Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporânea

SELEÇÃO

ADMISSÃO

O requisito acadêmico para o Mestrado é o título de graduação em curso de duração plena. Para o Doutorado, é o título de graduação em curso de duração plena e o título de mestre. No caso do Mestrado, os candidatos devem submeter-se a exame de proficiência em inglês de caráter eliminatório. No máximo quinze serão selecionados. Para Doutorado, é exigido exame de proficiência em inglês (eliminatório) e em outro idioma a critério do candidato- francês, alemão e italiano (não eliminatório). Os projetos inscritos serão avaliados previamente em cada uma das linhas de pesquisa com as quais eles estejam associados: apenas aqueles que forem identificados como aptos para a orientação disponível no programa serão conduzidos à entrevista. Nesta, os instrumentos através dos quais a comissão julgadora considerará a aprovação final dos projetos previamente selecionados são os seguintes:

A) análise de projeto de pesquisa vinculado a área de interesse do Programa e associado com as linhas de pesquisa em andamento. No caso do doutorado é necessário, além disso, a prévia aceitação de um pesquisador docente do Programa;
B) entrevista sobre o projeto apresentado.
C) avaliação de curriculum vitae e acadêmico.

Documentos necessários para inscrição:

  • Projeto de Pesquisa (5 vias)
  • Curriculum vitae acadêmico (5 vias)
  • Cópia do Histórico e Diploma
  • Cópia dos Documentos Pessoais (RG, CIC, Título de Eleitor)
  • 2 fotos 3x4
  • carta de aceitação de um dos professores-orientadores (só para os candidatos ao doutorado)

 

DOUTORADO EM COMUNICAÇÃO E CULTURA CONTEMPORÂNEAS

Cumpridos os requisitos acadêmicos (titulação correspondente e depósito do projeto de pesquisa), no máximo de 10 dentre os candidatos inscritos serão selecionados por uma comissão de avaliação a partir da análise dos projetos apresentados. Serão levados também em consideração a aptidão à pesquisa, aferível através dos currículos dos candidatos.

Os candidatos deverão comprovar capacidade de compreensão de textos em língua inglesa e em outro idioma (francês, italiano ou alemão). A comprovação se dá exclusivamente por exame de proficiência, sendo o exame de inglês eliminatório.

PROJETO DE PESQUISA   (MESTRADO E DOUTORADO)

O projeto de pesquisa reveste-se de importância decisiva na seleção. Toda a estruturação do Programa obedece à compreensão de que este deve consistir num centro de pesquisa sobre comunicacão e cultura contemporâneas, composto por pesquisadores experientes, jovens pesquisadores e pesquisadores em treinamento para mestrado e doutorado, organizado em linhas e grupos de pesquisa e grupos de pesquisa efetivos. Por esta razão, o processo seletivo está voltado para detectar dentre os candidatos aqueles com maior aptidão e potencialidade para produção uma pesquisa fecunda, num período breve de tempo, que represente uma contribuição ao avanço do estado da arte na nossa área de conhecimento e com possibilidade de interação com os pesquisadores docentes do Programa.

No projeto de pesquisa espera-se poder identificar a capacidade do candidato de reconhecer e formular um objeto de investigação (o problema) empírica ou especulativa no campo da cultura contemporânea em seu enlace com a comunicação mediática, de elaborar hipóteses para uma abordagem cuidadosa e fecunda do problema, de justificar a sua abordagem e a especificidade do seu objeto no estado atual da pesquisa na área, de formular com clareza e coerência os objetivos do estudo e a metodologia que lhe permitiria atingi-los, de apresentar uma biliografia suficiente para fazer compreender o estado da pesquisa no campo de interesse proposto.

Não serão aceitos candidatos cujos projetos de pesquisa não se mostrem adequados à capacidade de orientação dos pesquisadores docentes do Programa em exercício no ano de ingresso. Esta inadequação piode se dar por: a) não haver pesquisador algum no Programa trabalhando com o objeto ou método proposto pelo candidato; b) não ser o objeto ou método proposto algo que se inscreve ou possa ser aproximadodas áreas de orientação ou Grupos de Pesquisa do Programa. Este critério é eliminatório, independente do restante desempenho do candidato.

Seleção 2003


HOME   |  E-MAIL  |  TOP