Póscom promove aula aberta sobre método para compreender as transformações no jornalismo

Publicado em: 29-06-2019

Na próxima quinta-feira, 04, o professor Carlos Eduardo Franciscato (Universidade Federal de Sergipe – UFS) fará uma aula aberta, às 14h30, sala 11 da Faculdade de Comunicação (FACOM). O tema do encontro é: “Pistas metodológicas para enfrentar o desafio de compreender as transformações contemporâneas do jornalismo”. Não é necessária inscrição para participar do evento.

Franciscato apresentará uma proposta historicizante para analisar as transformações e tendências do jornalismo. A partir da aplicação de um modelo do historiador Fernand Braudel (1902 – 1985), serão propostos três níveis de temporalidades para análises: o tempo de longa duração, o tempo de média duração e o tempo de curta duração. “Essa forma de olhar o jornalismo contemporâneo inspira-se em uma postura metodológica que possibilita integrar cenários e fenômenos de diferentes escalas e temporalidades”, comenta.

PESQUISA

A aula aberta é promovida pelo Núcleo de Estudos em Jornalismo (Njor), grupo que reúne pesquisadores vinculados ao Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (PósCom). A coordenadora do Njor, Lia Seixas, afirma que o evento será uma excelente oportunidade para discutir possíveis metodologias para as pesquisas em jornalismo. “A crise pela qual passa o jornalismo é excelente para se pensar o que é jornalismo. As mudanças estão revelando a importância da investigação, da apuração”, assinala.

A iniciativa acontece por meio de uma cooperação científica interinstitucional para o estudo das transformações em processos e produtos comunicacionais decorrentes da expansão das tecnologias digitais, convergências de mídia e contextos de regionalização. A cooperação se dá no âmbito do Programa de Estímulo à Mobilidade e ao Aumento da Cooperação Acadêmica da Pós-Graduação em Sergipe, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec). Três universidades participam do projeto: UFS (Sergipe), UFRGS (Rio Grande do Sul) e UFBA (Bahia). A coordenação geral do programa é de Carlos Eduardo Franciscato (UFS). Na UFBA, a coordenação é da profa. Suzana Barbosa.

SERVIÇO

O quê: aula aberta com Carlos Eduardo Franciscato (Universidade Federal de Sergipe – UFS)

Onde: sala 11 da FACOM/UFBA

Quando: 04 de julho, às 14h30

Aberto ao público.

Início semestre 2023.1

Congresso UFBA

O Congresso UFBA 2023 já tem data: será de 15 a 17 de março do próximo ano, e as inscrições e submissões de atividades já estão abertas. Oitavo evento da série iniciada em 2016, o Congresso do próximo ano retoma seu tradicional formato presencial, após três edições realizadas remotamente, em função da pandemia.

O prazo limite para submissão de propostas é 18 de novembro de 2022. Todas as informações necessárias para inscrição e proposição de atividades à programação do evento estão disponíveis no site http://www.inscricaocongresso2023.ufba.br/. Estudantes, professores, técnicos e terceirizados da comunidade UFBA que estejam inscritos podem submeter propostas de atividades à programação do evento, em três diferentes modalidades.

Qualquer pessoa, inscrita ou não, poderá assistir às atividades da programação do Congresso, mas os certificados de participação serão emitidos apenas para os participantes inscritos.