Visão Computacional é o tema da 9ª edição do GJOL Cast, com pesquisadora Janna Joceli Omena

Publicado em: 18-10-2021

No dia 20/10, às 16h, o Grupo de Pesquisa em Jornalismo On-line receberá a pesquisadora Janna Joceli Omena na 9ª edição do GJOL Cast, Conversas Digitais. Durante o evento, que será transmitido no canal do Youtube do grupo, a pesquisadora apresentará um pedaço de sua pesquisa que visa construir uma receita metodológica para desenvolvimento e interpretação de redes de visão computacional como suporte para a pesquisa social e digital. Serão exploradas possibilidades, os prós e os contras de se utilizarem as APIs de Visão Computacional como método digital para análise de grandes volumes de imagens, em especial a API Google Cloud Vision.

Janna é professora associada convidada em estudos dos Novos Media e Métodos Digitais na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa e membro fundador do iNOVA Media Lab, Lisboa, Portugal, onde lidera há seis anos o #SMARTDataSprint (evento dedicado à realização de investigação empírica com métodos digitais).

Além da pesquisadora, também participação o pesquisador José Afonso Jr., professor do Departamento de Comunicação e do Programa de Pós-graduação em Comunicação, ambos da Universidade Federal de Pernambuco, e Márcio Carneiro, professor dos Programas de Pós-graduação em Comunicação – Profissional e em Design da Universidade Federal do Maranhão e coordenador do LABCOM – Laboratório de Convergência de Mídias.

GJOLCast. Conversas Digitais com Janna Joceli Omena
Tema: Visão Computacional: metodologia digital para análise de imagens
Quando: 20 de outubro, às 16h
Onde: Canal do GJOL no YouTube

Período para indicação das bancas examinadoras pelo(a) professor(a) orientador(a)

Quando: 31/05 a 09/06/2024
Como: por meio de formulário online a ser divulgado oportunamente e preenchido exclusivamente pelo(a) orientador(a).

Homologação das bancas examinadoras pelo Colegiado

Quando: 10/06/2024
Como: em reunião ordinária do Colegiado.

Final semestre

Início semestre