Calouras e calouros mostram empolgação com novo início de semestre na FACOM

Publicado em: 20-03-2024

Por Lucas da Hora*

Iniciou-se na última segunda-feira, 11/03/2024, mais um semestre na Universidade Federal da Bahia. Com isso, a Faculdade de Comunicação  realizou durante a semana uma série de atividades e informes para recepcionar seus calouros, que estão ingressando no semestre de 2024.1. 

A primeira semana serviu para aliviar a tensão do futuro da comunicação baiana. Os calouros de Produção em Comunicação e Cultura e de Jornalismo tiveram o primeiro contato com a Universidade ao conhecer a FACOM com uma tour organizada pela Atlética. Por meio  da mesa institucional formada por Leonardo Costa (Diretor da FACOM), Ohana Boy (Coordenadora do Colegiado) e Alex Barbosa (Chefe de Departamento), os estudantes foram apresentados à estrutura da instituição e conheceram os servidores que fazem parte da faculdade baiana.


Mesa institucional no primeiro dia do semestre. (Foto: Alfredo Lima)

A programação semanal foi planejada com o intuito de familiarizar esses estudantes aos moldes universitários e mostrar as possibilidades que uma Universidade pública pode proporcionar. Nessa perspectiva, houve a apresentação da grade, das ligas existentes na FACOM, informes sobre a assistência da UFBA e discussões sobre o mercado de trabalho. A diversão ficou por conta de uma gincana comandada pela Atlética Athena. 

Sobre a semana de boas-vindas, Maria Eloisa, caloura de Produção em Comunicação e Cultura, considerou a recepção proveitosa. “Conseguiram fazer uma integração muito bem organizada e planejada, com uma integração legal, principalmente porque o perfil dos calouros é diferente, são pessoas muito diferentes, há muita diversidade, mas mesmo assim eles conseguiram acertar e fazer um bom trabalho”, analisa a estudante. 


Estudante Paula Midlej na FACOM. (Foto: Lucas da Hora)

Para Paula Midlej, caloura de Jornalismo, a semana serviu para tranquilizar os calouros e calouras diante dessa nova etapa. “Todas as dinâmicas serviram para deixar as pessoas mais tranquilas em relação ao peso que é entrar numa universidade sem saber muito o que você quer fazer exatamente no futuro. Saber como é a dinâmica com os professores e a dinâmica com pessoas novas. Porque também é uma universidade pública muito diversa e é muito bom que seja diversa. Então, assim, você vai conhecer pessoas novas, uma vida nova e eu acho muito massa tudo isso”, diz Midlej. 


Maria Eloísa em seu primeiro dia de faculdade (Foto: Lucas da Hora)
 

A animação dos novos estudantes é perceptível. Maria Eloisa enfatiza que está aberta a participar de tudo ao seu alcance. “Pretendo participar de tudo o que for possível. Seja projeto de extensão, seja em movimentos, seja com novas ideias. Nessa vibe de transformação pessoal, mas também com o objetivo de entregar e retribuir o conhecimento adquirido aqui dentro para outras pessoas”, sintetiza Eloisa. 

*Sob supervisão de Jessica Carvalho (DRT: 5778/BA)

Período para indicação das bancas examinadoras pelo(a) professor(a) orientador(a)

Quando: 31/05 a 09/06/2024
Como: por meio de formulário online a ser divulgado oportunamente e preenchido exclusivamente pelo(a) orientador(a).

Homologação das bancas examinadoras pelo Colegiado

Quando: 10/06/2024
Como: em reunião ordinária do Colegiado.

Final semestre

Início semestre