Cineclube Nanook debate documentário e animação

Publicado em: 26-10-2021

O Cineclube Nanook, projeto do Laboratório de Análise Fílmica (LAF/FACOM/UFBA), promove no dia 30 de outubro, às 16h, a terceira sessão do ciclo Trânsitos no Documentário. O projeto tem como tema as relações entre o documentário e a animação, partindo de várias produções, especialmente do documentário animado Valsa com Bashir (2008), dirigido por Ari Folman. O encontro será ao vivo e gratuito, no canal do LAF no Youtube, com emissão de certificado aos participantes.

O filme revela memórias de um homem em missão no exército israelense contra o Líbano, de modo a recontar e reconstruir episódios de maneira diferente aos discursos e imagens oficiais. Lançado em maio de 2008 durante o Festival de Cannes, Valsa com Bashir foi o primeiro filme de animação a ser indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro e Melhor Filme do Ano, pela Sociedade Nacional dos Críticos dos Estados Unidos. Inspirado na biografia do diretor, Folman, a obra tem seu argumento em torno de memórias de guerra, retratando as memórias perdidas de um veterano da Guerra do Líbano de 1982. A história começa quando, em uma noite no bar, um homem compartilha com um velho amigo um pesadelo recorrente no qual é perseguido por cães alucinados.

Para debater o tema e o filme, a mesa contará com a presença da pós-doutoranda Jennifer Serra (ECA/USP), professora do Curso de Animação do Centro Audiovisual de São Bernardo do Campo (CAV). Egressa do curso de Produção Cultural da UFBA, Jennifer é doutora em Multimeios pela UNICAMP, com a tese "A vida animada: (re)construções do mundo histórico através do documentário animado". A mediação da conversa será feita pelo artista visual Alfredo Villas Bôas (Sebáh), mestre em Cultura e Sociedade e doutorando em Comunicação e Culturas Contemporâneas pela UFBA. Sebáh é realizador do curta animado “Avatar-tour: sleeping humanity” (2011), exibido no Congresso UFBA 2020.

O formulário para inscrição será disponibilizado logo após o começo da sessão, pelo bate papo (chat).

Cineclube Nanook

O Cineclube Nanook ocorre no último sábado de cada mês, em ciclos temáticos, com o objetivo de oferecer um espaço de aprendizado e experiências acerca do universo do cinema documentário. Trata-se de um projeto de extensão desenvolvido por profissionais e estudantes vinculados ao núcleo Nanook, do Laboratório de Análise Fílmica (LAF), um grupo de pesquisa em cinema e audiovisual do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia (POSCOM/UFBA). Coordenado pela professora Morgana Gama, pós-doutoranda pelo programa, e supervisionado pelo prof. José Francisco Serafim, coordenador do núcleo Nanook, o projeto tem o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UFBA desde agosto de 2021.

Serviço

Quando: Sábado, 30 de outubro, às 16 horas.
Onde: Canal do LAF no Youtube
Quanto: Gratuito

 

Período para indicação das bancas examinadoras pelo(a) professor(a) orientador(a)

Quando: 31/05 a 09/06/2024
Como: por meio de formulário online a ser divulgado oportunamente e preenchido exclusivamente pelo(a) orientador(a).

Homologação das bancas examinadoras pelo Colegiado

Quando: 10/06/2024
Como: em reunião ordinária do Colegiado.

Final semestre

Início semestre