Never closing
Never sleeping
Never requiring prosthetics like Oliver People glasses
an eye electronic without myopia or detached retinas
or glaucoma or hardened lenses
Finally liberated from the cosmetology
Of eyelashes and eyebrows
the glint chip eye opens to a 3D world
of artificial life, animated memory, and digital optics
Maybe it needs some artificial tears.(*)
Arthur Kroker
O objetivo desse artigo é problematizar o lugar do artificial (tekhnè) e do natural (phusis) (2) na cultura contemporânea, tendo no cyborg um dos "mitos" extremos da cibercultura (3). Buscamos também compreender as novas formas de sociabilidade emergentes no ciberespaço (IRC, MUDs, WWW, Usenet, etc.). Com os cyborgs interpretativos do ciberespaço (os netcyborgs), a Rede transforma-se num grande "workshop" da identidade. Visamos assim, reconhecer a técnica como constitutiva do homem, afim que a ela possa ser reconhecido um lugar na esfera da cultura. Integrada a cultura, e não como sistema autônomo, a técnica poderá ser compreendida em toda a complexidade que requer a contemporaneidade. Deve-se superar a dicotomia entre o artificial e o natural. A cultura, como a natureza, não existem como entidades puras: "to be a subject is to be natural-cultural-technological; to be a social animal is to be techno-social" (4)
Referencias
* Esse artigo faz parte do projeto de pesquisa "A Cibercultura no Brasil. Comunicação e Sociabilidade Contemporânea", em realização no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporânea da Faculdade de Comunicação da UFBA, com o apoio do CNPq.
1. Kroker, A., "Glint Chip Eye"., in http://ctech.concordia.ca/hacking/glint.html.,(06/08/96).
2. Tekhnè é a palavra grega para "técnica", definida como uma habilidade prática. A "tekhnè" é uma "arte", indo desde a habilidade do marceneiro ao médico, até as Belas Artes, essa considerada a atividade mais nobre da "tekhnè". "Phusis" é, por sua vez, a palavra grega que significa "natureza", aquilo que pode se auto-reproduzir, sendo assim auto-poiético.
3. Sobre a Cibercultura ver Lemos, A. "La Cyberculture: Les Nouvelles Technologies et la Société Contemporaine". Thèse de Doctorat, Paris, Paris V, Sorbonne, 1995.
4. Aronowitz, A; Menser, M., "On Cultural Studies, Science, and Technology"., in Aronowitz, A; Menser, M (ed)., "Technoscience and Cyberculture"., NY, Routledge, 1996., p.21.
André Lemos,PhD.
Professor e Pesquisador da Facom/UFBA.
Se quiser entrar em contato é só clicar