Ato defesa ao diploma de Jornalismo e regulação da internet acontece na FACOM em 02/06

Publicado em: 24-05-2023

No dia 2 de junho, sexta-feira, a Faculdade de Comunicação (FACOM/UFBA) realizará um ato em defesa da aprovação de dois projetos que estão em tramitação no Congresso Nacional. O evento tem como objetivo defender a obrigatoriedade do diploma de Jornalismo e a regulamentação das plataformas e redes sociais. Intitulado "Diploma e Regulação da Internet: o jornalismo contra a desinformação", o ato ocorrerá no auditório da FACOM, a partir das 14h30.

Estarão presentes o Deputado Orlando Silva, do PCdoB de São Paulo, relator do Projeto de Lei (PL) 2630, que institui a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet. Além disso, participarão o Professor Wilson Gomes, coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT-DD) e a jornalista Samira de Castro, presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj).

A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que torna obrigatório o diploma de jornalismo está em tramitação na Câmara dos Deputados desde 2012, aguardando votação após ter sido aprovada pelo Senado em 2016. Já o PL 2630 teve sua votação adiada após a maioria dos deputados federais aprovar sua urgência no início do mês de junho.

O ato é uma iniciativa conjunta da Universidade Federal da Bahia, Federação Nacional dos Jornalistas, Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Bahia (Sinjorba) e Associação Bahiana de Imprensa (ABI-BA), com a colaboração do restaurante Chez Bernard.

Período para indicação das bancas examinadoras pelo(a) professor(a) orientador(a)

Quando: 31/05 a 09/06/2024
Como: por meio de formulário online a ser divulgado oportunamente e preenchido exclusivamente pelo(a) orientador(a).

Homologação das bancas examinadoras pelo Colegiado

Quando: 10/06/2024
Como: em reunião ordinária do Colegiado.

Final semestre

Início semestre