira e mundial. Os concluintes da FACOM obtiveram nota máxima tanto em seus conhecimentos sobre a atualidade quanto em seus conhecimentos profissionais.

Isso revela, de acordo com o coordenador do Colegiado de Graduação e professor da FACOM, Tarcísio Cardoso, o nível de excelência da graduação da oferecida pela unidade. “Temos uma formação consolidada nas áreas teóricas, em pesquisa, em extensão. A forma como a grade está organizada dá uma visão geral de questões humanas, de conhecimentos gerais e também questões aplicadas específicas do jornalista. O nosso curso dá essa formação ampla, e a nota revela a qualidade dessa formação”, afirma o professor.

A nota máxima no ENADE faz parte da história da Faculdade de Comunicação. Nas últimas edições, realizadas em 2015 e 2012, o curso também registrou o conceito  5, o máximo possível, sendo a habilitação com o maior conceito contínuo do Brasil.

Início semestre 2023.1

Congresso UFBA

O Congresso UFBA 2023 já tem data: será de 15 a 17 de março do próximo ano, e as inscrições e submissões de atividades já estão abertas. Oitavo evento da série iniciada em 2016, o Congresso do próximo ano retoma seu tradicional formato presencial, após três edições realizadas remotamente, em função da pandemia.

O prazo limite para submissão de propostas é 18 de novembro de 2022. Todas as informações necessárias para inscrição e proposição de atividades à programação do evento estão disponíveis no site http://www.inscricaocongresso2023.ufba.br/. Estudantes, professores, técnicos e terceirizados da comunidade UFBA que estejam inscritos podem submeter propostas de atividades à programação do evento, em três diferentes modalidades.

Qualquer pessoa, inscrita ou não, poderá assistir às atividades da programação do Congresso, mas os certificados de participação serão emitidos apenas para os participantes inscritos.