Um estudante e duas egressas da Faculdade de Comunicação da UFBA (FACOM | UFBA) foram selecionados para participar do Curso Estado de Jornalismo. O curso é um dos programas mais conceituados de treinamento em Jornalismo no país e é resultado de uma parceria entre o Grupo Estado e a Universidade de Navarra.
O estudante Levy Teles dos Santos Gomes e as estudantes Marina Aragão Silva e Milena Hildete Teixeira da Silva vão representar a FACOM nesta 30ª edição. Para chegar até aí, eles passaram por uma disputada seleção e concorreram com centenas de estudantes e recém formados em Jornalismo de todo o país. No processo, tiveram analisados o seu currículo, seu interesse em participar do programa, além de seus conhecimentos gerais, em português, em inglês e na prática jornalística. Ao final, ainda passaram por uma entrevista com profissionais do Estadão.
Marina Aragão formou-se em Jornalismo na FACOM em 2018, mas desde o começo da Faculdade entendeu a importância de aliar prática e teoria. Passou pela Produtora Jr. e pela Agência de Notícias em Ciência e Tecnologia antes de ir para as redações. “Eu digo sempre que a experiência na universidade pública é algo sem igual. Ela dá a oportunidade de ter contato com pessoas diferentes, com realidades que nunca imaginamos existir. Mas precisamos da experiência prática, ninguém sai pronto da faculdade. As expectativas para o curso são as melhores possíveis. Espero que seja uma alavancada em minha carreira, em meu conhecimento”, torce a jornalista.
Da esquerda para a direita: Marina Aragão, Milena Teixeira e Levy Teles (Arquivo Pessoal)
Com Marina Aragão, Milena Teixeira compartilha, além da seleção para o 30º Curso Estado de Jornalismo, a passagem pelo programa Correio de Futuro e pelo portal Bahia.Ba. Por mais que tenha uma proximidade grande com o mercado desde o início de sua formação, Milena acredita que foi a faculdade que lhe deu base para a profissão. “Foi muito importante o papel da faculdade em minha vida profissional. Na FACOM temos excelentes professores que ajudam a unir teoria e prática, de modo a formar um profissional completo”, acredita.
Milena Teixeira ainda dá uma recomendação aqueles que estão iniciando na profissão. “Para quem está chegando agora é importante aproveitar ao máximo a faculdade, as práticas, as matérias teóricas, desde aquelas aulas iniciais sobre o que são critérios de noticiabilidade. Mas também é importante arriscar. Muitas vezes não tentamos, por medo de não passar, mas tem que tentar fazer um jornalismo independente, mandar a sua sugestão de pauta, se inscrever em programa de trainee, não ter medo”, defende.
O Curso Estado
O Curso Estado de Jornalismo tem início em setembro e acontece até dezembro de 2019, em São Paulo. Ao longo desse período, os estudantes participarão de aulas teóricas, atividades práticas e trabalharão como trainees na redação do Estadão. Experientes profissionais do Brasil e do exterior ensinarão aos participantes reportagem na prática, incluindo todas as etapas da produção jornalística.
De 4 a 6 de dezembro, a Universidade Federal da Bahia irá reunir diversos saberes a partir da produção científica e artística de estudantes de graduação e pós-graduação da universidade. O evento será, sobretudo, um momento especial para apresentação dos trabalhos desenvolvidos por programas institucionais ao longo do ano. O prazo de submissão de trabalhos está aberto até 13 de outubro, nas modalidades de comunicação oral e intervenção artística.
Para participar das comunicações orais – com duração de 10 minutos e divididas em sessões temáticas-, o estudante deve submeter um resumo em parágrafo único, contendo entre 150 e 300 palavras. Já na modalidade de intervenção artística, os estudantes de graduação e pós-graduação da UFBA devem submeter propostas com, pelo menos, dois integrantes. Participantes externos podem integrar a proposta cujo formato pode ser discutido com a comissão organizadora de forma a considerar sua viabilidade técnica. Não há restrição temática, de formato ou duração. Dúvidas podem ser encaminhadas para o endereço eletrônico: congresso.artes@ufba.br.
O resultado da submissão dos trabalhos estará disponível até 17 de outubro.
Mais informações: inscricaoseminario2023.ufba.br
O quê: Palestra 'Comunicação humanitária na República Democrática do Congo: cobertura jornalística e perspectivas
Quando: 19 de outubro de 2023, às 9h
Onde: Auditório da Facudade de Comunicação da UFBA, Ondina.
Mais informações
Marcele Aroca Camy é jornalista e atua em uma organização humanitária brasileira que está presente em oito países (entre eles Brasil e vários da África subsaariana), nas regiões mais desafiadoras do mundo, a Fraternidade sem Fronteiras. Jornalista e mestre em Comunicação pela UFMS, Marcele tem experiência profissional focada em gestão de Comunicação e Marketing, área que se dedico há 14 anos, cinco deles especificamente em contexto humanitário.