FACOM dialoga com artistas urbanos que levam o grafite e a pichação aos muros da Faculdade

Publicado em: 07-03-2024

Por: Lucas da Hora*

Em dezembro de 2023, artistas especialistas em pichação e grafite receberam o convite do estudante faconiano Marvin Cerqueira para uma intervenção cultural, a qual trouxe ainda mais vida às paredes da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia. O projeto intitulado “Choque Cultural” contou com os artistas Nativa, Cabuloso, Vidal, Papel e Suck, que contribuíram com a transformação do espaço universitário, que aguarda a chegada dos estudantes de Comunicação do novo semestre de 2024.1. 

Para Marvin, coordenador do projeto, o Choque Cultural possuiu o objetivo de criar na comunidade estudantil uma conexão com o espaço faconiano. “Torná-lo um ambiente verdadeiramente acolhedor que gere identificação no estudante e torne a FACOM, enquanto estrutura física, um símbolo da multiplicidade e dinamismo da cultura e da comunicação”, afirma o estudante de Produção Cultural. 


O Projeto foi realizado com suporte da Pró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEXT) da UFBA, que concedeu, por meio de edital, apoio à organização de eventos estudantis no ano de 2023. A partir do financiamento, o Choque Cultural pode dar espaço a obras dos artistas Cabuloso, Vidal, Nativa, Léo Papel e Suck, que são facilmente reconhecidas na capital baiana. No trabalho de Cabuloso, por exemplo, está presente a ancestralidade africana característica do estilo “Afrograffiti”, inspirado na arte africana tradicional. A ancestralidade também não se distancia do trabalho de Vidal. Seu principal símbolo é o pássaro Aroni que surgiu na vida do grafiteiro após o contato com a espiritualidade africana. 

Vidal ao lado do seu pássaro Aroni (Fotografia: Marvin Cerqueira)
 

Apesar da complexidade na produção do grafite, ele e a pichação cumprem com o papel de trazer uma certa reivindicação do espaço. É como se as ruas ganhassem forma e notoriedade ao serem pichadas e grafitadas, nesse caso, seria a construção de “galerias de arte a céu aberto”, como pontua o coordenador do projeto “Choque Cultural”, Marvin Cerqueira. “Buscamos utilizar da arte para criar na comunidade estudantil uma conexão com o espaço, para além de um mero prédio de fins acadêmicos”, acrescenta o estudante. Das ruas às paredes da FACOM, Salvador é memória e um berço cultural que sempre se reinventa.


(Fotografia: Marvin Cerqueira)

*Sob supervisão de Jessica Carvalho (DRT: 5778/BA)

Período para indicação das bancas examinadoras pelo(a) professor(a) orientador(a)

Quando: 31/05 a 09/06/2024
Como: por meio de formulário online a ser divulgado oportunamente e preenchido exclusivamente pelo(a) orientador(a).

Homologação das bancas examinadoras pelo Colegiado

Quando: 10/06/2024
Como: em reunião ordinária do Colegiado.

Final semestre

Início semestre