Índice

Introdução
O Jornalismo na
Era Digital
O Jornal como Metáfora
Produzindo uma Publicação Digital
O Planejamento
O Design
O Layout
Hipertexto
Multimídia
Animações
Interatividade
O E-mail
Notícias
Personalizadas
Notícias Personalizadas II
A Estrutura
Comercial
Classificados Online
Micropagamentos
O Fim do Jornal Impresso?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


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Última atualização:
Outubro de 1997

Introdução

O ano de 1995 marcou a entrada definitiva da Internet no Brasil. De lá para cá, a rede cresceu vertiginosamente e continua em ritmo de expansão acelerada que só deve se estabilizar a partir do ano que vem. Segundo dados do Comitê Gestor Nacional, o crescimento da rede aqui é duas vezes maior que a média anual no mundo. Os computadores ligados à Internet no Brasil (hosts) também não param de crescer e no continente americano o país só perde para os Estados Unidos e Canadá. No ranking mundial, estamos em 19º lugar e dentro da América Latina (incluindo o México) possuímos quase a metade das máquinas conectadas. Já o número de internautas brasileiros é estimado em cerca de 1 milhão e, segundo as projeções, haverá um aumento de 50% de usuários até o final do ano¹.

Este crescimento exponencial da Internet no Brasil fez com que a iniciativa privada se interessasse pelo imenso potencial da rede enquanto instrumento de marketing e geração de receitas, o que ocasionou um número cada vez maior de investimentos em projetos voltados para o comércio online. No setor jornalístico a situação não poderia ser diferente. Os grandes grupos editoriais brasileiros perceberam que a Internet representa um mercado em expansão, que pode ser bastante lucrativo quando estiver consolidado. Empresários e editores brasileiros estão investindo cada vez mais no desenvolvimento de serviços para a mídia online e na produção de publicações digitais para a World Wide Web.

As primeiras versões eletrônicas dos principais jornais nacionais começaram a aparecer na Web em 1995. Naquela época, os sites eram bastante simples em termos de design e exploravam muito pouco os recursos de hipertexto, interatividade e multimídia, limitando-se basicamente a transpor o conteúdo da edição impressa para a versão eletrônica. De lá para cá, muitos investimentos foram feitos na Internet brasileira por empresas da área de jornalismo preocupadas em aprender como operar corretamente na mídia digital. Os jornais e revistas nacionais na Web multiplicaram-se rapidamente e aos poucos foram incorporando as principais tendências e inovações do setor de editoração online. Hoje, as publicações brasileiras na Internet já chegam a mais de 500 e embora um número cada vez maior de jornais e revistas do mercado editoral brasileiro esteja entrando na rede, este crescimento se deve, em boa parte, à iniciativa de publishers independentes que investem em projetos exclusivos para a mídia online.

A evolução do jornalismo na Internet, especialmente no Brasil, despertou meu interesse em estudar os jornais digitais e os serviços noticiosos online. Este foi o tema do meu trabalho de conclusão de curso da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, que deu origem a um projeto de pesquisa, desenvolvido durante um ano sob a orientação do Prof. Dr. Marcos Palacios e com o apoio do CNPq. Durante este período, pude visitar um grande número de sites jornalísticos na Web e reunir um vasto material sobre o assunto, catalogado na bibliografia online sobre jornalismo digital.

Depois de acessar algumas das mais premiadas publicações online no mundo – como os americanos New York Times (http://www.nytimes.com), Chicago Tribune (http://www.chicago.tribune.com) e Mercury Center (http://www.sjmercury.com) – e de pesquisar os principais jornais brasileiros na Internet, foi possível observar os erros mais comuns, as experiências de sucesso e as tendências para o futuro no setor de serviços online.

O presente trabalho é fruto dessas observações e foi elaborado na forma de um guia de estudo e análise do jornalismo na Internet, voltado tanto aos pesquisadores, professores e estudantes de Comunicação, quanto aos profissionais da área interessados em novas mídias. Neste guia, diversos aspectos do jornalismo digital serão abordados, como design, interatividade, hipertexto, multimídia, notícias personalizadas e publicidade. A idéia é fazer com que o leitor tenha uma visão ampla da atual situação das publicações eletrônicas na rede, a partir de uma análise geral dos sites jornalísticos na World Wide Web.


¹ Os números são incertos mas estima-se que no mundo o número de internautas varie entre 40 e 80 milhões. Estes e outros dados podem ser encontrados na Web em sites de organizações e institutos que realizam pesquisas regulares sobre a Internet, como a Network Wizards (http://www.nw.com), a International Data Corporation (IDC) (http://www.idcresearch.com/), o Instituto de Tecnologia da Georgia (http://www.cc.gatech.edu/gvu), a Forrester Research (http://www.forrester.com) e a Nielsen Media Research (http://www.nielsenmedia.com/). No Brasil, as estatísticas sobre o crescimento da Internet no país podem ser obtidas no site do Comitê Gestor Nacional (http://www.cg.org.br) enquanto os resultados da pesquisa sobre o perfil do internauta brasileiro, desenvolvida pelo Cadê em parceria com o Ibope, estão disponível no endereço http://www.cade.com.br/cgi-bin/cadeibope.


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