Simpósio internacional LAVITS acontece entre 26 e 28 de junho

Publicado em: 11-06-2019

O evento reúne rede latino-americana de pesquisadores, ativistas e artistas para discutir as relações entre tecnologias de vigilância e desigualdades sociais

Entre os dias 26 e 28 de junho, a UFBA recebe o VI Simpósio Internacional da Rede Latino-Americana de Estudos sobre Vigilância, Tecnologia e Sociedade (LAVITS). Com o tema “Assimetrias e (In) visibilidades: vigilância, gênero e raça”, o evento discutirá as relações entre tecnologias de vigilância e a reprodução de assimetrias na América Latina, especialmente aquelas relacionadas à discriminação racial, de gênero e socioeconômica. Além das sessões livres e temáticas, fazem parte da programação oficinas e intervenções artísticas.

Entre as atividades a serem realizadas, destaca-se está a vinda da pesquisadora Simone Browne, que fará a conferência de abertura “Na Vigilância da Negritude: Arquivos de Resistência e Rebelião”, na noite de 26 de junho. A socióloga canadense, atualmente professora da Universidade do Texas em Austin, é autora do livro Dark Matters: On the Surveillance of Blackness, no qual insere os estudos afro-americanos no centro dos estudos de vigilância.

LAVITS
A Rede LAVITS foi fundada em 2009, o mesmo ano em que também foi realizada a primeira edição do simpósio em Curitiba. Conta com membros de 14 instituições de quatro países latino-americanos (Brasil, Argentina, México e Chile) e um europeu (Bélgica). Após ter passado por Argentina, México e Chile, o simpósio retorna ao Brasil em 2019, para Salvador, local considerado apropriado para as discussões sobre assimetrias e (in) visibilidades.

Coorganizam essa edição MediaLab (UFRJ), Grupo de Pesquisa em Gênero, Tecnologias Digitais e Cultura (Gig@/FACOM-UFBA), Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC/UFBA), Pretas Hacker e Preta Lab. Os interessados em participar como ouvintes do evento podem se inscrever gratuitamente através do site: http://www.lavits.ihac.ufba.br/.

SERVIÇO:
O que: VI Simpósio Internacional LAVITS
Quando: De 26 a 28 de junho
Onde: UFBA (Campus de Ondina)
Programação aqui

Páginas de divulgação:
@lavits.network

Início semestre 2023.1

Congresso UFBA

O Congresso UFBA 2023 já tem data: será de 15 a 17 de março do próximo ano, e as inscrições e submissões de atividades já estão abertas. Oitavo evento da série iniciada em 2016, o Congresso do próximo ano retoma seu tradicional formato presencial, após três edições realizadas remotamente, em função da pandemia.

O prazo limite para submissão de propostas é 18 de novembro de 2022. Todas as informações necessárias para inscrição e proposição de atividades à programação do evento estão disponíveis no site http://www.inscricaocongresso2023.ufba.br/. Estudantes, professores, técnicos e terceirizados da comunidade UFBA que estejam inscritos podem submeter propostas de atividades à programação do evento, em três diferentes modalidades.

Qualquer pessoa, inscrita ou não, poderá assistir às atividades da programação do Congresso, mas os certificados de participação serão emitidos apenas para os participantes inscritos.