cacau6_copy.JPG (30479 bytes)

Os "Coronéis" do cacau , como eram conhecidos os grandes propietários de fazendas , transformaram as cidades em palco para seus mandos, eles elegiam os representantes "populares", abacarvam novas propiedades, criavam e destruiam pessoas.                Nesta época o poder do dinheiro não valia muito , o que fazia os "senhores"do cacau tão importantes era a força que eles expressavam. Na maioria das vezes estes homens conquistaram as suas terras com muito sacrificio, enfrentando a floresta, a falta de recursos, e até o descredito nesta cultura que não é de subsistência. Portanto estes homens eram pessoas fortes e temidas.

mapa copy.JPG (12140 bytes)

O Auge do cacau criou cidades , emancipou os homens do interior. O Sul da Bahia chegou a ser responsável por 40% da atividade financeira do estado, o lucro gerado nesta lavoura foi inegável .refletiu-se em todo o interior e capital.                      Entre as cidades do Sul da Bahia Ilhéus e Itabuna foram asque mais se destacaram.Itabuna cidade criada as margens do Rio Cachoeira, que nasce no Almada, pertencia a Ilhéus até 1810 quando, a cidade desenvolveu seu comércio e criou rentabilidade própia. Itabuna seria a cidade das "negociações", pois com o forte comércio e a formação das bancas de cacau ( lugares de compra e venda do produto) Itabuna destacou-se e ganhou autonomia.                                                                          Ilhéus foi a pioneira no plantio.Observando o desenvolvimento desta agricultura naquela região os comerciantes e portugueses iniciaram o comercio. Apesar de possuir o Porto, Ilhéus não tinha tão boa localização quanto Itabuna, por isto a maior parte das negociações não eram feitas lá. Após muitas lutas a implantação da cultura chegava ao fim e as cidades gozavam do prazer de viver e sofrer pelos lucros do cacau.

caca2_copy.JPG (17928 bytes) mapa_copy.JPG (12140 bytes)

As cidades de maior repercussão no sul da bahia demonstram o apogeu do cacau. De 1890 a 1920 estas cidades, Ilhéus e Itabuna, sofreram várias reformas e entrada de capitais, o crescimento desordenado acabou causando problemas até hoje insolúveis. Como a degradação do Rio Cachoeira em Itabuna.                                                    Os Grandes cacauicultores fundaram em Ilhéus varios pontos de encontro e lazer, mais tarde será conhecida como a cidade do Bataclan, o mais famoso bordel da Bahia.    Em 1929 com a crise internacional a região sofre uma grande queda, o primeiro passo de uma série que culmina numa grande crise do cacau, mas isto já é outra História.

cacau8_copy.JPG (18688 bytes)
cacau.gif (3690 bytes) pal25.gif (2992 bytes) apolvora.jpg (2761 bytes) spotle.gif (2215 bytes)
A Saga A Cronstrução A Realidade Álbum

Informações Gerais, Vânia Lima; (mattmc@ufba.br)
copyright© 1998- COM 024 / FACOM / UFBA