Produções audiovisuais de estudantes da UFBA são destaque em mostra da TVE

Publicado em: 09-08-2019

Seis produções audiovisuais de estudantes da UFBA são destaque na Mostra de Filmes Universitários da TVE. A Mostra terá início na próxima terça-feira, 13 de agosto, e exibirá curtas documentais, experimentais e de ficção produzidos por estudantes de universidades públicas baianas. Os filmes serão exibidos de terça a sexta-feira, a partir das 20h, no canal da TVE Bahia, e também podem ser vistos no site da emissora (www.tve.ba.gov.br/tveonline). 

Na UFBA, as produções audiovisuais foram desenvolvidas em disciplinas da área de concentração em Cinema e Audiovisual, ministradas por professores da Faculdade de Comunicação (FACOM | UFBA). Dek Tamarit (2017), desenvolvido pelo aluno Marcus Barbosa ao longo da matéria de Edição e Montagem, abre a programação. O aluno já teve o curta indicado para a Mostra SESC Bahia e para o XIV Panorama Internacional Coisa de Cinema, e diz ter ficado feliz com a seleção. “Dos que produzi, é o meu favorito e tenho muito carinho por ele. Vivo intensamente cada cena e, mais ainda, quando assisto o filme com o público. Ele ganha vida, outras vidas, deixa de ser meu para ser do outro. É por isso que o amor precisa estar presente em cada momento”, declarou Marcus. 

A Mostra de Filmes Universitários da TVE conta com outras produções de estudantes da UFBA, no formato de curta, como Ode a Brecht, de Nalbert Guimarães, e A Caixa de 4 Cômodos (2017), produzido pela estudante Ana do Carmo. Há, ainda, o documentário Ê, na mata!, desenvolvido também pela aluna, em conjunto com as estudantes Júlia Morais e Rebeca Thais; Contos de Yemanjá (2016), produzido por Vanessa Aragão, e Fluxo (2018), também realizado pela estudante juntamente com o aluno Igor Algozino. 

Também foram selecionadas para a mostra obras de alunos da Universidade do Sudoeste da Bahia (UESB), Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), abordando temas como homossexualidade, violência doméstica, redes sociais e meio ambiente. 

Convênio

A exibição das produções acadêmicas de estudantes da UFBA é uma das ações que integram um acordo de cooperação técnica, científica, cultural e artística firmado entre a Universidade Federal da Bahia e o Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB). Este convênio foi assinado em junho de 2018, visando a difusão de ações desenvolvidas na Universidade. Outras produções audiovisuais, produzidas pela TV UFBA, já vem sendo exibidas na grade da TVE Bahia, desde setembro do mesmo ano.  

Veja a programação completa da Mostra de Filmes Universitários da TVE

Horário: 20h

13/08 - Dek Tamarit

14/08 - A Caixa De 4 Cômodos

15/08 - Ode a Brecht

16/08 - Ê, na Mata

20/08 - Fluxo

21/08 - Contos de Yemanjá

22/08 - Próxima Parada: Suíça; 

22/08 - Mangue Eugnam

23/08 - Ricochete; O caos, as Trevas e a Mulher.

27/08 - Verena; 

27/08 - A Liberdade Não Veste Camisa de Força; 

27/08 - Paradoxo da Socialização (i don't know)

28/08 - Rosas do Guetto: Um Grito de Conquista

29/08 - Através dos Olhos Meus; 

29/08 - Ensaio Sobre as Coisas que Não Falei

 

O Seminário Estudantil 2023

De 4 a 6 de dezembro, a Universidade Federal da Bahia irá reunir diversos saberes a partir da produção científica e artística de estudantes de graduação e pós-graduação da universidade. O evento será, sobretudo, um momento especial para apresentação dos trabalhos desenvolvidos por programas institucionais ao longo do ano. O prazo de submissão de trabalhos está aberto até 13 de outubro, nas modalidades de comunicação oral e intervenção artística.

Para participar das comunicações orais – com duração de 10 minutos e divididas em sessões temáticas-, o estudante deve submeter um resumo em parágrafo único, contendo entre 150 e 300 palavras. Já na modalidade de intervenção artística, os estudantes de graduação e pós-graduação da UFBA devem submeter propostas com, pelo menos, dois integrantes. Participantes externos podem integrar a proposta cujo formato pode ser discutido com a comissão organizadora de forma a considerar sua viabilidade técnica. Não há restrição temática, de formato ou duração. Dúvidas podem ser encaminhadas para o endereço eletrônico: congresso.artes@ufba.br.

O resultado da submissão dos trabalhos estará disponível até 17 de outubro. 

Mais informações: inscricaoseminario2023.ufba.br

Palestra "Comunicação humanitária na República Democrática do Congo: cobertura jornalística e perspectivas"

O quê: Palestra 'Comunicação humanitária na República Democrática do Congo: cobertura jornalística e perspectivas
Quando: 19 de outubro de 2023, às 9h
Onde: Auditório da Facudade de Comunicação da UFBA, Ondina. 

Mais informações

Marcele Aroca Camy é jornalista e atua em uma organização humanitária brasileira que está presente em oito países (entre eles Brasil e vários da África subsaariana), nas regiões mais desafiadoras do mundo, a Fraternidade sem Fronteiras. Jornalista e mestre em Comunicação pela UFMS, Marcele tem experiência profissional focada em gestão de Comunicação e Marketing, área que se dedico há 14 anos, cinco deles especificamente em contexto humanitário.

Aniversário da Facom

Final semestre 2023.2