Em visita à FACOM, reitor da UFBA confere instalação de elevadores e discute preparação para retorno presencial

Publicado em: 05-11-2021

O reitor da Universidade Federal da Bahia, João Carlos Salles, esteve em visita à Faculdade de Comunicação nesta quinta-feira (04/11) para conferir a instalação de dois elevadores na Unidade, novos equipamentos de acessibilidade que já estão disponíveis para o uso da comunidade acadêmica. Na ocasião, o reitor dialogou com a diretora da FACOM, Suzana Barbosa, e com Leonardo Costa e Washington de Souza Filho,  diretor e o vice-diretor eleitos para o quadriênio 2021-2025, sobre a preparação da Unidade Universitária para o retorno de atividades administrativas e acadêmicas presenciais no Semestre 2022.1..  

A reunião aconteceu um dia após a divulgação da proposta de resolução para o semestre 2022.1, elaborada pela reitoria, que prevê a retomada de grande parte das atividades presenciais no novo semestre letivo — administrativas, de ensino, de pesquisa e de extensão. A ser apreciada pelo Conselho Universitário (CONSUNI) em reunião no próximo dia 12 de novembro, , a proposta autoriza desde já a retomada gradual de atividades presenciais, em preparação ao novo semestre, e sinaliza às Unidades Universitárias a necessidade da existência de Plano de Biossegurança contendo os requisitos que promovam a proteção de todas as pessoas participantes das atividades acadêmicas e administrativas, incluindo os trabalhadores terceirizados, em conformidade com o Plano de Contingência e Medidas de Biossegurança da UFBA. 

Segundo o reitor João Carlos Salles, o momento é de dialogar e trabalhar para a formatação de um semestre letivo seguro. “A UFBA, neste momento, está discutindo, pensando e vai deliberar, a partir de uma proposta de resolução apresentada pela reitoria. Uma proposta que será amadurecida com os conselheiros, mas que possui méritos claros — a retomada de atividades presenciais, uma necessidade para todos nós. A proposta avança ao exigir a necessidade de que o esquema vacinal completo seja condição para a retomada das atividades e apresenta um conjunto de protocolos em que a retomada vai garantir a segurança da comunidade”, descreve.

Além da segurança oferecida pelo planejamento que acontece desde já na Faculdade de Comunicação, a comunidade acadêmica contará, no retorno presencial, com um equipamento aliado da acessibilidade — dois novos elevadores. Conectando os três andares do prédio da FACOM, os elevadores, que possuem, respectivamente, capacidade para até 8 pessoas (em condições normais de distanciamento), são uma demanda antiga da comunidade acadêmica. “A mobilidade estava afetada na FACOM para muitos dos estudantes, pela ausência de um equipamento que permite melhorar o dia a dia de tantas pessoas com redução de mobilidade”, reconhece a diretora Suzana Barbosa. “Essa demanda vem de décadas de toda a comunidade e estamos muito contentes em saná-la. Estou há oito  anos na Direção e essa sempre foi uma meta — tanto nas propostas do primeiro mandato, quanto nas do segundo”, explica.

Sobre o período em regime remoto, Suzana reafirma que o trabalho de terceirizados, técnicos-administrativos e docentes continuou. “É importante dizer que nós, da FACOM, não paramos de avançar neste período. Desenvolvemos muitas atividades de ensino, pesquisa, extensão, projetos, dentre outras”, afirma. Endossando a fala de Suzana Barbosa, o reitor João Carlos Salles estendeu a afirmação às atividades desenvolvidas por toda a Universidade. “A UFBA não parou. Nós não só trabalhamos muito remotamente, como continuamos avançando em algumas obras. Os  elevadores da FACOM são um exemplo, assim como  obras em nossas unidades que serão inauguradas  em breve. Ou seja, a UFBA continua em movimento”. 

 

Período para indicação das bancas examinadoras pelo(a) professor(a) orientador(a)

Quando: 31/05 a 09/06/2024
Como: por meio de formulário online a ser divulgado oportunamente e preenchido exclusivamente pelo(a) orientador(a).

Homologação das bancas examinadoras pelo Colegiado

Quando: 10/06/2024
Como: em reunião ordinária do Colegiado.

Final semestre

Início semestre