No dia 2 de junho, sexta-feira, a Faculdade de Comunicação (FACOM/UFBA) realizará um ato em defesa da aprovação de dois projetos que estão em tramitação no Congresso Nacional. O evento tem como objetivo defender a obrigatoriedade do diploma de Jornalismo e a regulamentação das plataformas e redes sociais. Intitulado "Diploma e Regulação da Internet: o jornalismo contra a desinformação", o ato ocorrerá no auditório da FACOM, a partir das 14h30.
Estarão presentes o Deputado Orlando Silva, do PCdoB de São Paulo, relator do Projeto de Lei (PL) 2630, que institui a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet. Além disso, participarão o Professor Wilson Gomes, coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT-DD) e a jornalista Samira de Castro, presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj).
A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que torna obrigatório o diploma de jornalismo está em tramitação na Câmara dos Deputados desde 2012, aguardando votação após ter sido aprovada pelo Senado em 2016. Já o PL 2630 teve sua votação adiada após a maioria dos deputados federais aprovar sua urgência no início do mês de junho.
O ato é uma iniciativa conjunta da Universidade Federal da Bahia, Federação Nacional dos Jornalistas, Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Bahia (Sinjorba) e Associação Bahiana de Imprensa (ABI-BA), com a colaboração do restaurante Chez Bernard.
De 4 a 6 de dezembro, a Universidade Federal da Bahia irá reunir diversos saberes a partir da produção científica e artística de estudantes de graduação e pós-graduação da universidade. O evento será, sobretudo, um momento especial para apresentação dos trabalhos desenvolvidos por programas institucionais ao longo do ano. O prazo de submissão de trabalhos está aberto até 13 de outubro, nas modalidades de comunicação oral e intervenção artística.
Para participar das comunicações orais – com duração de 10 minutos e divididas em sessões temáticas-, o estudante deve submeter um resumo em parágrafo único, contendo entre 150 e 300 palavras. Já na modalidade de intervenção artística, os estudantes de graduação e pós-graduação da UFBA devem submeter propostas com, pelo menos, dois integrantes. Participantes externos podem integrar a proposta cujo formato pode ser discutido com a comissão organizadora de forma a considerar sua viabilidade técnica. Não há restrição temática, de formato ou duração. Dúvidas podem ser encaminhadas para o endereço eletrônico: congresso.artes@ufba.br.
O resultado da submissão dos trabalhos estará disponível até 17 de outubro.
Mais informações: inscricaoseminario2023.ufba.br
O quê: Palestra 'Comunicação humanitária na República Democrática do Congo: cobertura jornalística e perspectivas
Quando: 19 de outubro de 2023, às 9h
Onde: Auditório da Facudade de Comunicação da UFBA, Ondina.
Mais informações
Marcele Aroca Camy é jornalista e atua em uma organização humanitária brasileira que está presente em oito países (entre eles Brasil e vários da África subsaariana), nas regiões mais desafiadoras do mundo, a Fraternidade sem Fronteiras. Jornalista e mestre em Comunicação pela UFMS, Marcele tem experiência profissional focada em gestão de Comunicação e Marketing, área que se dedico há 14 anos, cinco deles especificamente em contexto humanitário.