GRUPO DE PESQUISA EM CIBERCIDADE - GPC
Domingo, Setembro 21, 2008
  Bluetooth para Deficientes Visuais
O uso da tecnologia Bluetooth pode ser aplicado para inúmeras práticas na comunicação. Muito além do uso como ferramenta no Mobile MKT, o Bluetooth agora auxilia deficientes visuais em seu deslocamento pela cidade. Através de informações em áudio sobre pontos de ônibus, bares, restaurantes e a vizinhança, o deficiente consegue se deslocar com mais segurança e conforto. Leia um trecho da matéria:

"When blind people with mobile devices approach the beacons, they wirelessly receive information about the points of interest so that they know what they're passing in an unfamiliar neighborhood. Talking Points could also send information to sighted people, such as by telling them about special sales at a store as they walk by it."
 
Sexta-feira, Setembro 19, 2008
  Street View do Google Maps em celulares

O Google lançou hoje O Google Maps para dispositivos móveis com a possibilidade agora do uso da ferramenta Street View, que permite visualização fotográfica em 360 graus das ruas localizadas no mapa. Veja vídeo de publicização e leia trecho abaixo sobre o lançamento.


"Today we’re launching a new version of Google Maps for mobile with the same street-level imagery available on desktop. Wondering if the restaurant in your search results is the one you’re thinking of? Just click “Street View” after your search to see the storefront. Unsure about a complicated intersection in your directions? Use Street View to see a photo, so there’s no mistaking your turn. You can also launch Street View from any address where we have photography, or simply by clicking on the map and selecting “Street View”. You can browse Street View overlaid on the map or in full screen, rotate your view to see more of your surroundings, and move along the street."




Marcadores: , ,

 
Quinta-feira, Setembro 18, 2008
  Estudo revela que modems 3G terão crescimento "fenomenal"
Relatório da ABI Research denominado "Cellular Modems and Mobile Broadband Connectivity" mostra crescimento em 300% entre 2006 e 2007 da venda de modems 3G e que os $ 3 bilhões de doláres de venda dos dispositivos em 2007 alcançará $ 22 bilhões em 2013. Este crescimento se deve aos profissionais móveis que usam laptops e necessitam de de conexões banda larga de alta velocidade.  "The growth in cellular modems will be primarily driven by business customers, as an average 3G data plan costs about $60 a month. Additionally, cellular modems face competition from cell phones with 3G connections that can be tethered to a laptop."

Marcadores: ,

 
Segunda-feira, Setembro 15, 2008
  Minilaptops dependem de conexão sem fio

Os minicomputadores ganham espaço como laptops para substituir os notebooks tradicionais em viagens, trabalho e salas de aula devido ao preço, em média R$ 1.000, peso de aproximadamente 1 quilo, telas de 7, 8, 9 ou 10 polegadas que os tornam intermediários entre smartphones e notebooks. Sem drives para CD/DVD e com HD entre 2 a 120 GB os minilaptops como Mobo da Positivo e EEE PC da Asus dependem consideravelmente das redes sem fio para executar algumas atividades mais sofisticadas. Isto é o que indica a matéria do Estadão "Sem Wi-Fi, mincomputadores não são tão mágicos". Entretanto, estes portáteis são apontados com potencial de crescimento por suas características de cada vez menores e mais potentes. Leia trechos da matéria:


"A idéia do nicho dos "netbooks" que vem se desenvolvendo no mercado é que os consumidores em trânsito utilizam seus computadores principalmente para email, escrever documentos e planilhas e navegar pela Web. E, quando estão online, eles têm acesso a arquivos importantes, podem conversar com amigos, usar sites de redes sociais como o Facebook ou serviços de música como o Pandora.
Isso é excelente - se você contar com uma conexão de banda larga acessível, como uma rede de WiFi caseira, um campus universitário dotado de WiFi ou uma área coberta por rede sem fio WiMax, uma tecnologia de transmissão de dados em alta velocidade que pode cobrir cidades inteiras.
Mas o quadro muda de figura quando as máquinas estão longe da Internet sem fio. "Estou convencido de que essa categoria de produtos vai se expandir muito quando o WiMax estiver desenvolvido", disse Rob Enderle, principal analista do Enderle Group. "Elas dependem de uma conexão permanente. Como aparelhos sem conexão, excetuado o email e o processamento de textos, eles não são muito interessantes."

"São produtos mais voltados ao futuro do que ao presente", acrescentou. Ao excluir recursos de edição de vídeo, capacidade de executar DVDs ou jogos de computador de alta potência, os usuários desses aparelhos deixam de precisar de chips de alta velocidade ou de imensa capacidade de memória em disco rígido, e evitam os custos adicionais que isso envolve. "Esta categoria pode potencialmente se tornar maior que a de laptops de hoje em dia", disse Enderle. "Se você acredita no modelo de computação em nuvem no futuro, este é o tipo de produto que leva a esse futuro."

A expressão computação em nuvem refere-se a serviços hospedados remotamente em redes em vez de disponíveis localmente nos computadores dos usuários. Como estão hospedados em servidores remotos esses serviços podem ser acessados na "nuvem" da Web.
 
Domingo, Setembro 14, 2008
  Chgega ao final ARG dos Jogos Olímpicos de Pequim-2008

No último mês de agosto, foi encerrado o Alternate Reality Game (ARG) relacionado aos Jogos Olímpicos de Pequim – 2008. The Lost Ring, este é o nome do game, foi disputado desde o mês fevereiro deste ano e o desafio mobilizou jogadores de todos os continentes. O desafio dos chamados ARGs parte de um determinado domínio na internet e vai se desenrolando até chegar nas ruas das cidades, transformando o espaço urbano em um ambiente de competição.

Em The Lost Ring, duas cidades brasileiras – São Paulo e Salvador – foram escolhidas como palco para estas ações ao vivo entre jogadores, chamadas de “lives”. Fui convidado para acompanhar os dois momentos do jogo que aconteceram na capital baiana.

O primeiro aconteceu dia 20/07/2008 nas ruas do bairro da Pituba. Munidos de um trakstick, aparelho que transmitia nossa localização, deciframos o mapa que continha um labirinto formado pela intersecção das ruas locais. Depois de 4 horas, contado com a ajuda de jogadores de outras cidades conectados por celulares, conseguimos superar os obstáculos e fazer o labirinto.

O segundo live soteropolitano foi disputado no último dia 22/08, no Jardim dos Namorados, também na Pituba. Desta vez, a organização do ARG - chamada popularmente de base - enviou um modelo gráfico em espiral que deveria ser desenhado no chão do local. Em seguida, era necessário apontar um jogador do grupo para percorrer à pé e de olhos vendados o espaço figura no menor tempo possível.

A experiência em The Lost Ring foi de extrema relevância pois trata-se do primeiro ARG intercontinental que envolveu países América do Sul, como o Brasil - podemos encontrar na internet registros de lives disputados em cidades da Argentina, Uruguai, Peru e Bolivia. Na condição de ARGueiro confesso, posso dizer que foi muito proveitoso e divertido jogar The Lost Ring. Na classificação final do ARG, que envolve cidades do mundo todo, Salvador ficou em 5 lugar. Neste vídeo, recebemos os parabéns da "base" pela façanha.
 
Sexta-feira, Setembro 12, 2008
  Japão: o único país com banda larga pronta para as futuras aplicações da WEB

Pesquisa conduzida pelas Universidades de Oxford e de Oviedo aponta os países mais prepados em termos de banda larga para suportar as futuras aplicações web. O estudo parte do pressuposto de que a nova geração de aplicações da web exigirão mais capacidade de processamento como a alta qualidade para a transmissão de "video streaming" que se expande com as aplicações do tipo Qik, Ustream, Justin.tv, Kyte.tv, Cover It Live, Mogulus Live Broadcast, Flixwagon que podem realizar transmissões ao vivo de celulares via streaming através de tecnologia 3G. Entre os países analisados estão os da Europa, America do Norte, Brasil, Russia, China e os pertencentes a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Foi elaborado uma lista com os países "top" na qualidade da banda larga. Entre os dez "top" aparece em primeiro lugar o Japão com a ressalva de que seria atualmente o único país pronto para as aplicações futuras. Leia a matéria completa da BBC de hoje e conheça os dez países da lista.

Marcadores:

 
  Celular nos vôos da TAM
A TAM é a primeira empresa de aviação brasileira a sinalizar o uso de celular durante os vôos. Leia notícia da InfoExame:

"A TAM informou que, a partir do segundo semestre de 2009, oferecerá um sistema de telefonia por celular a bordo nos vôos para a América do Sul.
Segundo a empresa, o início das operações depende da aprovação da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Além disso, será necessário adaptar a legislação que autoriza o uso de celular somente enquanto as aeronaves estão em solo de portas abertas.
O primeiro passo para a liberação do uso de celulares em aviões foi dado em abril, quando a União Européia anunciou a liberação em espaço aéreo europeu a partir do segundo semestre deste ano. Segundo a TAM, a companhia será a primeira a oferecer o sistema no continente americano. O serviço de telefonia móvel a bordo foi criado pela OnAir --joint venture da Airbus e da Sita, uma organização que desenvolve tecnologia de ponta para aviação. A escolha foi feita após dois anos de avaliação. "
 
Quinta-feira, Setembro 11, 2008
  TV digital de alta definição para parabólicas: uma questão política
A TV Digital está em operação desde 2 de dezembro do ano passado, mas ainda restrita a São Paulo e Rio de Janeiro com estimativa de expansão para outros centros urbanos. Entretanto, aproximadamente 20 milhões de pessoas têm o acesso à tv através de parabólicas. E tecnicamente é possível a transmissão do sinal digital em alta definição para as parabólicas como a Band e a Rede TV já o fazem. As duas grandes redes do país - Globo e SBT - se recusam a realizar o sinal desta forma impedindo o acesso para milhões de pessoas. É uma questão política. TV digital, mas com democratização do acesso ainda em modus operandi analógico. Assista vídeo do programa Olha Digital sobre a questão.

Marcadores: ,

 
  Novos Números sobre Internet Móvel no Brasil
Sob o título "Explosão da Internet Móvel", a revista Channel World de agosto de 2008 divulga novos números sobre o avanço da Internet Móvel no Brasil. Segundo um estudo feito pela IDC, a internet móvel no brasil já ultrapassa padrões de países desenvolvidos. O acesso via dispositivos móveis já chega a 9% do total de 8,1 milhão de usuários de banda larga no Brasil. Em comparação, nos EUA esse número cai para 6%. Um dos motivos que levam a esse aumento vertiginoso é a falta de um serviço de qualidade na internet fixa, ou seja, a Velox e similares que se cuidem !!!!!!
 
  3G e portabilidade númerica. Operadoras se movimentam para atrair clientes
As operadoras de telefonia celular sempre mantiveram uma relação conflituosa com os usuários, que não são adequadamente atendidos pelas centrais de atendimento e não têm informações suficientes para suas dúvidas nos sites das respectivas empresas. A Claro, a primeira a implantar rede 3G no Brasil, criou um blog para se aproximar dos seus clientes. Claro que por trás está a intenção de atrair novos clientes para o 3G e de outras operadoras através do sistema de portabilidade em vigor. Mas, de qualquer forma, o Blog da Claro traz informações esclarecedoras sobre questões técnicas para os usuários como portabilidade numérica, como melhorar a perfomance da banda 3G, o futuro da telefonia e esta semana um post sobre as frequências em que as redes 3G operam. O post explica o que são frequências na telefonia celular e como funcionam na prática. Isto é importante para o usuário porque nem todos os celulares operam em determinadas frequências 3G, o que torna crucial na escolha do aparelho.
Em relação a portabilidade numérica, que se iniciou em 1 de setembro, a Info traz uma notícia destacando que ainda falta informações aos usuários para efetivar a troca de operadora e manter o número do celular. Até agora somente 6,5 mil usuários realizaram a troca de operadora.

Marcadores: ,

 
O GPC foi criado por André Lemos em 2000 (o primeiro do Brasil) dentro do Centro Internacional de Estudos e Pesquisa em Cibercultura do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Facom/UFBa. O GPC é certificado pelo CNPq.

Arquivos
Agosto 2006 / Setembro 2006 / Outubro 2006 / Novembro 2006 / Dezembro 2006 / Fevereiro 2007 / Março 2007 / Abril 2007 / Maio 2007 / Junho 2007 / Julho 2007 / Agosto 2007 / Setembro 2007 / Novembro 2007 / Janeiro 2008 / Fevereiro 2008 / Março 2008 / Abril 2008 / Maio 2008 / Junho 2008 / Julho 2008 / Agosto 2008 / Setembro 2008 / Outubro 2008 / Novembro 2008 / Dezembro 2008 / Fevereiro 2009 / Maio 2009 /


Powered by Blogger

Assinar
Postagens [Atom]