Faculdade de Comunicação-UFBA
   

1900 - 1914 BELLE ÉPOQUE

O jogo social fixa os usos, os comportamentos e, portanto, as aparências de uma sociedade muito fechada. Muitas cabeças pensantes, como Picasso e Santos Dumont, foram viver e trabalhar em Paris nos primeiros anos do século. A declaração da guerra adiará o início de fato da arte e da sensibilidade modernas. O cenário brasileiro era da política do "café-com-leite". O domínio de governo dos coronéis de São Paulo e Minas Gerais. O Brasil era um país fundamentalmente agrícola, cujo produto base era o café. Foi em 1917 que ocorreu a 1ª. Greve da história brasileira

 

ESTILO DA ÉPOCA : Há quatro séculos atrás até 1900, a moda exigia que o traje dividisse o corpo feminino em duas massa desiguais e distintas, separadas pelo estrangulamento da cintura sufocada num espartilho. Este joga o tórax para frente e os quadris para trás produzindo a anti-natural silhueta em "S". Somente a primeira guerra mundial põe fim ao espartilho. Com o corpo livre e roliço, as mulheres assumem o posto de trabalho do marido. Foi também, em meados da década de 10 que surgiram as cintas-ligas, as meias cor-da-pele, da saia-calça e dos sutiãs modernos. Em 1910, a costura, preocupada com o aparecimento das máquinas, torna-se uma profissão autônoma.

 

 

 

 

1920 - 1940 ENTRE GUERRAS

1920: Paris ainda é a capital da moda. Mudanças profundas entre o mundo de antes e o mundo do pós guerra. Os corpos mudam, os corações também. As mulheres estão mais magras e bronzeadas, os homens perdem a barba e o bigode sob o efeito do aparelho de barbear, popularizado GILLETTE. As roupas são mais simples e flexíveis, facilitando a prática de esportes. As carruagens com seus equipamentos dão lugar aos automóveis, os cabelos são cortados curtos e os vestidos diminuem seu comprimento. Em meados de 20, o Brasil vivia um período de crise. A classe média começava a surgir no país, mas estava insatisfeita com a República Velha. O presidente do Brasil, de 1926 - 1930, foi Washington Luís. Foi durante o seu governo que o país quebrou. A crise americana de 1929, provocada pelo CRASH na bolsa de valores de New York, deixa o Brasil em colapso econômico. SEMANA DE ARTE MODERNA, em 1922. PERSONALIDADES : Gabrielle Chanel (Aquela que Paris inteira chamava de coco).

ESTILO DE ÉPOCA: MILINDROSAS E COM ESTILO ANDRÓGENO. As mulheres copiam as roupas masculinas. É o movimento FEMINISTA que rompe com os costumes tradicionais. A mulher pelo seu espaço e sua igualdade junto aos homens.

 

1930: A beleza feminina volta aos cânones neoclássicos. A mulher passa a usar sutiã e um tipo de cinta ou espartilho flexível. Depois da onda feminista de 1920, em que as mulheres usavam pijamas a fim de se afirmarem como "mulheres livres", retorna a camisola e as roupas vaporosas disseram história no cinema hollywoodiano. Brasil : Começava, no país, a ERA VARGAS. A república do café-com-leite chegava ao fim dando lugar ao governo ditatorial, autoritário de Getúlio Vargas. No seu governo foi implantada a constituição mais democrática do brasil. A constituição de 1934 garantia o voto feminino e criava as leis trabalhistas o que ampliava as bases populares do governo. Vargas se tornou o presidente mais popular do Brasil.

 

1940: A 2ª. Grande guerra é o cenário dos anos 40. Uma década que deixou cicatrizes até os dias de hoje. Hitler, sustentado pela "superioridade" do povo ariano ( "única raça pura" ), pretende conquistar o mundo. Milhares de judeus são aprisionados em campos de concentração alemães, e lá são mortos sem piedade. O mundo entra em guerra. Uma guerra "absurda", inesquecível que marcará sempre a história do século XX. BRASIL : Getúlio governa o país até 1945. Ele impõe o Nacionalismo e o Brasil cresce muito economicamente.

ESTILO DE ÉPOCA : Década de 40 foi a época de reinado dos chapeleiros. O chapéu lança um desafio ao rigor dos tempos. De todas as formas, desde os turbantes aos engenhosos voilettes ( véus usados nos chapéus ) a fim de dar um ar de novidade a toaletes que definham a falta de renovação. Na Europa é época da reciclagem de peças antigas e dos cupons de racionamento.

 

1950: O mundo estava dividido em dois blocos: COMUNISTAS E CAPITALISTAS. Surge a era da guerra fria, onde o comunismo era liderado pela URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticos). Já o capitalismo tinha susa força nos EUA. A guerra fria era um confronto indireto marcado pela "disputa ideológica"entre as grandes potências mundiais. Fidel e Guevara, com o apoio da URSS, tornaram a ilha de Cuba socialista. Brasil: em 24 de agosto de 1954, os militares liderados por Eurico Gaspar Dutra pede que Getúlio Vargas renuncie. No entanto, a resposta Vargas é dada em 25 de agosto de 1954 com seu suicídio. Jucelino Kubitschek ganha as eleições e governa de 1956/1960. Estilo de época: Berço da democracia, mas também da socidade de consumo, os EUA impõem seu modelo à Europa. As tendências são padronizadas. Além dos progressos dos cosméticos e da prática regular de esporte são adotados hábitos cotidianos de higiene (não muito usuais, até 1950 pelos franceses). "Depois da libertação, era preciso antes de mais nada ensinar a moça, que se indentificava com a revista, a lavar-se, a trocar regularmente a roupa de baixo, e a cheirar bem", diz Françoise Giroud, pioneira da revista ELLE.

PERSONALIDADES: Marilyn Monroe, Brigitte Bardot, Grace Kelly, James Jean e Martha Rocha.

 

1960: Na década de 60, no Brasil, iniciou-se o GOVERNO MILITAR. A partir de 1964, o Brasil teve seu governo marcado pelo autoritarismo. Dentre os atos ditatoriais estabelecidos pela ditadura militar esteve o AI-5, o qual permitia aos militares o controle social, policial, da imprensa, ou melhor, do Brasil. Modelos como Twiggy virão acentuar ainda mais os efeitos de um novo tipo de atitude. A beleza anoréxica serve de molde às garotas da época. As saias estão batendo na metade das coxas, a calcinha surge em várias cores e trazem mais conforto para as mulheres, principalmente quando dançam twist. A moda surge das camadas jovens da sociedade o que é suficiente para escandalizar os mais velhos. Chegada do FUSCA ao Brasil.

PERSONALIDADES: TWIGGY, THE BEATLES, CATHERINE DENEUVE, JACK KENNEDY.

 

1970: Surgem, no Brasil, os movimentos de resistência ao regime militar. Surgem a UNE ( União Nacional dos Estudantes ), o MR-8 ( Movimento Revolucionário 8 de outubro e o tropicalismo de Gil, Caetano, Tom Zé ( "É proibido proibir" ). 70 é também época da JOVEM GUARDA liderada por Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Vanuza, Vanderléia. Os jovens brasileiros lutam pela liberdade de expressão. "Caminhando contra o vento, sem lenço e sem documento..." ( Caetano - Alegria - Alegria ).

ESTILO DA ÉPOCA : Para toda uma faixa da juventude, a recusa tanto das convenções burguesas como da sociedade industrial moderna traduz-se por um desinteresse ostensivo em relação a qualquer moda. Recorrendo a roupas vindas de outros horizontes - casacos ofeganes, camisas indianas, motivos floridos, etc..., eles propagam a paz, o amor e, sem querer, inventam um estilo : A ANTIMODA.

PERSONALIDADES : JANE FONDA, MICK JAGGER, JOHN TRAVOLTA.

 

1980: O governo de Figueiredo de 79-85 marcou o fim do poder militar. O povo, insatisfeito com o governo, querem DIRETAS-JÁ. A década de 80 é um período de transição à democracia. Os anos 80 denuncia a sociedade de consumo. É a época música disco. Parece que o século, apressado em seu início, acaba dez anos antes, já que a recessão econômica põe fim à despreocupação um pouco artificial do decênio que termina.

 

1990: No Brasil, o Presidencialismo se afirma e o país se decepciona. Os anos 90 foram anos de Impeachement. Os jovens voltaram às ruas e tiraram da presidência Fernando Collor de Melo. Surge o PLANO REAL no governo de Itamar Franco que promete estabilizar a economia brasileira. Pensávamos que no ano 2000 as pessoas estariam usando macacões de cosmonautas. No entanto, somos forçados a constatar que nas ruas do mundo inteiro podem ser vistos bazares orientais em night-clubs japoneses, artérias de Manhattan em mercados de Provença, os minebiquines brasileiros nas grandes lojas nos EUA e uma universalização dos visuais que cresce vertiginosamente. NIKE, T-SHIRT, MC DONALD'S, COCA-COLA e INTERNET conseguem se infiltrar em culturas diversificadas, é a GLOBALIZAÇÃO que une o mundo de ponto-a-ponto.

 

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