Manifestação da Congregação da FACOM em apoio à campanha de aprovação da PEC do Diploma

Publicado em: 10-05-2023

A Congregação da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia manifesta o apoio para a votação da Câmara dos Deputados da Proposta de Emenda Constitucional 206/2012 (PEC do Diploma), em tramitação desde 2015. A aprovação da PEC restabelece a obrigatoriedade do diploma em Jornalismo para o exercício da atividade de jornalista, suspensa em 2009 por decisão do Superior Tribunal Federal (STF).

A posição da Congregação está amparada pela condição da Faculdade de Comunicação, como unidade de ensino da UFBA, na formação de jornalistas e de profissionais de outros cursos da área de comunicação. A Universidade Federal da Bahia foi pioneira no Estado na implantação do curso de Jornalismo, no início dos anos 1950, um dos três primeiros do Brasil.

A campanha pela aprovação da PEC do Diploma é um esforço da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e dos sindicatos representativos da categoria em todo o País, como o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Bahia (SINJORBA). A finalidade é convencer os deputados federais, dos quais 39 parlamentares da Bahia, para a votação da proposta, já aprovada pelo Senado Federal, em tramitação na Câmara dos Deputados.

A defesa do diploma para a atuação como jornalista reflete o compromisso da Faculdade de Comunicação com a formação, necessária pelo reconhecimento da importância que tem a informação.

Salvador, 8 de maio de 2023

Congregação da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia

 

O Seminário Estudantil 2023

De 4 a 6 de dezembro, a Universidade Federal da Bahia irá reunir diversos saberes a partir da produção científica e artística de estudantes de graduação e pós-graduação da universidade. O evento será, sobretudo, um momento especial para apresentação dos trabalhos desenvolvidos por programas institucionais ao longo do ano. O prazo de submissão de trabalhos está aberto até 13 de outubro, nas modalidades de comunicação oral e intervenção artística.

Para participar das comunicações orais – com duração de 10 minutos e divididas em sessões temáticas-, o estudante deve submeter um resumo em parágrafo único, contendo entre 150 e 300 palavras. Já na modalidade de intervenção artística, os estudantes de graduação e pós-graduação da UFBA devem submeter propostas com, pelo menos, dois integrantes. Participantes externos podem integrar a proposta cujo formato pode ser discutido com a comissão organizadora de forma a considerar sua viabilidade técnica. Não há restrição temática, de formato ou duração. Dúvidas podem ser encaminhadas para o endereço eletrônico: congresso.artes@ufba.br.

O resultado da submissão dos trabalhos estará disponível até 17 de outubro. 

Mais informações: inscricaoseminario2023.ufba.br

Palestra "Comunicação humanitária na República Democrática do Congo: cobertura jornalística e perspectivas"

O quê: Palestra 'Comunicação humanitária na República Democrática do Congo: cobertura jornalística e perspectivas
Quando: 19 de outubro de 2023, às 9h
Onde: Auditório da Facudade de Comunicação da UFBA, Ondina. 

Mais informações

Marcele Aroca Camy é jornalista e atua em uma organização humanitária brasileira que está presente em oito países (entre eles Brasil e vários da África subsaariana), nas regiões mais desafiadoras do mundo, a Fraternidade sem Fronteiras. Jornalista e mestre em Comunicação pela UFMS, Marcele tem experiência profissional focada em gestão de Comunicação e Marketing, área que se dedico há 14 anos, cinco deles especificamente em contexto humanitário.

Aniversário da Facom

Final semestre 2023.2