FACOM lança projeto em que relembra personagens e fatos marcantes de sua história

Publicado em: 09-11-2021

A Faculdade de Comunicação da UFBA lança, nesta terça-feira, 09/11, o Memórias da FACOM. O projeto possui o objetivo de resgatar a história da instituição no mês em que ela completa 34 anos de criação. Dentre as atividades do projeto Memórias estão a manutenção de um especial multimídia já disponível para acesso e a realização de uma roda de conversa no dia 12/11, às 18h, com alguns dos docentes que marcaram a história da Faculdade. 

O Especial traz uma web-reportagem com elementos multimidiáticos que destacam os personagens e episódios memoráveis na trajetória da instituição até os dias atuais.  Dentre os destaques estão um mapa interativo, que revela todos os lugares por onde os cursos de Comunicação na UFBA passaram, bem como as entrevistas em vídeo, com a participação de professores(as), alunos(as) e servidores(as) que estiveram presentes em momentos decisivos para a instituição. 

Desenvolvido durante o período de atividades remotas na Universidade, o especial é resultado de um trabalho feito desde o início de 2021, que envolveu a Direção da Unidade — idealizadora do projeto — e o empenho de servidores técnicos-administrativos, responsáveis pela execução, da pesquisa à edição final. Um dos motivos para conferir o primeiro capítulo do material é entender o momento que levou à criação da pioneira graduação em Jornalismo na Bahia  — motivada em grande parte pelo contexto próspero na economia local — e o que isso significou para o jornalismo baiano. Curiosidades, como as aulas abertas em tom de manifestação em plena rua Dr. Augusto Viana, na década de 70, também valem a leitura. 

Roda de conversa

Um dia antes de completar 34 anos de existência, na sexta-feira (12/11) a Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia realiza uma roda de conversa aberta ao público, com o objetivo de homenagear e celebrar a história da instituição. A atividade terá transmissão ao vivo pelo canal da FACOM no Youtube (www.youtube.com/facomufba) e acontece às 18h. 

A programação contará com a participação de personagens que fizeram e fazem parte da história da Faculdade de Comunicação — a atual diretora da instituição e professora da FACOM Suzana Barbosa, o professor Wilson Gomes e os docentes aposentados Othon Jambeiro e Marcos Palácios. 

Para participar, o interessado já pode ativar o lembrete no canal por meio de link.

Período para indicação das bancas examinadoras pelo(a) professor(a) orientador(a)

Quando: 31/05 a 09/06/2024
Como: por meio de formulário online a ser divulgado oportunamente e preenchido exclusivamente pelo(a) orientador(a).

Homologação das bancas examinadoras pelo Colegiado

Quando: 10/06/2024
Como: em reunião ordinária do Colegiado.

Final semestre

Início semestre