Pesquisa ouve egressos da habilitação em Jornalismo sobre formação do curso da FACOM

Publicado em: 19-10-2021

Por: Sofia Oliveira*

Uma pesquisa desenvolvida por integrantes do Programa de Educação Tutorial em Comunicação (PETCOM/UFBA) realizou análise sobre a formação em Jornalismo ofertada pela Faculdade de Comunicação. O estudo, que teve como objetivo possibilitar um maior conhecimento a respeito dos egressos da habilitação em Comunicação, foi publicado na Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo (REBEJ) e revelou  um desafio relacionado à formação prática dos estudantes. Desenvolvido entre 2019 e 2020, o estudo contou com a participação de 149 egressos da graduação.

O artigo "A Formação em Jornalismo na Universidade Federal da Bahia: uma análise dos egressos" foi escrito pelos integrantes do PETCOM Breno Fernandes, Marcelo Azevedo, Maria Eduarda Gomes e Rute Souza Cruz com a coordenação do tutor Leonardo Costa e veiculado em junho de 2021. De acordo com os dados obtidos , 57% dos respondentes concordaram que há uma escassez na formação técnica do curso. Com base nesse cenário, a pesquisa aponta a necessidade de reorganização pedagógica das disciplinas para preparar efetivamente os estudantes à realidade prática dos meios de comunicação dentro do mercado de trabalho. Além disso, o formulário revelou insatisfação dos egressos aos ensinos práticos disponíveis na grade curricular de 2000 e uma deficiência de carga horária suficiente para o estudo de Jornalismo Digital e Online.

O resultado vai ao encontro das discussões sobre o Novo Projeto Pedagógico de Curso, cuja proposta foi apresentada em maio deste ano, pelo Núcleo Docente Estruturante de Jornalismo. De acordo com a nova proposta, uma das grandes mudanças no currículo a ser implementado é o ensino jornalístico a partir de projetos interdisciplinares, que demandam o uso de múltiplas linguagens, a exemplo do digital. Também serão implantadas as redações integradas e o Estágio Supervisionado como componente obrigatório da formação.

Segundo Leonardo Costa, tutor do PETCOM e coautor da pesquisa, o objetivo da investigação é semelhante ao de estudo realizado anteriormente na habilitação de Produção em Comunicação e Cultura. “Queremos conhecer a opinião dos egressos sobre a experiência na FACOM e tentar refletir sobre isso, tendo em vista os processos de reformulação dos cursos. Já foi implementada a reforma de Produção e estamos tramitando a de Jornalismo”, revela o professor. Leonardo revela, ainda, que estudos no mesmo sentido seguem dentro do grupo. “Para dar continuidade, estamos realizando, no PET, uma pesquisa com os egressos da área de concentração em Cinema e Audiovisual, que também está num processo de reformulação pelo Núcleo Docente Estruturante”, frisa o Professor.

*Sob supervisão de Jessica Carvalho

Período para indicação das bancas examinadoras pelo(a) professor(a) orientador(a)

Quando: 31/05 a 09/06/2024
Como: por meio de formulário online a ser divulgado oportunamente e preenchido exclusivamente pelo(a) orientador(a).

Homologação das bancas examinadoras pelo Colegiado

Quando: 10/06/2024
Como: em reunião ordinária do Colegiado.

Final semestre

Início semestre